Friday, October 24, 2008

HOMEM E VIOLÊNCIA--José João Neves B. Vicente

A violência é uma característica constitutiva do ser do homem. Qualquer aspecto da realidade humana está a ela associada. Mas é necessário entender o conceito em seu sentido próprio. Ou seja, relacionado com tudo aquilo que tem relação com força, potência, energia e poder.
A instauração da violência está no princípio do mundo. Basta que se leia a Bíblia (de preferência, no hebraico e grego), no livro de Gênese, por exemplo, e prestar atenção nas histórias sobre Adão e Eva, Dilúvio, Torre de Babel Caim e Abel, proibições e gestos demiúrgicos da criação. Porém, para quem quer um exemplo do limite absoluto da violência na Bíblia, basta prosseguir a leitura e prestar atenção na história de Jesus, feito homem, morrendo crucificado.Ora, em atos violentos , a história da humanidade ocupa, também, lugar de destaque. Não é difícil encontrar registros de guerras, ódios, mutilações, torturas, massacres, atentados, racismo, inveja, desprezos, trabalhos forçados e destruições programadas de uma coletividade inteira. (clique no titulo para ler mais)
José João Neves B. Vicente - josebvicente@bol.com.br
Filósofo, pesquisador, professor da Faculdade de Ciências e Educação de Rubiataba (FACER)- Rubiataba-Go, do Instituto de Filosofia e Teologia Santa Cruz (IFTSC) - Goiânia-Go e Editor da Revista Facer .

No comments:

A Figueira está de volta

Respondendo aos insistentes pedidos de antigos leitores do Epistolaonline, eis que anuncio o seu regresso. Na estrada, para a gloria de Deus.