Thursday, March 26, 2009

Liderança sem comunicação é fantasia


A comunicação é o meio de contato humano necessário às relações sociais. Ela é a maneira pela qual as pessoas se expressam, se aproximam e se distanciam, estabelecendo o seu lugar no mundo, suas necessidades, aprendizagem e desenvolvimento.

Ao se comunicar, o ser humano influencia e é influenciado pela resposta que obtém, incluindo o silêncio já que nos expressamos através de gestos, postura, fala, olhar, etc.Baseando-se na experiência de consultoria em gestão de pessoas, é possível observar, através de relatórios diagnósticos utilizados no planejamento estratégico do recursos humanos de variadas organizações, a percentagem média de problemas relacionados à comunicação entre líder e liderado. Ela se situa na faixa de 50-60% de queixas apontadas pelos colaboradores pesquisados. Evidencia-se, portanto, um expressivo índice de entraves nas relações, em razão desta deficiência percebida.

Por, Armando Correa de Siqueira Neto
Fonte. Instituto Jetro
PS: Para ler mais, favor clicar no título

No comments:

A Figueira está de volta

Respondendo aos insistentes pedidos de antigos leitores do Epistolaonline, eis que anuncio o seu regresso. Na estrada, para a gloria de Deus.