Friday, October 31, 2008

D. Lucha já foi operada

Acabamos de receber notícias da D. Lucha, dando conta de que tudo correu bem. Ela já se encontra em casa a repousar.
Deus abençoe e guarde a nossa querida D. Lucha.

Joãozinho voa hoje para Portugal

O nosso irmão Sr. João Alves, mais conhecido por Joãozinho, membro da igreja de Bela Vista, viajou hoje cedo, dia 31, para Portugal. A estas horas (10:55) ja está no ar.
Boa viagem e breve regresso.

Congresso de Santidade

Congresso de Santidade na igreja central de Campinas
durante todo o mês de Novembro

Uma nova reforma já!

Há exatos 491 anos, em 31 de outubro de 1517, o monge alemão, Martinho Lutero afixou às portas do castelo de Wittenberg, as suas 95 teses denunciando as indulgências e os excessos da Igreja Católica, dando início a Reforma Protestante. Quase quinhentos anos depois, a igreja dita evangélica, experimenta em seus arraiais as mais estranhas doutrinas, o que com absoluta certeza faria com que o reformador alemão ficasse de rosto ruborizado. Igrejas como a Universal do Reino de Deus, nos últimos anos tem propalado heresias das mais estapafúrdias, comercializando em seus cultos, objetos mágicos, utensílios ungidos, dentre outras coisas mais, como podemos ver no link abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=Tri2z4gFfzQ&mode=related&search
Como já havia escrito inúmeras vezes não agüento mais a efervescência da graça barata, o mercantilismo gospel, a banalização da fé. Infelizmente, Sou obrigado a confessar que fico impressionado com alguns devaneios por parte do povo evangélico, até porque, no quesito criatividade alguns dos nossos irmãos têm conseguido se superar.
Com dor no coração sou obrigado a confessar essa gente não têm pregado o evangelho do Reino. Antes pelo contrário, o evangelho o qual estes têm pregado é humanista, megalomaníaco e patológico.
Prezado leitor, ser protestante, não é somente se identificar com o protesto feito pelos reformadores contra a corrupção eclesiástica e o falso ensinamento católico do século XVI; é muito mais do que isso. Ser protestante, é viver debaixo de um avivamento integral, é resgatar os valores indispensáveis à fé bíblica através da Palavra, é proclamar incondicionalmente a mensagem da graça de Deus em Cristo Jesus.
O lema "Eclésia reformata, semper reformanda", deveria estar sempre ressoando em nossos ouvidos e corações, desafiando-nos à responsabilidade de continuamente caminharmos segundo a Palavra, sem nos deixarmos levar por ventos de doutrinas e movimentos que tentam transformar a Igreja de Cristo, num circo eclesiástico, nas mãos de líderes inescrupulosos, que manipulam o povo ao seu bel prazer, tudo isso em nome de Deus!
Uma nova reforma já!
Soli Deo Gloria.
Renato Vargens

Dia dos mortos? Estou fora. E você?

Infelizmente em nosso país, milhões de brasileiros, das classes sociais mais distintas, de todos os Estados da Federação, cultivam o danoso hábito de visitarem os cemitérios na expectativa de rezar ou interceder pelos seus entes falecidos.
A prática de orar pelos defuntos iniciou-se por volta do 5º século (d.c), quando a igreja passou a dedicar um dia específico do ano para rezar pelos seus mortos. No entanto, o culto de finados somente seria instituído na França, no século X, através de um abade beneditino de nome Cluny. Um século depois, os papas Silvestre II (1009), João XVII (1009) e Leão IX (1015) obrigaram aos fiéis a dedicarem um dia inteiro aos mortos. Já no século XIII o dia de rezar pelos finados finalmente começou a ser celebrado em 2 de novembro. Essa data foi definida por ser um dia depois da comemoração da Festa de Todos os Santos, onde se celebrava a morte de todos que faleceram em estado de graça e que por algum motivo não foram canonizados.

Caro leitor, a Bíblia é absolutamente clara ao afirmar que após a morte só nos resta o juízo. Ensina também, que o fato de toda e qualquer decisão por Cristo só pode ser tomada em vida, o que, por conseguinte, nos leva a entender de que não existe fundamento teológico para interceder a favor dos mortos.
Para os católicos romanos a referência bíblica que fundamenta esta prática encontra-se em 2 Macabeus 12.44. Entretanto, nós protestantes, não reconhecemos a canonicidade deste livro e nem tampouco a legitimidade desta doutrina, uma vez que o Protestantismo não se submete às tradições católicas e sim às doutrinas das Sagradas Escrituras.
Segundo a interpretação protestante, a Bíblia nos diz que a salvação de uma pessoa depende única e exclusivamente da sua fé na graça salvadora que há em Cristo Jesus e que esta fé seja declarada durante sua vida na terra (Hebreus 7.24-27; Atos 4.12; 1 João 1.7-10) e que, após sua morte, a pessoa passa diretamente pelo juízo (Hebreus 9.27) e que vivos e mortos não podem comunicar-se de maneira alguma (Lucas 16.10-31).

Ora, do ponto de vista bíblico é inaceitável acreditar que os mortos estejam no purgatório ou no limbo aguardando uma segunda oportunidade para a salvação. Em hipótese alguma nós como cristãos devemos celebrar ou participar de culto aos mortos, antes pelo contrário, fomos e somos chamados a anunciar aos vivos a vida que somente podemos experimentar em Cristo Jesus.


Soli Deo gloria

Renato Vargens

Thursday, October 30, 2008

Uma visita especial de Orlando

Registamos a poucos minutos (16:51:44) uma visita especial da Cidade de Orlando - Flórida. Especial por se tratar da cidade onde vai decorrer a próxima Assembleia Geral. Também porque, estamos quase certo, de que a visita terá sido de um estrangeiro.
No próximo mês de Junho, se Deus quiser, Orlando à vista.

D. Lucha é operada amanhã

A nossa querida D. Lucha vai ser operada amanhã, 31, em Lisboa.
De há uns dias para cá, temos passado na barra rolante um apelo de oração a favor dela.
Hoje, em conversa com a Ester, filha dela, disse-nos que D. Lucha se encontra tranquila.
Continuemos a orar por ela.

Visao Global

Em algumas áreas da Janela 10/14, testificar
de Cristo significa morrer. As equipes do
filme JESUS estão usando ferramentas
criativas para o evangelismo em áreas de
grande risco. Eles apresentam o filme JESUS
por meio de iPods pessoa a pessoa. Homens e
mulheres recebem a Cristo como seu Salvador
pessoal, e novos crentes se juntam em igrejas
construídas em porões para crescer em sua
caminhada com Cristo.
Parceiros da Colheita do Filme JESUS
O trecho acima é apenas um pequeno estracto da revista Visão Global publicada pela MNI. está cheia de nvidades. Querendo ler toda a revista, é so clicar no título.

Week-end Especial em Ribeira Grande




A JNI de Ribeira grande está em actividades este fim-de-semana como anuncia o cartaz. A outra foto é das meninas que compõem o grupo de coreografia local.
O pregador será o Rev. Idrissa Gomes.

Rev Gilberto Évora preside casamento Inédito

Inédito por nunca ter havido antes, um casamento em plena praia de Santa Maria, local onde o Rev. Gilberto Évora presidiu, ontem, dia 29 de Outubro, a cerimónia. O casal é de nacionalidade Sueca e muitos turistas que presenciaram o acto, fizeram fotografias e, futuramente, devido ao impacto, muitos outros casamentos virão para praia de Santa Maria.
Lembramos ter ouvido o Rev. Évora a sugerir que um dia se pensasse na realização de um casamento no nosso “santuário” em São Francisco. Seria romântico.

Auditoria nas igrejas (Clique aqui)

INSTITUTO JETRO - ARTIGOS - Finanças e Contabilidade - Auditoria nas igrejas:

Daniel Nunes Romero
Publicado em 19.09.2008

“Mas faça-se tudo decentemente e com ordem...”

Em I Coríntios 14:40, Paulo instrui a igreja de Corinto acerca dos dons espirituais e sua ordem no culto. Falando especificamente sobre os dons de línguas e de profetizar, o apóstolo afirma que tudo na igreja deve ser feito “decentemente e com ordem”. Sem querer retirar o texto de seu contexto para usá-lo como pretexto, creio que o mesmo imperativo serve para tantas outras áreas da estrutura eclesiástica da qual fazemos parte por escolha e opção.

Como pastor e empresário, entendendo o primeiro como chamado e o segundo como dom, considero a igreja uma organização com princípios que a fundamentam e metas que a motivam e impulsionam, características que, em um sentido mais amplo, em muito a aproximam da estrutura de uma empresa que deseja trabalhar com seriedade e responsabilidade no intuito de alcançar seus objetivos."

PS: para ler todo o artigo, basta clicar no título

D. Emily regressa hoje

A nossa irmã D. Emily regressa hoje dos EUA depois de lá ter estado alguns meses para o serviço de parto. Com a codê, a família Monteiro tem agora um trio de meninas em casa.
Deus vos abençoe.
Brevemente, postaremos foto da família completa.

Café em excesso pode reduzir seios, indica estudo

Um estudo sueco sugere que o consumo de café em excesso pode provocar uma diminuição no tamanho dos seios de algumas mulheres.
A pesquisa publicada na revista científica British Journal of Cancer indica que a diminuição ocorre por conta de uma variação genética que atinge cerca 50% das mulheres e apenas entre aquelas que tomam três ou mais xícaras de café por dia e não usam pílulas anticoncepcionais.
Segundo o estudo, a mutação genética seria a responsável pela relação entre o consumo de café e o tamanho dos seios por afetar os hormônios femininos.
Uma das explicações oferecidas pelos cientistas é de que o café contém estrogênios que poderiam afetar diretamente os hormônios das mulheres e causar um impacto no tamanho dos seios.
"Beber café pode ter um impacto grande no tamanho dos seios", disse a coordenadora do estudo, Helena Jernstrom, da Universidade de Lund, na Suécia.
Pesquisa
Para realizar o estudo, os pesquisadores analisaram 300 mulheres que não tomavam pílulas anticoncepcionais e não tinham histórico de câncer. Entre elas, 50% possuíam a variante genética.
Durante dez anos, as voluntárias responderam questionários periódicos sobre consumo de café, uso de contraceptivos e hábitos como o fumo, por exemplo.
Além disso, os pesquisadores mediram os níveis hormonais e o tamanho dos seios das mulheres. Os seios foram medidos como se fossem pirâmides – multiplicando o tamanho da base e das laterais para indicar o volume.
Ao final da pesquisa, os cientistas observaram que as mulheres com a variação genética e que tomam uma quantidade moderada ou alta de café (pelo menos três xícaras por dia) apresentaram uma diminuição no tamanho dos seios.
No entanto, os pesquisadores alertam que as mulheres que bebem café não precisam se preocupar porque a diminuição não é repentina e não fará com que os seios percam todo o volume.
Fonte: BBCMundo

Meditação Diária


PRECISAMOS DE JOVENS – II

"Alegra-te, jovem, na tua juventude, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade; anda pelos caminhos que satisfazem ao teu coração e agradam aos teus olhos; sabe, porém, que de todas estas coisas Deus te pedirá conta" (Ec 11:9). Em continuação, completamos que Deus busca jovens...: 1. Com a consagração de Isaías e Samuel. "Então disse eu: Ai de mim! Estou perdido! porque sou homem de lábios impuros, habito no meio dum povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos! Então um dos serafins voou para mim trazendo na mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz; com a brasa tocou a minha boca, e disse: Eis que ela tocou os teus lábios; a tua iniqüidade foi tirada, e perdoado o teu pecado. Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim" (Is 6:5-8). "Por este menino orava eu; e o Senhor me concedeu a petição, que eu lhe fizera. Pelo que também o trago como devolvido ao Senhor, por todos os dias que viver; pois do Senhor o pedi. E eles adoraram ali ao Senhor"(1 Sm 1:27-28). 2. Com o desprendimento de Paulo. "Porque a nossa glória é esta: o testemunho da nossa consciência, de que com santidade e sinceridade de Deus, não com sabedoria humana, mas na graça divina, temos vivido no mundo, e mais especialmente para convosco" (2 Co 1:12). 3. Com a vida exemplar de Jesus Cristo. "Vendo Pilatos que nada conseguia, antes, pelo contrário, aumentava o tumulto, mandando vir água, lavou as mãos perante o povo, dizendo: Estou inocente do sangue deste [justo]; fique o caso convosco!" (Mt 27:24). "O centurião e os que com ele guardavam a Jesus, vendo o terremoto e tudo o que se passava, ficaram possuídos de grande temor, e disseram: Verdadeiramente este era Filho de Deus" (Mt 27:54).

PENSAMENTO

Lembre-se: Deus te pedirá contas.

ORAÇÃO

Senhor, dá-nos jovens dispostos a viver vidas consagradas que sirvam de modelos para a nova geração. Em nome de Jesus, amém!

LEITURA

1 Timóteo 1 – Isaías 31-33 – Salmos 119:33-64

Pr. Aguiar em seu livro "Bálsamo e Mel"

Wednesday, October 29, 2008

Orkut - Perfil de Nayara

orkut - Perfil de Nayara '
Este é o endereço do Orkut da Nayara, amiga da Eloá. Abra e conheça a melhor amiga dela. Conheça os outros amigos da duas, antes da tragédia.
É só clicar no link acima.

TEXTOS DA REFORMA - O Seu Portal de Teologia Reformada em Português

TEXTOS DA REFORMA - O Seu Portal de Teologia Reformada em Português
Para mais textos sobre a Reforma Protestante, clique aqui.
A época em que os reformadores viveram foi de grande inquietação. Foi o tempo do descobrimento das Américas; imperadores, reis, generais e papas lutavam entre si, para tentar moldar a Europa moderna; a Igreja Católica detinha a supremacia espiritual, cultural e política, e as tentativas de reforma, como as de John Wycliffe (1328-1384) e Jan Huss (1373-1415) foram esmagadas. Surgiram gênios como Erasmo, Miguelângelo, Da Vinci, Rafael, Colombo, Copérnico. Mas o fim da Idade Média foi marcado por uma inquietação profunda com a morte, culpa e perda de sentido. A teologia de Lutero, Zuínglio, Calvino e dos demais reformadores foi uma resposta específica às ansiedades desta época. O estudo da Reforma é divido em duas partes: a "reforma magistral" (que aconteceu com o apoio do Estado) e a "reforma radical" (que aconteceu sem o apoio do Estado, e muitas vezes, perseguido por este).

PS: Clique no título para ler todo o texto

Desperta Débora

Desperta Débora é um movimento de oração cujo alvo é despertar milhares de mães comprometidas em orar 15 minutos por dia para que Deus opere um despertamento espiritual sem precedentes na história da juventude.
As Déboras são mães intercessoras, biológicas, adotivas ou espirituais de qualquer denominação, comprometidas em orar intensamente ao Deus vivo pelos seus filhos, por 15 minutos diariamente e que devem se inscrever através de uma ficha.
O nome Desperta Débora veio de uma leitura de Juizes 5. No texto bíblico, Débora afirma que as aldeias estavam desertas, outros deuses surgiram na nação, até que "Eu, Débora, me levantei por mãe de Israel". E no versículo 7 ela faz uma auto-ministração dizendo: "Desperta, Débora, desperta, acorda".
O movimento reúne hoje mais de 55.000 mães cadastradas, espalhadas por aproximadamente 1000 cidades em todo o país. O Desperta Débora é liderado por 1500 coordenadoras locais e regionais, que são Deboras dispostas ao trabalho voluntário de intercessão. Existem também os pais de oração que são aproximadamente 7.000 pais cadastrados.

Fonte: http://www.despertadeboras.com.br/index.html

Esse "evangelho" que tudo pode...

O jornal O dia publicou que a nova Rainha da Bateria da Escola de Samba Unidos do Viradouro, Juliane Almeida, 24 anos, é evangélica. Juliane é desde 2005 uma das morenas do grupo É o Tchan, já venceu 28 concursos de beleza e foi dançarina do ‘Domingão do Faustão’. Segundo a reportagem, mesmo sendo evangélica, a moça já colocou silicone nos seios e posou nua. No carnaval de 2009, Juliane vai representar ‘Dendê, meu dengo, óleo de cheiro’. Ela vem simples, Gabriela, e quero que pegue bastante sol para representar a morenice retratada por Jorge Amado”, adianta o carnavalesco da agremiação niteroense. A musa conta que não irá desfilar com os seios de fora. “Isso está fora de cogitação”. O namorado pode ficar descansado, pois ela virá com flor no cabelo, minissaia e uma tela de cristais Swarovski sobre os seios à frente da bateria, que vai representar o afoxé Filhos de Gandhi.
Quando li a noticia acima confesso que fiquei profundamente preocupado com os rumos desta geração. Sou obrigado a confessar que tenho andado assustado com o incentivo à promiscuidade e sensualidade em nosso país. Compartilho também a minha aflição com o nível de devocionalidade e compromisso cristão de nossos jovens. Infelizmente, essa geração em nome de uma pseudoliberdade vem ao longo dos anos procurando compor no mesmo projeto de vida, Deus e "mundanismo". E para piorar, em nome de uma espiritualidade barata, a graça de Deus tem sido relativizada em detrimento de uma vida promiscua e irresponsável.
Por favor, repare comigo, você já percebeu de que tudo aquilo que acontece nas nossas comunidades tem sido transformado em gospel? Música gospel, teatro gospel, show gospel, dança gospel, além de tantas outras coisas mais?
Do jeito que a coisa anda daqui a pouco ouviremos o seguinte “testemunho”:
“Acordei esta manhã e fiz minha oração gospel, liguei o som e botei um CD gospel enquanto colocava minha vestimenta gospel. Ao sair de casa parei na banca de jornal onde comprei uma revista de games gospel e outra de fofocas gospel, as quais fui lendo enquanto viajava de ônibus até o centro da cidade, onde teria uma "parada" gospel com uns amigos skatistas. Parei de ler quando reparei em uma garota gospel, muito gatinha, de piercing gospel, calça e mini-blusa gospel. Comecei ali mesmo no buzão uma paquera gospel e perguntei à gata gospel se queria ficar comigo. Ela, como "ficante" gospel topou. Convidei-a então para tomarmos um drink gospel em um barzinho gospel super badalado que conheço. Depois fomos a um cinema gospel, onde no escurinho podia então dar uns amassos gospel. Mão gospel boba pra cá, mão gospel boba pra lá, estávamos a mil. Então depois do cine resolvemos ir até um a balada gospel descarregar nossa adrenalina toda em uma danceteria gospel. Show de bola! Demais! Escureceu e não a deixei ir pra casa. A convenci que sendo eu um cara gospel, não iria só "ficar" com ela, mas que logo-logo assumiria um namoro gospel. E com base nessa promessa a convenci a esticarmos nosso programa gospel, levando-a até um motel gospel onde fizemos um amorzinho gospel. A acompanhei depois até em casa, e ela me convidou para entrar. Conheci seus pais, crentes liberais, não muito gospel, mas gente fina! Subimos até o seu quarto, pois ela queria me mostrar seu cantinho gospel. Notei nas paredes pôsteres de seus artistas gospel preferidos e ela mostrou-me sua coleção de CDS de reggae gospel, rap gospel e música eletrônica gospel. Enquanto ela foi até o banheiro, dei uma lida em seu diário gospel e vi que ela registrava todas as suas aventuras gospel com os carinhas gospel que conhecia. Fiquei imaginando que o meu nome e o que eu fizesse, preencheria as próximas páginas daquele caderno gospel.”
Pois é, nossos jovens precisam URGENTEMENTE abrir os olhos. Isto porque, da mesma forma que não dá para misturar óleo e água no mesmo recipiente, não nos é possível, fazer parte de geração abstêmia de Deus e da geração dos comprometidos com o Senhor. Ou somos de Deus, e vivemos uma vida santa e separada por ele, ou não somos dele. Vale a pena dizer que na perspectiva do reino não existe possibilidade do meio termo.
De que geração você faz parte? Da geração descompromissada com Deus, que efusivamente canta as canções gospel em nossos templos, saindo a posteriore para as boates e motéis da vida? Ou de uma geração comprometida com a verdade que ama a Deus acima de todas as coisas? Da geração gospel que não tem limites, que tudo faz, onde tudo é lícito e tudo pode, ou da Santa Geração que entende que a santidade é o modo de Deus proteger a psique humana?
Amados, seguir a Jesus é o melhor e mais fascinante projeto de vida. Fazer parte da Santa geração é tudo de bom. Deixe pra lá os valores deste mundo e desfrute de momentos harmônicos, plenos e saudáveis na presença do Senhor.
Soli Deo Gloria!
Renato Vargens

Igreja do Nazareno – Praia Branca

A nossa igreja em Praia Branca – São Nicolau está viva e activa. Depois dos festejos do centenário, com muito brilho, cultos especiais, serviço de Santa Ceia e almoço convívio, agora a atenção dos nossos irmãos praiabranquenses está virada para o trabalho fora de igreja. A MNI local está a liderar o trabalho em Ribeira Prata com deslocações semanais, aos sábados à tarde. Nesta Ribeira, há dois locais onde as pessoas são chamadas a concentrar para ouvirem a Palavra. Segundo o pastor local, Frederico Fortes, com quem falamos esta manhã, a igreja pensa reatar a Escola Dominical nos arredores em Praia Branca e a breve trecho tentar chegar a Fragata com o Evangelho. As dificuldades são muitas, principalmente com transporte mas, mesmo assim, estão disponíveis a sacrifício para poderem pregar a palavra que salva.
No próximo dia 1 de Novembro, feriado nacional, a igreja local vai ao Barril para um tempo de recreio e descanso.
Damos graças a Deus por este breve e excelente relatório da nossa igreja em Praia Branca. Parabéns ao Pr. Fortes e a todos os irmãos.
Deus vos abençoe!

9ª Assembleia Distrital – Bodas de Oiro

Dia 4 – O céu estava límpido e pensativo enquanto as flores do jardim da Igreja e da praça “Eugénio Tavares” destilavam perfumes. Dir-se-ia que a natureza, em ondas de entusiasmo, vinha reverente assistir à abertura da nossa 9ª assembleia.
Pondo-se à altura das galas em flor que revestem a Brava de majestade, de sentimento e elevação, O superintendente Earl Mosteller fez desfilar pelo pensamento do auditório com sabedoria e brilho o perfil dos nossos maiores da igreja – Superintendentes Gerais! Foi a abertura oficial da 9ª assembleia num tema inesquecível: - Reconhecendo o Passado.
À tarde assistimos ao apuramento dos resultados das escolas Dominicais presidido por D. Gladys, que a todos desafiou com a mensagem: - Orar mais, ensinar mais e ganhar mais.
18h – O pastor Álvaro Andrade em mensagem evangelística abriu a porta do altar para as primeiras conversões. Semeou e colheu.
2º Dia, 5 – Honrando o presente foi o tema do ver. Ernest Eades que soube esculpir impressionavelmente para memória e interesse de todos, o seguinte argumento: - “O presente é o produto do passado, o presente é o produtor do futuro”.
Às 14:30 estava à vista de todos um tema: - Cada jovem – um facho de luz. No desenvolvimento daquele tema esteve D. Jessie Eades a quem nunca faltou inspiração e imaginação para exortar, para promover acção. Com os relatórios dos presidentes das juventudes terminou a hora da juventude.
18h. O pastor Virgínio de Melo tirou de sobre si o grande peso que é uma mensagem evangelística de assembleia. Registaram-se resultados.
3ç dia, 6 – O tema encarando o futuro foi perfumado pelo sopro suave mesclado de ternura e convicção da voz do nosso inconfundível Rev. Clifford Gay. As suas últimas palavras foram: “No futuro está Deus!” Às 10h o relatório do superintendente, que despensa qualquer comentário. Simplesmente belo e saudoso.
14:30 – A missionária D. Lídia Wilke foi a encarregada de falar sobre a Sociedade Missionaria. Apresentou uma cena em 3 actos:
1º Acto – Uma sociedade missionaria mal organizada – em que ela se apresentou como personagem principal: D Caprichosa.
2º Acto – Uma Sociedade bem organizada tendo por orador principal “o avança-de-joelhos” Sr. Álvaro Andrade.
3º Acto – Um bote na plataforma. Meteu a família Mosteller dentro do bote e depois uniu-a à congregação por meio de serpentinas. Era a figuração da partida dos Mosteller para o Brasil, mas ligada a nós por laços indestrutíveis. O final... não tinha fim... nervosamente... tiraram-se fotografias.
18h: o pastor Santa Rita Silva, em palavras que traduziam bem a expressão da nossa gratidão e dor e saudade, ofereceu um mimo `a família Mosteller em nome dos missionários e pastores nacionais.
Santidade foi a ultima mensagem da 9ª assembleia pelo Rev. Mosteller e sua ultima mensagem proferida em Cabo Verde para os seus irmãos cabo-verdianos.
A cera altura, o pregador disse: “a Santidade é contagiosa” e contagiou deveras, porque o altar ficou repleto naquela noite poderosa!
(O numero de convertidos nesta incomparável assembleia gravada na lembrança de toda a gente, foi cerca de 100)
O repórter,
Virgínio Nobre de Melo

“In Epistola, Vol. 2, Nº 5, Maio/1958”

Meditação Diária


PRECISAMOS DE JOVENS – I

"Escrevo a vocês, jovens, porque são fortes" (1 Jo 2:14). Vivemos em um país eminentemente jovem. As estatísticas de como a nossa população é jovem são interessantes. Por isso, assim como ocorreu no passado, necessitamos, hoje, de jovens que queiram ser protagonistas deste momento presente. Jovens que participem da história como agentes de mudança. Para isso, precisamos de jovens com determinadas características, como as que encontramos em alguns jovens heróis da Bíblia: 1. Com a pureza e integridade de José. "Aconteceu, depois destas coisas, que a mulher de seu senhor pôs os olhos em José e lhe disse: Deita-te comigo. Ele, porém, recusou, e disse à mulher do seu senhor: Tem-me por mordomo o meu senhor, e não sabe do que há em casa, pois tudo o que tem me passou ele às minhas mãos. Ele não é maior do que eu nesta casa, e nenhuma coisa me vedou, senão a ti, porque és sua mulher: como, pois, cometeria eu tamanha maldade, e pecaria contra Deus? (Gn 39:7-9). 2. Com a coragem de Daniel. "Todos os presidentes do reino, os prefeitos e sátrapas, conselheiros e governadores, concordaram em que o rei estabeleça um decreto e faça firme o interdito que todo homem que, por espaço de trinta dias, fizer petição a qualquer deus, ou a qualquer homem, e não a ti, ó rei, seja lançado na cova dos leões. (...) Daniel, pois, quando soube que a escritura estava assinada, entrou em sua casa e, em cima, no seu quarto, onde havia janelas abertas da banda de Jerusalém, três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças, diante do seu Deus, como costumava fazer. (...) O meu Deus enviou o seu anjo, e fechou a boca aos leões, para que não me fizessem dano, porque foi achada em mim inocência diante dele; também contra ti, ó rei, não cometi delito algum" (Dn 6:7,10,22).

PENSAMENTO

O jovem é a Igreja do futuro presente.

ORAÇÃO

Senhor, permita que o Teu Espírito venha com força e poder para eu viver com integridade e coragem. Em Cristo, amém.

LEITURA

2 Tessalonicenses 3 – Isaías 29-30 – Salmos 119:1-32

Pr. Aguiar Valvassoura no seu livro "Bálsamo e Mel"

Tuesday, October 28, 2008

Teste de QI - Teste de Einstein - Racha Cuca

Teste de QI - Teste de Einstein - Racha Cuca: "Já resolveu o Teste de QI do Einstein antes? Achou muito fácil? Não tem problema! Temos dezenas de outros desafios para você! Começando com o Teste de Inteligência.
Objetivo:
Albert Einstein escreveu esse teste de qi (raciocínio lógico) no século passado e afirmou que 98% das pessoas não são capazes de resolvê-lo."

PS: clique no titulo para ver todo o teste e caso queira tentar, força!

MISSÃO CABO VERDE 2009

O Ministério V.I.D.A já está a preparar para missão a Cabo Verde em 2009, se Deus quizer.
Pedimos a vossa oração, apoio em colectar artigos necessários para esta missão de compaixão.

Também estamos a precisar de videos cristãos, um keyboard de música, um acordião e um projector.
Se quizer nos contactar, mande um email para (vidaministrytp@cox.net) ou chame para;
Higino Pina - (401) 383-6789
Antonio Tavares - (508) 336-2542
Muito obrigado e que Deus vos recompense sempre.

Fonte: Ministerio Vida

-Justiça dos EUA arquiva processo contra Deus por não saber endereço de réu

Como não foi possível notificar o Criador, juiz decidiu encerrar processo. Senador alega que Deus é onisciente e deve ser julgado por ‘crimes’.Publicidade
(Fonte: G1) - A Justiça de Nebraska, nos Estados Unidos, decidiu arquivar nesta quarta-feira o processo que um senador movia contra Deus. O juiz Marlon Polk, da corte distrital do condado de Douglas, disse que como o senador Ernie Chambers não informou no processo o endereço do réu, a Justiça não teria como notificar Deus.
No processo, Chambers acusa Deus de gerar medo e de ser responsável por milhões de mortes e destruições pelo mundo. Segundo ele, Deus gerou “inundações, furacões horríveis e terríveis tornados”.
Chambers comentou que Deus fez ameaças terroristas contra ele e seus eleitores. Conforme o senador, ele abriu o processo em Douglas porque Deus está em todos as partes.
“Como a corte não tem condições de notificar Deus, é preciso arquivar o processo”, afirmou o juiz Marlon Polk em sua decisão.
Apesar de significar inicialmente uma “derrota”, o senador encarou positivamente a decisão. “A corte reconheceu, desta forma, a existência de Deus”, afirmou. “Desta forma, uma das conseqüências de reconhecer Deus é admitir sua onisciência. E, se Deus sabe tudo, Deus foi automaticamente notificado deste processo”, completou.
Chambers tem agora 30 dias para decidir se vai ou não recorrer do arquivamento do processo.
Fonte: O Verbo

O paradigma do ministério pastoral

Eclésia - A revista evangélica do Brasil: "O ministério pastoral pressupõe chamamento, vocação, preparo – é preciso que o obreiro seja provado e aprovado para Cristo e por meio dele
Um pastor de uma importante denominação evangélica fora “demitido” de sua igreja, sob a alegação de que não conseguira atingir a meta financeira anual. Ele pensava em ingressar na Justiça do Trabalho exigindo seus direitos, porque julgava-se prejudicado pela denominação. Casos assim repetem-se em todos os cantos. Que caminhos conduziram parte da comunidade evangélica a uma vivência ministerial mercantilista da fé cristã? Existe um suporte ideológico que possa legitimar essas práticas? A resposta não é fácil, mas podemos conjecturar alguns pressuspostos.

O pragmatismo surgiu nos Estados Unidos através de seu maior divulgador e um de seus maiores mentores, Wiliam James. A princípio, o movimento influenciou o comercio e a indústria; passou depois às instituições de ensino, e por fim atingiu a teologia. Sociologicamente, ele aparece em meio a transformações culturais e industriais. Em princípio do século 19 e no início 20, a sociedade americana encontrava-se num crescente êxodo rural. O processo de urganização transformou uma economia agrária em industrial. O pragmatismo caiu como uma luva neste novo ambiente, que exigia uma nova forma de ver e fazer as coisas. O resultado é que passou a ditar a nova ótica de uma sociedade ávida por realização."

PS: Leia clicando no título

Meditação Diária


A BÍBLIA DO CRISTÃO – II

Leia 119:105. A Bíblia é um instrumento de utilidade prática na vida do cristão. Continuando a lista de ontem, ela: É uma luz resplandecente. Ilumina nossas veredas: "Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para os meus caminhos" (Sl 119:105). Revela o programa de Deus: "Temos assim tanto mais confirmada a palavra profética, e fazeis bem em atendê-la, como a uma candeia que brilha em lugar tenebroso, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em vossos corações" (2 Pe 1:19). Consola os entristecidos: "...ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens... Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras" (1 Ts 4:15-18). É uma arma poderosa. É viva e eficaz: "Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração" (Hb 4:12). É a espada do Espírito: "Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus" (Ef 6:17). Despedaça os corações: "Não é a minha palavra fogo, diz o Senhor, e martelo que esmiúça a penha?" (Jr 23:29). É eficaz e eterna. Continuará mesmo depois dos céus e da terra: "Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão" (Mt 24:35). É garantida para realizar os propósitos divinos: "assim será a palavra que sair da minha boca; não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a designei" (Is 55:11).

PENSAMENTO

A Palavra de Deus é abrigo na tribulação.

ORAÇÃO

Senhor, ajuda-me a entender que a Tua Palavra é básica para o meu viver diário. Em nome de Jesus, amém.

LEITURA

2 Tessalonicenses 2 – Isaías 27-28 – Salmos 118

Pr. Aguiar Valvassoura no seu livro "Bálsamo e Mel"

Monday, October 27, 2008

IMPORTANTE - NOTA DE ESCLARECIMENTO

No passado dia 22 de Outubro, recebemos um alerta na nossa caixa de email. O alerta era que a INFORPRESS publicara uma notícia relacionada com a Igreja do Nazareno em Ribeira Grande - Santo Antão.
Temos um programa que encaminha para a nossa caixa de correio electrónico, todas as notícias publicadas na internet que tenham as seguintes palavras: "igreja do nazareno". Foi assim que chegou a nós esta notícia da INFORPRESS e, como normalmente temos feito, publicamo-la no blog e no final, sempre damos crédito à fonte, como é de praxe. Para confirmação, queira cessar o link: http://www.inforpress.cv/index.php?option=com_content&task=view&id=8693&Itemid=2
Posto isto, esclarecemos que em momento algum afirmamos que o Rev. Adalberto Leite terá sido enviado da Sede para condecorar a D. Dorinda Lima.
Pedimos aos estimados leitores, que diariamente nos honram com as suas visitas que, por especial favor, antes de qualquer juizo precipitado a propósito de qualquer notícia com a qual descordam, tenham em atenção todo o texto, e, caso ainda subsistam algumas dúvidas, estamos abertos a dar todos os esclarecimentos.
Segundo informações de fontes seguras, a notícia do link acima não terá caído bem em alguns segmentos que, inclusive, estão a reclamar energicamente.
Da nossa parte, continuamos abertos a dar qualquer outro esclarecimento adicional, caso o dado não tenha satisfeito aos que persistem em reclamar.
O nosso objectivo é sempre servir mas que fique claro: sem chantagem.
José Heleno

INSTITUTO JETRO - ARTIGOS - Reflexão - Nem tudo o que dá certo é certo!

INSTITUTO JETRO - ARTIGOS - Reflexão - Nem tudo o que dá certo é certo!: "É normal pensarmos que tudo que dá certo é bom. Nos dias de hoje, o sucesso é tido como paradigma de aprovação. Assim, se a sala de aula está cheia, é sinal de que o professor é competente. Se a empresa está lucrando, significa que seus produtos e serviços têm qualidade. Igreja lotada é sinônimo de ministério abençoado. Mas, será mesmo?

O problema é quando aplicamos esta mesma lógica para o campo da ética. O caso do famigerado mensalão é típico. Para que projetos de leis ou interesses de grupos fossem aprovados em Brasília, descobriu-se que valores eram generosamente distribuídos a parlamentares para que votassem favoravelmente. Vejam que coisa: para que as leis fossem aprovadas, era preciso descobrir meios que eliminassem as chances de derrota no plenário."

PS: Leia mais clicando no título

Praceta anexa à residência pastoral dos Picos

Esta é a praceta mandada construir pela Câmara Municipal local,
ao lado da casa do cacheu.
No passado, era uma rotunda e aproveitou-se o espaço
para uma praceta bem bonita.

Semana Especial da JNI de Assomada

A JNI de Assomada vai realizar de 16 a 23 de Novembro próximo, com o Rev. Adérito Ferreira, uma semana especial. A informação nos foi confirmada pelo pastor local, Rev. Austolino Levy no encontro dos Picos.
Interessante. No passado, com muito menos transporte, visitávamos as igrejas do interior e vice-versa durante as semanas especiais. Agora, com mais e melhor transporte, estamos a lés de coisas tão boas que fazíamos no passado. Que tal, reatarmos com as visitas ao interior em ocasiões especiais. Todos ficaremos a ganhar.

Jônatas Lopes na China

O nosso irmão Jójó, membro da igreja da Praia, encontra-se na China a fazer especialidade na sua área de formação. Regularmente, ele reúne com uma congregação evangélica local para juntos louvarem a Deus.
Deus abençoe o nosso amado irmão Jônatas.

O crescimento no ministério é medido pelo que é dado, e não pelo que é adquirido

Pequenas conversas comuns ouvidas nas reuniões de líderes das igrejas:
“Como está o andamento do projecto do edifício?”
“Que programa novo está funcionando para você?”
“Quantas pessoas você tem no culto de adoração?”
“Como estão s entradas das ofertas?”
O teor pode mudar, mas a verdade permanece sempre constante em tais conversas – desempenho e aquisições têm mais importância que a presença de Deus e do fluir do seu Espírito. Raramente uma conversa entre pastores que não se vêem há algum tempo começa com: “Então, o que Deus tem feito em sua vida?”... “Você tem sido fiel à sua esposa?”... “As suas finanças pessoais estão em ordem?”... “Você tem se mantido puro?”... “Com quais correcções espirituais você está lutando?”...”Quanto você tem ofertado?”
Eu erroneamente chamava o processo de orçamento da nossa igreja “orçamento baseado em zero”. Este é o tipo de sistema financeiro no qual o item de cada linha a cada ano, para ser transferido para o ano seguinte, é fixado em zero, e deve ser justificado para ser fixado para o ano seguinte.
Eu deveria ter dito que tínhamos um “orçamento equilibrado em zero”. Nossas ofertas entravam no domingo e saíam na segunda-feira. Nós raramente tínhamos grandes somas esperando para que uma comissão decidisse como gastá-las.
Nós mediamos o crescimento pelo quanto nos saia no ano anterior, não pelo quanto recebíamos. Nós temos edifícios e terra, mas eles não são a igreja. Nós temos controle financeiros da contabilidade, mas as finanças não nos motivam a ofertar mais ou a estabelecer objectivos mais altos. Nós damos para que uma grande colheita seja feita. Construir grandes celeiros para guardar nossas coisas pode impressionar nossos vizinhos, mas deus permanece sem se impressionar pelo que nós adquirimos.

“Ele pensou consigo mesmo: “O que vou fazer? Não tenho onde armazenar minha colheita”. Então disse: “Já sei o que vou fazer”. Vou derrubar os meus celeiros e construir outros maiores, e ali guardarei toda a minha safra e todos os meus bens. E direi a mim mesmo: Você tem grande quantidade de bens, armazenados para muitos anos. Descanse, coma, beba e alegre-se”. Contudo, Deus lhe disse: “Insensato! Esta mesma noite a sua alma lhe será exigida. Então, quem ficará com o que você preparou?” Assim acontece com quem guarda para si riquezas, mas não é rico para com Deus.” (Lucas 12:17-21)
"In o livro - As Verdades do Ministério, autor Larry Keefauver, pag. 13

Sonho + Fé = Saudade

As vicissitudes desta ingrata vida não a impediram de sonhar. Nem as mãos descarnadas da doença conseguiram tapar-lhe os olhos da visão. O sonho e a visão consorciaram-se no templo de sua mente. Que união feliz! E a realidade esboçava-se nas palpitações do seu coração. E o raio do sol entravam, por entre as aberturas da cobertura de palha, a beijar-lhe a face carinhosamente; o vento, por entre as frestas, assobiava-lhe uma canção de esperança. Ali deitada, ano a lamentar nem a chorar, ela sonhava, sonhava sempre...
“Darei ao Senhor esta minha casa para construção de uma capela”. Antevia as janelas rasgadas, o tecto substituído, as portas colocadas e o povo, dentro, a cantar. Recoberta pelo manto do Sonho dourado, ela adormeceu a sorrir! Assim, sorridentes, morrem os que combatem o Bom combate, acabam a carreira e guardam a Fé. D. Maria Gonçalves terminara a Carreira!

A fé foi dela e nossa

Ela não quis vender a sua casa, não a hipotecou, não a trocou. Ela a guardou para o Mestre como uma Dadiva de Amor. Ela procedeu como uma viúva pobre nos dias de Jesus, dando quanto possuía.
O pardieiro, então, passou a desafiar a nossa fé. Não dispúnhamos de posses para uma reconstrução. Mas, pela fe, ousamos dar o primeiro passo. O eco do nosso passo de fe ressoou. Agregaram-se a nós pessoas movidas pela boa vontade e pelo sentido de fazer bem.
Nossos ouvidos se afinaram ao cantar melodioso dos martelos, quebrando as pedras; as serras mordiam a madeira numa alegria feliz.
Um mês e dias de serviço. Os nossos olhos não podiam acreditar na capela “sui geniris”, que se aformoseava minuto a minuto em Nhagar.
O inacreditável estava patente, e rendemo-nos perante a evidência da realidade. Mais uma capela nazarena, mais um Facho de Luz!

A saudade foi toda nossa e de todos nós

O vento, repentinamente, deixou de ser malcriado. Silenciou, pressentindo a hora marcada para a inauguração da capela em Nhagar.
Sinos de lágrimas tangiam. As almas inundaram-se de luz.
A família nazarena estava no posto: o superintendente Rev. Gay e Exma. família, o Rev. Eades e Exma. família, o Rev. Correia e Exma. família, o Rev. Barros e Exma. Esposa, irmãos de Assomada, de Cabeça Carreira, de Volta do Monte, de Nhagar. Junto a família nazarena, funcionários e muitos amigos: senhores, senhoras e meninos.
Foguetes proclamavam a vitória, quando, com face florida de lágrimas, o pastor João Gonçalves, filho da doadora, cortou a fita verde, pendão de triunfo.
A multidão, aconchegando-se comprimindo-se, arrumara-se como avezinhas dentro do ninho do nosso santuário.
Na gloriosa tarde de 21 de Maio de 1965, em Nhagar, o sonho, a fe e a saudade confirmavam a obra magnifica que Deus vem realizando através da nossa Igreja do Nazareno.

Rev. Gilberto Évora

“In Epistola, Vol. 9, Nº 8, Agosto/1965”

Inauguração em Costa da Caparica

Aqui está o convite para a inauguraçao da casa de culto na Costa da Caparica.
Como diz o cartaz, é no dia 1 de Novembro, pelos 18:00

Semana da Juventude Nazarena em Achada Santo António

A semana especial terminou ontem à noite, dia 26. Hoje, o expresso on line mostra a foto da presidente local, Paula Vaz, a fazer balanço. Interessante. Merece ser visto.
Para ler, basta clicar no titulo.

Meditação Diária


A BÍBLIA DO CRISTÃO – I

Leia Hb 4:12. A Bíblia é o Livro de Deus, escrito por homens movidos pelo Espírito Santo. É a espada do Espírito. Alguém já disse: "Suas doutrinas são santas, seus preceitos são obrigatórios, seus relatos, verídicos e suas decisões são imutáveis. Leia para que te tornes sábio, crê nela para que fiques seguro e pratica-a para que sejas santo. Ela contém luz para orientar-te, alimento para sustentar-te e consolo para animar-te. É o mapa do viajante, o bordão do peregrino, a bússola do piloto, a espada do soldado e a carta magna do crente". O que representa a Bíblia para nós, cristãos? 1. É a semente incorruptível. Ela regenera (dá vida): "pois fostes regenerados, não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente" (1 Pe 1:23). Deve ser recebida com humildade: "Portanto, despojando-vos de toda impureza e acúmulo de maldade, acolhei com mansidão a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar as vossas almas" (Tg 1:21). 2. É um espelho. Revela nossa própria condição: "Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não praticante, assemelha-se ao homem que contempla num espelho o seu rosto natural" (Tg 1:23). 3. É alimento para a alma. É leite para as crianças: "desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que por ele vos seja dado crescimento para salvação" (1 Pe 2:2). É pão para os famintos: "Ele te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná... para te dar a entender que não só de pão viverá o homem, mas de tudo o que procede da boca do Senhor..." (Dt 8:3). É carne para os adultos: "...assim vos tornastes como necessitados de leite, e não de alimento sólido... Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que, pela prática, têm as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal" (Hb 5:12-14).

PENSAMENTO

A Bíblia é a Palavra de Deus.

ORAÇÃO

Senhor, obrigado pela Tua Palavra que é luz para o meu caminho. Em nome de Jesus. Amém!

LEITURA

2 Tessalonicenses 1 – Isaías 25-26 – Salmos 117

Pastor Aguiar Valvassoura no seu Livro "Balsamo e Mel"

Sunday, October 26, 2008

A nossa Sede deixa Kansas City

A nossa Sede Geral deixa Kansas City e vai para Lenexa.
Eis o novo endereço:
Church of the Nazarene
Global Ministry Center
17001 Prairie Star Parkway
Lenexa, KS 66220
913-577-0500

A banalização do divórcio

Lembro que quando os meus filhos eram menores, os levei a uma daquelas festinhas de aniversário. Na hora "do parabéns", depois de cantarmos a clássica canção, a criançada presente começou a entoar outro hit famoso:
“Com quem será com quem será, com quem será que “fulano” vai casar? Vai depender, vai depender, vai depender se beltrana vai querer”
Até aí tudo bem, só que logo a seguir descobri que a música não havia terminado, isto porque, a meninada aos berros cantarolava:
... “Ela aceitou, ela aceitou, tiveram dois filhinhos e depois se separou.”
Ao final da canção, todos os presentes à festa, deram uma sonora gargalhada.
Assusta-me o fato de que nossas crianças tratem com tanta banalidade os divórcios de seus pais e conhecidos. Infelizmente a família pós-moderna experimenta a olhos vistos a banalização do divórcio. Soma-se a isso o fato de que nossos jovens adiam e até recusam o casamento em virtude do descrédito construído a respeito do matrimônio. Em nossos dias a duração do casamento está em função da durabilidade dos sentimentos. Quando se descobre algum defeito do outro, então, tudo muda e experimenta-se o sentimento de estar diante de um desconhecido.
Caro leitor, a separação e falência conjugal são hoje uma gravíssima epidemia. Tenho plena convicção que o tempo destinado pelos jovens a preparação para o casamento é insuficiente e superficial. Além disso, as experiências sexuais de nossos adolescentes se dão cada vez mais cedo, contribuindo para o surgimento de uma sociedade depravada e promiscua. A fidelidade conjugal não é valorizada, o amor foi relativizado, e a promiscuidade incentivada.
Diante disto, mais do que nunca a Igreja de Cristo precisa anunciar o Evangelho integral, além obviamente de proclamar a esta geração os valores do Reino, na expectativa de que o bom perfume do nosso Senhor alivie o odor de putrefação deste mundo mal e pervertido.
Soli Deo Gloria,
Renato Vargens

Devocional hoje de manhã em Achada

Hoje de manhã, dia 26, estivemos em Achada. Pregamos em Lucas 9:46-48 e a pergunta que ficou é: quem é o maior? Se entendermos a resposta que Jesus deu aos discipulos e a aplicarmas em nossas vidas, já estamos no Reino de Deus.
Como sempre, Achada esteve cheia.

Hoje é o ultimo dia da semana especial da JNI que começou no domingo passado.

A finalíssima é logo mais, às 18:30.

Saturday, October 25, 2008

Retiro de pastores – 2009

O próximo retiro de pastores já tem data e local marcados. O superintendente comunicou a todos os pastores de Santiago que o próximo retiro será Mindelo, de 12 a 13 de Fevereiro de 2009.
O Doutor Jorge de Barros já foi convidado a estar presente. O retiro terá mais novidades que anunciaremos amanhã ou depois.

Encontro de pastores de Santiago nos Picos

Como havíamos anunciado, aconteceu hoje, sábado, 25, o encontro dos pastores de Santiago em Picos. Todos marcaram presença, com excepção da Rev. Carla Freire, pastora em São Domingos.
Alguns assuntos importantes para o ministério foram tratados. O facilitador, Rev. Levy, deixou uma exortação baseada em II Crónicas 32:1-8. Entre outras coisas, pôs tónica na fidelidade de Ezequias e na necessidade de taparmos as pequenas fissuras, sob pena de se tornarem em grande rombo.
Concluiu dizendo que precisamos de mais unidade, mais confiança mutua e caso houver alguma preocupação, devemos orar em vez de criticar.
As palavras finais dele foram: “Não temos o direito de baixar a tocha que os nossos antepassados nos legaram e que é tão alta. Temos de entregar uma igreja melhor aos nossos filhos”.
Ainda durante a estada nos Picos, o superintendente exortou aos pastores a enviarem pontualmente os relatórios e fundos. Lembrou a todos de que todos os livros da igreja devem ser auditados e uma cópia dessa auditoria enviada ao distrito.
Alguns outros assuntos foram discutidos dos quais daremos conta brevemente.

Residência pastoral dos Picos

Aleluia! A casa do cacheu, como é conhecida a residência pastoral dos Picos, está recuperada. Para além de recuperada, está também convidativa. Muitos foram os que, brincando, pediram ao superintendente a transferência para os Picos.
Temos muitas fotos, do interior e exterior, que mostraremos nos próximos dias. Faltam apenas os retoques finais, uma coisinha aqui e ali, para que de facto volte ao convívio das mansões, estatuto que perdera por causa do seu estado de degradação.
Agora sim. O casal Tavares vai morar numa verdadeira mansão.
Para tornar ainda mais bonita a casa, a Câmara local mandou construir uma praceta bem perto da varanda principal.
Está completamente mosaicada, com todas as portas e janelas em alumínio faltando apenas a pintura.
Excelente trabalho!

Gente em busca da gente: PROCURE a multidão!





Cleison Mlanarczyki
Publicado em 08.08.2008

Este é o primeiro artigo de uma série de sete publicada com o título "Gente em busca da gente". Clique sobre o nome do autor para ler os outros.

João está morto. Outra boca fechada por falar a verdade. Jesus recebe a notícia num momento delicado. O assassinato do amigo não impede que pessoas passem fome. É um dia cansativo de uma noite má.
“Preciso descansar. Levem-me a um lugar deserto”. Ainda pensando no amigo, Jesus é interrompido pela visão. Não uma visão missionária ou evangelística, gerencial ou administrativa, estratégica ou de planejamento. Ainda não. Jesus vê gente, em todos os cantos. Não adianta olhar para outro lugar, é visão de gente, gente, gente...
Os discípulos também cansados resolvem “aconselhar” o mestre: “Senhor, este é um lugar deserto. Veja bem, está ficando tarde. Mande-os às vilas, deixe que comprem sua comida”. Típico conselho de gente cansada, ou preguiçosa. Típico conselho de gente incapaz, ou dissimulada. Afinal, “o que esta gente precisa?”, pergunta-se Jesus. “Nada disso, não precisam ir. Dêem-lhes vocês algo para comer”.
Jesus retirou-se para um lugar deserto, mas bastou sair do barco para perceber a situação de homens, mulheres e crianças que há muito o seguiam: “Meu Deus, são ovelhas sem pastor”. Cansado, abriu mão do ócio para se dedicar ao negócio: ensinar, curar e alimentar.
Você já entendeu minhas palavras, não é mesmo? Sinceramente, nossa conversa não visa Jesus ou a multidão faminta. Conversamos sobre eu e você, ministério pastoral, desafios cotidianos. Lembrando do Mestre, temos dias iguais a este. No cair da tarde, no gabinete pastoral, olho na tela outro na agenda, mão no teclado outra no telefone, buscando soluções ao escândalo provocado pelo líder adúltero, ao desespero de pais que há pouco perderam um filho, aos funcionários magoados com o “puxão de orelha” da diretoria da igreja, ao “inexplicável” atraso do baterista ao ensaio do louvor.
Por que Deus permite isto? Por que, mesmo exaustos, Deus nos conduz à multidão? Por que, ao buscar descanso na outra margem, só enxergamos gente pedindo socorro?
Querido pastor, a resposta é simples. Gente precisa de gente, gente precisa da gente.
Quero conversar sobre a relação “ministério pastoral e gente”. Revelar, compartilhar e entender o quanto somos tentados a mandar as pessoas até a vila mais próxima, para que lá encontrem alimento. Sei que cansamos. Temos família, sonhos, medos, vontade de ficar a sós. Mas nas palavras de Mateus 14.13-21 enxergamos Jesus querendo descansar, mas pessoas querendo aprender. Jesus querendo ensinar, mas pessoas querendo comer. O que fazer? Que tal “dêem-lhes vocês algo para comer”?
Há sete gestos de Jesus para com a multidão. Veja o primeiro. Outros logo virão.
Em primeiro lugar, Jesus procurou a multidão. Não poderia ser diferente. Fazemos isto também, não raro muitas vezes ao dia. Mas Jesus quis mostrar que sem “uma pitada” de sacrifício o trabalho fica “sem tempero”. Com freqüência Deus ordena clara e especificamente para sair de onde estou, ir à casa de um irmão, e agradecer por sua atitude. “Isto o encherá de esperança, meu filho”, ouço Deus dizer, “vá e faça como te mandei”. Mas tenho a mensagem do domingo, gente para aconselhar, cartas para assinar, e-mails para responder, artigos para escrever. “Saia de trás da mesa. Vá e fale. Dê um abraço. Diga o quanto é importante. Agradeça o apoio e as orações. Ouça-o com plenitude e respeito. Vá! Saia de trás da mesa!”. Você já ouviu Deus assim? Certamente. Por isso Jesus procurou a multidão.
As pessoas são diferentes umas das outras. Cada pessoa tem o seu ritmo. Para alcançar a todas, deve-se procurar a cada uma. A receita é simples. O trabalho também. Mas toma tempo. Não raro percebo a multidão apenas quando me retiro ao deserto. Deus espera que lá eu chegue, a fim de que lá eu veja.
Jesus saiu do barco para ver “ovelhas sem pastor”. Entendeu que gente procura gente para aprender a perdoar. Gente livre do orgulho aceita as divergências, entende que outros serão santos mesmo que diferentes. Jesus olhou para a multidão e sentiu-se mais cansado do que já estava, mas encorajou seus discípulos a alimentar o povo. Ele já entendia o que descobri somente há alguns anos: “as pessoas precisam de Deus, e as pessoas precisam de pessoas”.
Procure a multidão.

Meditação Diária


A ÂNCORA DA ORAÇÃO

O texto de 1 Ts 5:12-22 nos fornece vários preceitos que servem como alicerce para nossa vida espiritual. No entanto, de todas essas maravilhosas palavras do apóstolo Paulo, daremos ênfase somente a dois versículos para a nossa meditação: "Orai sem cessar" (v.17) e "Não apagueis o Espírito" (v.19). O que é âncora? É um instrumento de ferro que serve para segurar o navio, quando necessário. É um verdadeiro símbolo de esperança. A oração é o meio de graça mais importante para as nossas vidas espirituais. Jesus era um homem de oração: levantava de madrugada para orar; passou quarenta dias e quarenta noites em jejum e oração. Ele forneceu-nos o exemplo – Ele que era o próprio Deus – de submissão ao Pai. Quanto mais nós, que vivemos num mundo de tantas necessidades, devemos ser submissos a Deus. "Orai sem cessar"! Será que isto quer dizer passar o dia todo em oração sem fazer outras atividades? Não! Pelo contrário! Tenha uma vida que seja uma oração diária. Os apóstolos eram homens de oração. Quando viram que a igreja crescia, resolveram organizar uma junta e disseram: "e, quanto a nós, nos consagraremos à oração e ao ministério da palavra" (At 6:4). Queremos sempre receber as bênçãos de Deus, mas será que estamos preenchendo os requisitos para tomarmos posse destas bênçãos? Como está a nossa vida de oração? Como está a nossa comunhão com Deus? Como vai a sua vida de oração? É uma simples rotina ou é um meio de comunicar-se com Deus, sem o qual a sua vida espiritual vai morrer aos poucos? Será que estamos esquecendo a palavra mágica – Amém – precedida de uma oração fervorosa e sincera?

PENSAMENTO

A oração é meio de graça para minha vida espiritual.

ORAÇÃO

Pai, meu desejo é comunicar-me contigo a cada momento para que cresça espiritualmente. Em nome de Jesus, amém.

LEITURA

1 Tessalonicenses 4 – Isaías 20-22 – Salmos 115

Pastor Aguiar Valvassoura no seu livro "Balsamo e Mel"

Friday, October 24, 2008

Curriculum do Alvarito

Visaonews: O jornalista Álvaro Ludgero Andrade, actualmente radicado em Miami, EUA, é um dos três indigitados para o novo Conselho de Administração da Rádio Televisão de Cabo Verde, RTC. Ele terá sob sua coordenação os sectores de rádio e televisão.
Formado em Biblioteconomia e Direito e jornalista profissional desde 1990, Álvaro Ludgero Andrade é actualmente director de Noticias da Rádio CVC, uma emissora internacional que transmite desde Miami para todo o mundo via satélite, ondas curtas e internet em português e espanhol.
Além de colaborador assíduo do Visaonews, Andrade foi um dos fundadores do jornal "A Semana" e coordenador da secção de Desporto desse periódico, jornalista e apresentador da Televisão Nacional de Cabo Verde, comentarista da Rádio Nacional, correspondente da Voz da América, entre outras funções. Em 1998 e 1999 ele dirigiu o Programa Nacional de Comunicação para o Desenvolvimento, uma parceria das Nações Unidas e do Governo de Cabo Verde, e realizou trabalhos de consultoria para a União Europeia em Moçambique.

Desde 2000 está nos Estados Unidos. É casado e pai de três.

Confirmado! Alvarito vem mesmo para Cabo Verde

Acabamos de confirmar a notícia da vinda do Alvarito. O Ministro Adjunto, Dr. Sidónio Monteiro disse ter endereçado um convite ao Alvarito e já confirmou que o mesmo aceitou vir para reforçar a equipa que vai dirigir os distinos da RTC.
Depois de 10 anos fora, eis que o bom filho à casa torna.

Irmão Alvarito: "Bem, nu sta sperou di braçus abertus"

EM MAIS DE 10 PAÍSES.... AGORA NO BRASIL.... FACULDADE NAZARENA

A Faculdade Nazarena do Brasil - FNB, mantida pela Associação Nazarena Educacional de Campinas – ANEC, conectada ao sistema nazareno de ensino internacional que compreende 58 instituições de ensino superior à volta do mundo abre oficialmente, hoje, suas portas.
Nosso propósito é: servir a Igreja do Nazareno de língua portuguesa e à América Latina sendo uma faculdade reconhecida através da valorização dos princípios éticos cristãos de excelência, dos elevados padrões éticos de santidade.

A missão da Faculdade Nazarena do Brasil, como uma instituição de ensino superior é formar uma geração de profissionais/ministros que sejam críticos e comprometidos com uma sociedade justa e solidária e que contribua para o crescimento integral do homem. Nosso lema é: APRENDER, SER, SERVIR.

Aprender a aprender - Denota a busca pela excelência. Excelência no aprendizado, na pesquisa e na competência da realização das atividades pertinentes a cada área profissional. A educação no contexto da santidade cristã clama por um compromisso de uma vida em contínua aprendizagem.

Aprender a Ser - Aponta para uma jornada rumo à maturidade pessoal e nas relações inter-pessoais, ou seja, uma jornada rumo à humanidade. Uma humanidade permeada por virtudes cristãs como a solidariedade e o altruísmo.

Aprender a Servir - Significa envolvimento em uma vida de serviço ao próximo. A busca pelo conhecimento, aliado à transformação do caráter, deve ser fundida com a piedade e o serviço cristão à sociedade.

Em março de 2007 protocolamos junto ao Ministério de Educação para buscar o credenciamento da FNB para os cursos de Administração, Pedagogia, Música, Comunicação Social e Teologia. Passamos por várias etapas. A primeira delas foi à da análise de Mantenedora, a Associação Nazarena Educacional de Campinas - ANEC, a segunda foi, do Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI e a terceira foi a do Regimento.

Hoje estamos credenciados pelo MEC e temos um diferencial em relação a outras instituições. É a possiilidade de intercâmbios com outras instituições nazarenas à volta do mundo. Fizemos acordos com: Canadian Nazarene University, Calgary, Alberta, Canadá; Eastern Nazarene College, Quincy, Massachusetts, USA; MidAmerica Nazarene University, Olathe, Kansas, USA; Mount Vernon Nazarene University, Mount Vernon, Ohio, USA; Northwest Nazarene University, Nampa, Idaho, USA; Olivet Nazarene University, Bourbonnais, Illinois, USA; Point Loma Nazarene University, San Diego, California, USA; Southern Nazarene University, Bethany, Oklahoma, USA; Trevecca Nazarene University, Nashville, Tennessee, USA; Africa Nazarene University, Nairobi, Quenia; Korea Nazarene University, Seul, Coréia; European Nazarene College, Busingen, Suissa.

No Jubileu de Ouro da Igreja do Nazareno no Brasil inaugura-se a primeira Faculdade Nazarena da América do Sul. E nós os brasileiros somos os privilegiados em sediar esta instituição que com certeza marcará o futuro dos nazarenos em terras brasileiras e sul americanas. Junte-se a nós! Juntos, somos muito mais!!



Dr. Geraldo Nunes Filho

Diretor



PS: Clique no título para ver fotos

Capela da Igreja do Nazareno em Queimada - Mosteiros

Tempos já se foram em que muitos irmãos de Queimada, vinham aos cultos na igreja em Mosteiros. Hoje vivemos uma realidade bem diferente, não é de se estranhar! Uma capela que servia de ponte para os irmãos da mesma localidade, agora se encontra de portas fechadas. É preciso que algum 'Neemias' se levante para erguer o muro.
Nossa oração e sonho: Remodelar completamente a estrutura da mesma e organizá-la como igreja. Oremos para que Deus envie recursos necessários para a concretização do Projecto.

Lino Magno – Pr.

Emília Reis – a nova Governanta do Seminário Nazareno

Chegou quem faltava. Depois do início do ano lectivo no Seminário, de palestras, de anúncios de novos ventos, faltava ouvir o nome da governanta do Lar. Uma de nossas fontes em Mindelo nos garante que será a nossa irmã D. Emília Reis, mãe do pastor Silas Lopes que ministra na igreja de Tarrafal de Santiago. É de aplaudir o regresso da figura de governanta ao Seminário. Ela vai residir no lar e o quarto dela será aquela que pertencia à D. Idalina, no rés-do-chão.
A notícia não poderia ser melhor.
Deus abençoe a nossa nova governanta, irmã D. Emília Reis.

Alvarito pode regressar a Cabo Verde

Depois de alguns anos fora, eis que o nosso amado irmão Alvarito pode estar, a esta hora, a arrumar as malas para regressar à Praia. Segundo Expresso, http://www.expressodasilhas.sapo.cv/noticias/detail/id/5986/) Alvarito faz parte da nova equipa dirigente da RTC. Ainda não conseguimos apurar a veracidade da nota junto do Alvarito. Esperamos fazé-la logo que possivel.
Voltaremos.

Igreja da Praia vai ter cadeiras em vez de bancos

Brevemente, a igreja do nazareno da Praia deixará de ter bancos de mogno para passar a ter cadeiras, mais ou menos, iguais aos da foto no canto direito. A decisão já está tomada. O pastor local, Rev. Adérito Silves Ferreira encontra-se nos EUA desde terça passada para fechar o negócio. Depois de ar condicionado, de gerador a Diesel de alta potência, agora é a vez da substituição dos bancos pelas cadeiras.
A próxima assembleia distrital foi anunciada que será na igreja do Plateau. As longas horas de reuniões serão mais aprazíveis com as cadeiras almofadadas a servirem de assento.
O Rev. Ferreira regressa no próximo dia 12 de Novembro.

Foto da Princesa Raissa

Aqui estão as fotos da princesa Raissa, neta da D. rosely e do Rev. Mario Lima
PS: clicar no titulo para ver fotos

O Ministério é uma dádiva, não uma propriedade

“Meu ministério em minha igreja é a minha preparação do meu grupo de células”, replicou o enfadonho líder leigo.
Pobre do pastor que tentar colocar aquele líder leigo em outra área do ministério! Ele tem escadas fincadas, limites demarcados e placas de não ultrapassar colocadas para qualquer vítima infeliz que possa dar um passo em direcção ao seu território. Entre na área do ministério dele que você será alvejado por todos os ângulos.
Durante uma reunião de equipe, eu olhei para os cinco pastores que eu tinha a responsabilidade de supervisionar. Silenciosamente puxei um bloco de anotações e comecei a redireccionar cada pastor para uma nova área de responsabilidade. Meu olhar baixo e o procedimento serio confirmavam o meu processo de tirar a responsabilidade de um e dar a outro.
Como suspeitei, depois do choque e da perplexidade, cada pastor começou a protestar em alta voz e intensamente. “Este não é o meu dom”, um exclamou.
“Mas eu sempre trabalhei com a juventude. Eu não sei nada sobre o ministério de faculdades”, reclamou o outro. Cada um ofereceu razões aparentemente plausíveis pelas quais a sua área do ministério tinha que permanecer designada para ele. Cada um protegeu seu ministério com uma tenacidade feroz, nem mesmo levando em consideração a remota possibilidade de que o seu ministério pertencia a Deus e não a ele mesmo.
Depois do fogo cruzado de protestos, eu finalmente revelei meus motivos e mostrarei que toda a discussão era apenas um teste. Entretanto, também compartilhei com eles o meu alarme. As suas fortes reacções revelaram que eles consideravam seus ministérios como propriedade privadas. Na realidade, o ministério é uma dádiva e nós somos simplesmente mordomos de uma confiança tão sagrada que devemos estar constantemente sondando nossos corações.
Nós nunca devemos permitir que uma dádiva do ministério se torne nossa propriedade privada. Nem devemos ser proprietários das ovelhas ou do aprisco.

“Mas temos esse tesouro em vasos de barro, para mostrar que este poder que a tudo excede provém de Deus, e não de nós.”
(II Coríntios 4:7)

“In As Verdades do Ministério, autor Larry Keefauver, pag. 18”

Rev. Adalberto Leite regressou

Depois de chegar a Cabo Verde no passado dia 6, ontem, 5ª feira, 23, regressou à base. Durante as suas ferias por cá, o nosso irmão emigrante pregou, participou homenagem da sua sogra, passeou pelos vales e montanhas de Santo Antão que tão bem conhece e regressa cheio de forças, graça ao saboroso queijo de Porto Novo que ele não dispensou nem um dia sequer e à fruta-pão para a qual sempre teve um fraco desde criança.
Ao nosso irmão Leite, assíduo leitor desta página, enviamos um grande abraço, desde já com a intimação para voltar no ano que vem. A Razão é porque “linga de santanton é um sabura”.

HOMEM E VIOLÊNCIA--José João Neves B. Vicente

A violência é uma característica constitutiva do ser do homem. Qualquer aspecto da realidade humana está a ela associada. Mas é necessário entender o conceito em seu sentido próprio. Ou seja, relacionado com tudo aquilo que tem relação com força, potência, energia e poder.
A instauração da violência está no princípio do mundo. Basta que se leia a Bíblia (de preferência, no hebraico e grego), no livro de Gênese, por exemplo, e prestar atenção nas histórias sobre Adão e Eva, Dilúvio, Torre de Babel Caim e Abel, proibições e gestos demiúrgicos da criação. Porém, para quem quer um exemplo do limite absoluto da violência na Bíblia, basta prosseguir a leitura e prestar atenção na história de Jesus, feito homem, morrendo crucificado.Ora, em atos violentos , a história da humanidade ocupa, também, lugar de destaque. Não é difícil encontrar registros de guerras, ódios, mutilações, torturas, massacres, atentados, racismo, inveja, desprezos, trabalhos forçados e destruições programadas de uma coletividade inteira. (clique no titulo para ler mais)
José João Neves B. Vicente - josebvicente@bol.com.br
Filósofo, pesquisador, professor da Faculdade de Ciências e Educação de Rubiataba (FACER)- Rubiataba-Go, do Instituto de Filosofia e Teologia Santa Cruz (IFTSC) - Goiânia-Go e Editor da Revista Facer .

Meditação Diária


DEUS CUIDA DO SEU POVO

"O Senhor ia adiante deles, durante o dia numa coluna de nuvem, para os guiar pelo caminho... durante a noite numa coluna de fogo, para os alumiar, a fim de que caminhassem de dia e de noite" (Êx 13:21). É extraordinário como Deus cuida do Seu povo. A saída do Egito foi algo extraordinário. Deus o libertou das mãos de Faraó. Mas agora, longe da escravidão do Egito, uma nova etapa se iniciava. E Deus continuava a cuidar de Seu povo em todas as situações. 1. Coluna de Nuvem. O povo andava no deserto, sob um calor causticante. Mas o Senhor lhes trouxe sombra. A sombra representa para nós o descanso que devemos ter no Senhor. O Salmista confirma: "O que habita no esconderijo do Altíssimo, e descansa à sombra do Onipotente, diz ao Senhor: Meu refúgio e meu baluarte, Deus meu, em quem confio" (Sl 91:1-2). Em Is 41:13, o próprio Deus nos promete: "Porque eu, o Senhor teu Deus, te tomo pela tua mão direita, e te digo: Não temas, que eu te ajudo". Lemos em At 5:15 que até a sombra de Pedro curava enfermos, tal o Poder que emanava dele: "a ponto de levarem os enfermos até pelas ruas e os colocarem sobre leitos e macas, para que, ao passar Pedro, ao menos a sua sombra se projetasse nalguns deles". Portanto, em meio às dificuldades do deserto, lá estava o Senhor com Sua mão para conceder proteção ao Seu povo. Deus não nos tirou do Egito – do mundo – para deixar-nos no deserto. Ele cuida de nós. No calor das provações, Ele envia-nos a Sua sombra para que possamos descansar. Sua sombra é refúgio, Sua sombra é proteção (Sl 23). 2. Coluna de Fogo. A coluna de fogo surgia para guiá-los à noite. Representa, para nós, poder, purificação, unção. O fogo também simboliza o aquecimento que a presença do Senhor nos proporciona. O nosso Deus é fogo consumidor. Alegremo-nos, pois somos Seu povo, e Ele "não é homem para que minta", Ele cumpre a Sua promessa: "Não temas, que eu te ajudo".

PENSAMENTO

Deus sempre cuida do Seu povo.

ORAÇÃO

Pai, sou grato por Teu cuidado em cada momento da minha vida. Em nome de Jesus, amém.

LEITURA

1 Tessalonicenses 2:17–3:13 – Isaías 17-19 – Salmos 114

Pastor Aguiar Valvassoura no seu Livro "Balsamo e Mel"

A Figueira está de volta

Respondendo aos insistentes pedidos de antigos leitores do Epistolaonline, eis que anuncio o seu regresso. Na estrada, para a gloria de Deus...