Saturday, January 12, 2008

Sr. Cristiano Monteiro - O Evangelista


Sr. Cristiano Monteiro converteu-se na ilha Brava. Nascido em 4 de Dezembro de 1904 no sítio de Ribeira Grande, ilha do Fogo, ainda muito jovem, mudou residência para Brava onde casara com uma mulher bravense. Desse casamento nasceram-lhe 4 filhos. Ele conheceu o Pastor João José Dias e foi sob sua influência que se converteu. Em 1936 chegava à Brava O missionário Everet Howard e apartir daí, foi santificado e começou o trabalho de evangelismo que só parou 8 anos antes da sua morte, por ter caído doente na cama.
Em 1960 faleceu-lhe a esposa. Depois de ter ficado viúvo, voltou para o Fogo e foi residir no sítio de Coxo. Em 29 de Dezembro de 1965 voltou a casar. Desta vez, escolheu uma moça, natural de Luzia Nunes, de nome Maria Teresa Mendes Andrade. Deste segundo casamento nasceram-lhe 9 filhos.
Na altura, estando o Rev. Eudo Tavares de Almeida a pastorear em São Filipe, este sugeriu ao Sr. Cristiano que, caso quisesse, poderia arranjar-lhe uma casa em Cova Figueira e assim começaria uma nova igreja. Cova Figueira não deu certo. O Sr Eudo voltou a insistir com o Sr. Cristiano, desta vez, para fixar residência em Lagariça, onde a igreja já tinha uma casa. Mas porque o seu coração ficou preso em Luzia Nunes, foi ali que passou a residir. O Sr. Eudo convenceu o Concilio Missionário a comprar uma propriedade em Luzia Nunes. Depois foi construído uma capela com um mestre-de-obras de nome Augusto Mendes, por sinal, pai da Sara Fontes.
Sr. Cristiano descansou em 16 de Abril de 1999 depois de uma vida dedicada ao evangelismo. No seu funeral compareceram muitos amigos anónimos que Sr. Cristiano granjeara nas suas muitas “viagens” missionarias pela ilha do Fogo. Todos eram unânimes em afirmar que era um homem diferente. Não deixou herança para os seus 13 filhos a não ser uma vida vivida com Deus e dedicada somente a Ele. Dos seus 13 filhos, um escolheu o ministério pastoral. Trata-se do Rev Josué Monteiro, actual pastor da nossa igreja em Relva – Mosteiros.
É impossível humanamente calcular o impacto do trabalho evangelístico feito pelo Sr. Cristiano. Só Deus sabe.
Sr. Cristiano foi um nazareno querido e amado por todos missionários que passaram por Cabo Verde e pela ilha do Fogo em particular. Ele foi um evangelista nato. Passou toda a sua vida a evangelizar. Talvez seja dos poucos que conheceu a ilha do Fogo de lés-a-lés. Sempre andou a pé e com a sua conhecida sombrinha de cor preta. Nunca perguntou se chovia ou fazia vento. Algumas vezes foi apanhado, a meio da jornada, pelo mau tempo e obrigado a dormir fora de casa.
A par do Sr. Cristiano temos um outro homem que dedicou toda a sua vida ao evangelismo. Falamos do Sr. Joaquim Corda. A ele voltaremos quando estiverem recolhidos mais dados.
Se fossemos amantes de bustos, recomendaríamos um em homenagem ao Sr. Cristiano. Mas como a melhor recompensa é aquela que vem de Deus, certamente, Sr Cristiano, por tudo que fez, está na Gloria a gozar com o Senhor, as bênçãos reservadas aos seus santos.
Sem sombra de dúvidas, um grande homem.
A igreja do nazareno precisa de outros “Cristianos”.

No comments:

A Figueira está de volta

Respondendo aos insistentes pedidos de antigos leitores do Epistolaonline, eis que anuncio o seu regresso. Na estrada, para a gloria de Deus.