Monday, January 28, 2008

Classe de 1984 na 30ª assembleia distrital


Esta foto data de 1983 por ocasião da 30ª assembleia distrital em Nova Sintra, na escola dominical, quando os seminaristas estavam ensinando um coro novo. Foi nesse ano que João Mateus entrara no Seminário. Neste mesmo ano, por se ter casado com o Seminarista Emanuel David Araújo, a D. Ana Eunice foi para o Seminário. Esta foto foi tirada na Brava aquando da celebração da 75º aniversário da igreja do nazareno em Cabo Verde, curiosamente, um ano após a ilha Brava ter sido vítima do ciclone “Berril” que terá deixado muitos estragos. O templo em Nova Sintra terá ficado sem tecto. O Rev Évora, no seu relatório, pediu uma tempestade de Espírito para destruir tudo quanto seja carnal ou do mundo em proporções idênticas ao ciclone Berril que assolou a Brava. Que venha rajadas de amor sobre nós e chuvas pentecostais. Essa é a terceira assembleia distrital realizada na Brava sendo a primeira em 1942, a segunda em 1958 aquando da comemoração das bodas de ouro (era a 9ª assembleia distrital). Recorda-se que em 2000 a assembleia distrital voltou à nossa “Terra Santa” por ocasião da celebração do 100º aniversário da igreja em Cabo Verde. Rev Roy Henck, director do Seminário, incluiu no seu relatório à assembleia, a oração de um dos seminaristas na foto, nos seguintes termos: “Senhor, que o meu rebanho se desenvolva espiritualmente e que pecadores venham a ti. Orienta-me na minha carreira, vem auxiliar-me na direcção do alvo em mira; Ajuda-me a sentir mais apto e mais certo de estar cumprindo os objectivos do ministério cristão. Ajuda-me a conhecer a arte de pregar, dirigir a minha igreja, guiar as minhas ovelhas, atrair os que se acham fora do Teu Reino, promover o crescimento espiritual. Faz-me sábio, sábio no falar, no expressar. Faz que as minhas atitudes e relações com o meu povo sejam boas, gerar gratidão para Ti e para o meu amado povo, cultivando a virtude do amor cristão. Aquece, ó Deus, o meu coração para que a minha vida sirva de relâmpago!” Segundo alguns, foi nesta assembleia que se ouviu uma das mensagengens mais marcante pregada pelo sr. Roy. Ele usou o texto de Hebreus 13:1-13. Numa riquíssima mensagem, carregada de fervor, o profeta salientou o estímulo da nuvem de testemunhas e repetiu os conselhos do autor original: 1 – deixar todo o embaraço; 2 – Correr com vontade de vencer; 3 – olhar para Jesus, autor e consumador da fé que vence o mundo. Foi no primeiro culto devocional dessa assembleia em 4 de Agosto de 1983. Foi também nessa 30ª assembleia que se estreou o hinário “louvor e adoraçao”. Nesta mesma assembleia, participando no programa da escola dominical, o Djoney cantou com desembaraço o coro “Alguém me perguntou” sob olhar atento do seu pai Rev Daniel de Barros com os olhos boiados de lágrimas. Todos os delegados, apartir da Praia, chegaram à ilha Brava a bordo no navio “Arca Verde I”. Este navio que pertencia ao Estado foi vendido ao privado e baptizado com outro nome. É o actual navio Ribeira de Paúl que faz o trajecto Mindelo-Porto Novo-Mindelo. Este é mais um capítulo da nossa rica história.

No comments:

A Figueira está de volta

Respondendo aos insistentes pedidos de antigos leitores do Epistolaonline, eis que anuncio o seu regresso. Na estrada, para a gloria de Deus.