Saturday, October 18, 2008

Romagem de Saudade

Nas imediações do histórico sitio de Ponta Achada, na Vila de Nova Sintra, onde se erigiu a primeira casa de cultos evangélicos destas ilhas – que ainda se encontra de pé e em bom estado depois de recentes reparações exigidas após a sacudidela do Beryl – nos dias do pioneiro nazareno João José Dias, encontrou-se congregado o povo nazareno cerca de 14:30 horas, para uma romagem de saudade, num regresso proveitoso aos primórdios do evangelho em Cabo Verde, fazendo uso do direito de culto publico que lhe é garantido pelo Governo de Cabo Verde. O Presbítero anfitrião dirigiu alguns coros vivos entoados com vitória. O Superintendente Distrital apresentou algumas palavras focando bênçãos e perseguições.
D. Deolinda do Vale Araújo Ferro e D. Zinha Antunes, D. Maria Feijó Barbosa, D. Maria de Pina e Sr. Adrião de Pina estiveram entre os que falaram. O Presbítero Eugénio Rosa Duarte, natural desta ilha, contou algo da sua experiencia no respeitante a este lugar santo. Uma fotografia do Rev. João José Dias, paladino evangélico cabo-verdiano, foi descerrada pela missionária Gloria Henck. Um lindo e expressivo quadro comemorativo da s Bodas de Diamante da igreja Internacional do Nazareno em Cabo Verde foi também descerrado.
O ex-Superintendente, Rev. Francisco Xavier Ferreira, que também foi pastor nesta ilha por vários anos, conhecedor profundo dos princípios do evangelho em Cabo Verde, teceu breves comentários sobre a pessoa e obra de João José Dias, em homenagem ao mesmo. A concluir este tempo ao aberto, orou o Director da Missão.
Numa marcha informal mas expressiva de uma consciência da missão a cumprir, a Igreja cabo-verdiana representada nos seus delegados, obreiros e líderes marchou em cântico de louvor e vitória, da antiga casa de cultos para o belo Templo adjacente à praça “Eugénio Tavares” no centro da Vila, com uma pequena paragem neste recinto. As vias por onde o cortejo passou sentiu o impacto dos cânticos e do povo alegre de todo o Cabo Verde que aqui se reuniu.
O cortejo veio a terminar nas escadarias do Templo de Nova Sintra com vários “flashes” para recordações futuras.

“In Jornal da 30ª Assembleia Distrital, Nova Sintra – Brava, de 3 a 7 de Agosto de 1983”

No comments:

A Figueira está de volta

Respondendo aos insistentes pedidos de antigos leitores do Epistolaonline, eis que anuncio o seu regresso. Na estrada, para a gloria de Deus.