Wednesday, October 15, 2008

Obras erigidas pelo Rev. Ernest Eades

(...) Finda a sua missão em Cabo Verde, onde permaneceu por cerca de 22 anos, regressou à Grã-bretanha, no passado dia 23, a bordo do navio “Alfredo da Silva”, o irmão Rev. Eades que, agora, coadjuvado pela sua esposa D. Jessie, irá pastorear uma igreja em Belfast, Irlanda do Norte.
O Rev. Eades deixa atrás de si uma obra notável, que merece de nós a mais alta classificação.
A sua passagem por estas ilhas fica assinalada por autênticos padrões levantados nas localidades onde mais directamente exerceu seu ministério.
Refiro-me ao mimoso templo em Nova Sintra, na ilha Brava; à Editora, na cidade do Mindelo; ao bloco de moradias, pertencente à caixa de Pastores, na cidade da Praia; a algumas capelas aqui e ali levantadas; ao acampamento, na Praia de são Francisco, na ilha de Santiago.
Tais obras comprovam a sua tão grande mobilidade e a sua excessiva actividade.
Aqueles que privaram de perto com ele, certamente, terão guardado, bem vincadas no pensamento, algumas qualidades que lhe são peculiares, tais como: o seu entusiasmo, a sua ousadia, e a sua natural generosidade.
O Rev. Eades tomou parte num trabalho pioneiro, certamente, bem difícil, numa época, não muito distante, quando as jornadas pelos nossos campos eram feitas a pé ou a cavalo, e as viagens entre as nossas ilhas eram feitas em frágeis veleiros que não ofereciam o mínimo de conforto aos seus passageiros.
Nessa época, bem se podia chamar a Cabo Verde, “O Cabo das tormentas”.
Fez parte de uma equipe de denodados obreiros que tiveram por missão desbravar o campo e abrir caminhos por onde muitos hão-de passar em condições muito mais cómodas.
Reconhecemos que sem a colaboração da sua esposa, D. Jessie, jamais poderia ter entrado em tão grande empresa. Assim, para ela, a nossa gratidão.
Oxalá, os que depois vieram, possam reconhecer, como Churchilll, outrora, “Nunca tantos deveram tanto a tão poucos”.
A igreja da Praia, profundamente reconhecida, soube demonstrar ao Irmão Rev. Eades a sua simpatia e gratidão. Com efeito, no dia 21, pelas 20:30 horas, ofereceu-lhe uma festa de despedida, no salão recreativo da Juventude, a qual foi muito concorrida.
(A festa foi igualmente, dedicada ao Seminarista Armando de Sá Nogueira, pessoa da nossa mais alta confiança, e que, brevemente, regressará ao Seminário, afim de continuar os seus estudos).
No dia 22, domingo, foi ainda dedicado ao Rev. Eades o culto da noite. Nesse, a irmã Libânia, pelo orfeão, o irmão Bernardo Barros, companheiro inseparável das andanças pelo interior de Santiago, o pastor da igreja da Praia e o Superintendente Rev. Gay foram intérpretes do sentir de cada um dos sectores representados.
O orfeão dedicou vários números ao Rev. Eades. (...)

“Estrato do Livro – Encontros Memoráveis, autor – Rev. António Nobre Leite, paginas 126-128”

PS: A sua reprodução foi devidamente autorizada pelo autor aquando da sua última passagem por Cabo Verde, em Agosto passado.

No comments:

A Figueira está de volta

Respondendo aos insistentes pedidos de antigos leitores do Epistolaonline, eis que anuncio o seu regresso. Na estrada, para a gloria de Deus.