Wednesday, October 29, 2008

9ª Assembleia Distrital – Bodas de Oiro

Dia 4 – O céu estava límpido e pensativo enquanto as flores do jardim da Igreja e da praça “Eugénio Tavares” destilavam perfumes. Dir-se-ia que a natureza, em ondas de entusiasmo, vinha reverente assistir à abertura da nossa 9ª assembleia.
Pondo-se à altura das galas em flor que revestem a Brava de majestade, de sentimento e elevação, O superintendente Earl Mosteller fez desfilar pelo pensamento do auditório com sabedoria e brilho o perfil dos nossos maiores da igreja – Superintendentes Gerais! Foi a abertura oficial da 9ª assembleia num tema inesquecível: - Reconhecendo o Passado.
À tarde assistimos ao apuramento dos resultados das escolas Dominicais presidido por D. Gladys, que a todos desafiou com a mensagem: - Orar mais, ensinar mais e ganhar mais.
18h – O pastor Álvaro Andrade em mensagem evangelística abriu a porta do altar para as primeiras conversões. Semeou e colheu.
2º Dia, 5 – Honrando o presente foi o tema do ver. Ernest Eades que soube esculpir impressionavelmente para memória e interesse de todos, o seguinte argumento: - “O presente é o produto do passado, o presente é o produtor do futuro”.
Às 14:30 estava à vista de todos um tema: - Cada jovem – um facho de luz. No desenvolvimento daquele tema esteve D. Jessie Eades a quem nunca faltou inspiração e imaginação para exortar, para promover acção. Com os relatórios dos presidentes das juventudes terminou a hora da juventude.
18h. O pastor Virgínio de Melo tirou de sobre si o grande peso que é uma mensagem evangelística de assembleia. Registaram-se resultados.
3ç dia, 6 – O tema encarando o futuro foi perfumado pelo sopro suave mesclado de ternura e convicção da voz do nosso inconfundível Rev. Clifford Gay. As suas últimas palavras foram: “No futuro está Deus!” Às 10h o relatório do superintendente, que despensa qualquer comentário. Simplesmente belo e saudoso.
14:30 – A missionária D. Lídia Wilke foi a encarregada de falar sobre a Sociedade Missionaria. Apresentou uma cena em 3 actos:
1º Acto – Uma sociedade missionaria mal organizada – em que ela se apresentou como personagem principal: D Caprichosa.
2º Acto – Uma Sociedade bem organizada tendo por orador principal “o avança-de-joelhos” Sr. Álvaro Andrade.
3º Acto – Um bote na plataforma. Meteu a família Mosteller dentro do bote e depois uniu-a à congregação por meio de serpentinas. Era a figuração da partida dos Mosteller para o Brasil, mas ligada a nós por laços indestrutíveis. O final... não tinha fim... nervosamente... tiraram-se fotografias.
18h: o pastor Santa Rita Silva, em palavras que traduziam bem a expressão da nossa gratidão e dor e saudade, ofereceu um mimo `a família Mosteller em nome dos missionários e pastores nacionais.
Santidade foi a ultima mensagem da 9ª assembleia pelo Rev. Mosteller e sua ultima mensagem proferida em Cabo Verde para os seus irmãos cabo-verdianos.
A cera altura, o pregador disse: “a Santidade é contagiosa” e contagiou deveras, porque o altar ficou repleto naquela noite poderosa!
(O numero de convertidos nesta incomparável assembleia gravada na lembrança de toda a gente, foi cerca de 100)
O repórter,
Virgínio Nobre de Melo

“In Epistola, Vol. 2, Nº 5, Maio/1958”

No comments:

A Figueira está de volta

Respondendo aos insistentes pedidos de antigos leitores do Epistolaonline, eis que anuncio o seu regresso. Na estrada, para a gloria de Deus.