Monday, October 27, 2008

O crescimento no ministério é medido pelo que é dado, e não pelo que é adquirido

Pequenas conversas comuns ouvidas nas reuniões de líderes das igrejas:
“Como está o andamento do projecto do edifício?”
“Que programa novo está funcionando para você?”
“Quantas pessoas você tem no culto de adoração?”
“Como estão s entradas das ofertas?”
O teor pode mudar, mas a verdade permanece sempre constante em tais conversas – desempenho e aquisições têm mais importância que a presença de Deus e do fluir do seu Espírito. Raramente uma conversa entre pastores que não se vêem há algum tempo começa com: “Então, o que Deus tem feito em sua vida?”... “Você tem sido fiel à sua esposa?”... “As suas finanças pessoais estão em ordem?”... “Você tem se mantido puro?”... “Com quais correcções espirituais você está lutando?”...”Quanto você tem ofertado?”
Eu erroneamente chamava o processo de orçamento da nossa igreja “orçamento baseado em zero”. Este é o tipo de sistema financeiro no qual o item de cada linha a cada ano, para ser transferido para o ano seguinte, é fixado em zero, e deve ser justificado para ser fixado para o ano seguinte.
Eu deveria ter dito que tínhamos um “orçamento equilibrado em zero”. Nossas ofertas entravam no domingo e saíam na segunda-feira. Nós raramente tínhamos grandes somas esperando para que uma comissão decidisse como gastá-las.
Nós mediamos o crescimento pelo quanto nos saia no ano anterior, não pelo quanto recebíamos. Nós temos edifícios e terra, mas eles não são a igreja. Nós temos controle financeiros da contabilidade, mas as finanças não nos motivam a ofertar mais ou a estabelecer objectivos mais altos. Nós damos para que uma grande colheita seja feita. Construir grandes celeiros para guardar nossas coisas pode impressionar nossos vizinhos, mas deus permanece sem se impressionar pelo que nós adquirimos.

“Ele pensou consigo mesmo: “O que vou fazer? Não tenho onde armazenar minha colheita”. Então disse: “Já sei o que vou fazer”. Vou derrubar os meus celeiros e construir outros maiores, e ali guardarei toda a minha safra e todos os meus bens. E direi a mim mesmo: Você tem grande quantidade de bens, armazenados para muitos anos. Descanse, coma, beba e alegre-se”. Contudo, Deus lhe disse: “Insensato! Esta mesma noite a sua alma lhe será exigida. Então, quem ficará com o que você preparou?” Assim acontece com quem guarda para si riquezas, mas não é rico para com Deus.” (Lucas 12:17-21)
"In o livro - As Verdades do Ministério, autor Larry Keefauver, pag. 13

No comments:

A Figueira está de volta

Respondendo aos insistentes pedidos de antigos leitores do Epistolaonline, eis que anuncio o seu regresso. Na estrada, para a gloria de Deus.