Thursday, March 12, 2009

Meditação Diária


TEM CUIDADO DA DOUTRINA

"Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina" (1 Tm 4:16). A exortação de Paulo ao seu discípulo mais chegado, Timóteo, ecoa com força em nossos dias. A igreja evangélica brasileira – uma das mais crescentes do mundo – tem sido invadida por uma onda de novidades. Em função desta pressão da modernidade que invade o terreno do sagrado, é tempo de ter "cuidado com a doutrina". Doutrina é um conjunto de princípios que regem a nossa vida. Devem ter fundamentos, provados pela experiência. Ser confirmada pela vida e qualidade de testemunho e propósito. Dentro da exortação paulina, tendo como pano de fundo os dias difíceis – com a crescente ameaça de apostasia e de doutrina de demônios –, a necessidade de se firmar no que se crê é fundamental. Os velhos princípios da fé cristã não podem ser negociados pela onda de "sentimentos" e "novas experiências" que correm por aí. A salvação pela fé, fundamentada na graça; o arrependimento de pecados, com mudança radical de vida; a Palavra como referencial absoluto de direção para o crente; a santificação do coração; a vida no Espírito; a soberania de Deus e outros temas não podem ser sufocados pelo "evangelho fácil" que varre a Igreja dos nossos dias. A busca de sucesso é um perigo. Evangelho, às vezes, é o antônimo disso. Desprezo. Traição. Renúncia. Cruz. Morte. São palavras comuns no Evangelho e, hoje, desprezadas. Ter cuidado com a doutrina é coisa fundamental. Correr atrás de novidades é fruto da imaturidade do crente. "Eu sei em QUEM tenho crido" é mais importante do que "Eu sei no QUE tenho crido". As palavras de Wesley ecoam hoje com muita autoridade e aplicação: "Na fé cristã tudo o que é novo não é verdadeiro; mas tudo o que é verdadeiro não é novo".

PENSAMENTO

"Sentimentos" e "novas experiências" não podem ser negociados pelos velhos princípios da fé cristã.

ORAÇÃO

Pai, obrigado pela Palavra que é luz para o meu caminho. Em nome de Jesus, amém!

LEITURA

Mateus 14:1-21 – Levítico 20-21 – Provérbios 30

Fonte: Pstr. Aguiar Valvassoura

No comments:

A Figueira está de volta

Respondendo aos insistentes pedidos de antigos leitores do Epistolaonline, eis que anuncio o seu regresso. Na estrada, para a gloria de Deus.