Wednesday, January 2, 2008

Inauguração do Templo em Ribeira Grande

Vila da Ribeira Grande, 24 Dez. (Inforpress) – O templo da Igreja do Nazareno, na vila da Ribeira Grande, em Santo Antão , foi inaugurado no último fim-de-semana numa cerimónia que o Pastor da Igreja local, Ivan Duarte, considerou ser "momento de vitória e de manifestação da fidelidade de Deus".
A secretária de Estado das Finanças, Leonesa Fortes, participou na cerimónia de inauguração, em representação do Governo e, no seu discurso, começou por reconhecer o contributo que a Igreja do Nazareno tem vindo a dar "para o firmamento dos bons valores morais e dos costumes sociais" em Cabo Verde e, particularmente, em Santo Antão.
Leonesa Fortes retrocedeu ao longínquo ano de 1908 para refazer o percurso histórico da Igreja do Nazareno em Cabo Verde , o seu crescimento no país e no mundo, concluindo que "a Igreja do Nazareno é a que mais tem crescido, até agora, em todo o planeta" e para esse crescimento não é alheio o contributo de Cabo Verde.
Para aquela governante o Reverendo João José Dias, Pastor cabo-verdiano que introduziu essa confissão religiosa no país, foi uma das grandes figuras mundiais da Instituição Nazarena que, em Cabo Verde , soube enfrentar "lutas e sacrifícios desafiando, muitas vezes, a própria autoridade em nome da sua fé e dos seus valores".
Por seu lado, o presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Orlando Delgado destacou o engajamento das pessoas e das instituições no processo de restauração do templo da Igreja do Nazareno que "vem valorizar", ainda mais o centro da vila da Ribeira Grande (Terreiro), pouco tempo depois da restauração da Igreja Católica dedicada a Nossa Senhora do Rosário, na mesma rua.
Por isso "este é um ano histórico para o Terreiro", adianta Orlando Delgado referindo-se, não só, à restauração dos dois Templos cristãos dessa rua mas também ao projecto de remodelação do pavimento desse espaço, já em execução.
Depois de cerca de cinco meses em obras, a Igreja do Nazareno da Ribeira Grande passará a contar com espaços condignos para o funcionamento da "Escola Dominical", dois balneários, além de um Santuário funcional e renovado.
A restauração do Templo custou cerca de três mil e 500 contos, 80 por cento dos quais financiados pelo Governo e os restantes 20 por cento financiados pela própria Igreja, pela Câmara Municipal, por amigos e benfeitores dessa confissão religiosa.
A cerimónia inaugural contou, ainda, com a presença do Superintendente Distrital, Reverendo David Araújo, e de outros altos dignitários da Igreja do Nazareno de Cabo Verde, com destaque para o antigo Superintendente Distrital, Reverendo Gilberto Évora.

crónica de Homero Fonseca

No comments:

A Figueira está de volta

Respondendo aos insistentes pedidos de antigos leitores do Epistolaonline, eis que anuncio o seu regresso. Na estrada, para a gloria de Deus.