Thursday, January 24, 2008

Semana de carnaval

Quase todas as JNI locais estão a programar retiros e passeios para as mini-férias de carnaval. É bom que seja assim. Normalmente os crentes não fazem carnaval. E se não fazem, também não deviam ver. Até aqui tudo bem. O problema surge com os nossos filhos que estão em Jardins-de-infância. Os coleginhas fazem de zoro, de pocaontas, Cinderela, Alice, homem-aranha e por aí for a. Na fase de preparação, ensaiam músicas de carnaval, danças e o próprio desfile. Os nossos filhos estão lá. Chegam à casa com o bilhetinho da monitora com o valor da cotação para as roupas do desfile. E começa o sermão. “Nós somos crentes e por isso não participamos em carnaval. É pecado. Jesus não gosta. E assim por diante”. Podemos ficar convencidos de que a criança entendeu. Mas… ela pode dizer: Então porque a mãe vê desfile na tv? A criança pode ficar baralhada.
Afinal, crentes podem ou não podem fazer carnaval? Não pode ficar a critério de cada um. Que diz a igreja do nazareno a respeito? Estas perguntas precisam de respostas claras e obijectivas.
Vamos tentar ouvir o nosso lider distrital a respeito. Mas independentemente da resposta que vier a dar, crentes não devem ir a carnaval. E os nossos filhos podem fazer carnaval nos Jardins onde estão? Se não, como explicar-lhes a situação?
Arranjar retiros e passeios para “escondermos” não resolve. Precisamos explicar a razão por que não participamos em carnaval.
As respostas estão a caminho. Havendo mais alguma pergunta a respeito, por favor, mande-a por email: joseheleno67@gmail.com
Prometemos trazer todas as respostas.

No comments:

A Figueira está de volta

Respondendo aos insistentes pedidos de antigos leitores do Epistolaonline, eis que anuncio o seu regresso. Na estrada, para a gloria de Deus.