Tuesday, October 20, 2009

As loucuras de José Saramago e Mário Lúcio Sousa

Uma vez mais, a imprensa internacional deu-nos a conhecer a verdadeira face de um homem totalmente ultrapassado, mas que, infelizmente, ainda encontra algum espaço para espalhar o seu veneno. Refiro-me ao José Saramago. De cada vez que inventa uma história, tem de atacar Deus e a Bíblia. Para os que ainda não sabem e não conhecem este espantalho, melhor seria não conhecer, nem saber.
Em tudo isto, José Saramago esconde um grande sonho. Ele não tem tido a coragem de o confessar em publico, na linha do que a sua doutrina comunista ensina.
José Saramago nega Deus porque quer ser um deus. Para ele, deus é ele mesmo.
Lúcifer tinha esse mesmo sonho.
O que ele diz da Bíblia mostra que não é honesto. Este homem, autêntica encarnação de belzebu, não leu a Bíblia. Talvez tenha lido algum Manual que ele mesmo mandou fabricar, mas, Bíblia nunca leu.
Eu tenho muita pena de no passado ter perdido meu precioso tempo, lendo um ou outro livro que este miserável escreveu. Decidi retirar da minha estante os livros dele. Esgotou a minha paciência. Se ele tem a liberdade de escrever o que escreve, eu tenho a minha de dizer o que acho e o que não acho.
Aliás, liberdade é o que também não tem faltado ao meu patrício Mário Lúcio que, num exercício de pura loucura, resolve escrever o seu “Novíssimo Testamento” imaginando Jesus Cristo feminino. E recebe um prémio. Eis aqui a reacção dele: "Senti-me menino; como quem acaba de ganhar a competição de mijar mais longe. Nas ilhas é assim. Tudo o que é grande tem que ter a dimensão de pequeno, para poder caber dentro de nós. Ás vezes, isso é espiritualmente perverso, porém, a felicidade é assim mais humilde. Carlos de Oliveira, que eu não conhecia antes do prémio, ou apenas li e esqueci, é agora a dupla coroa que me engrandece, porque o prestígio dele é ouro, e o ouro neste caso é prestígio. Por isso sinto este prémio como uma distinção da literatura cabo-verdiana clandestina, essa que cochicha nas mãos dos imberbes. As ilhas produzem boas memórias. E quem teve a iniciativa de preservar memórias com esse prémio está a alimentar outras memórias. Eu, apenas lembro, para logo esquecer".
Este é o mundo de cabeça para baixo. Para ser artista é mister que se tenha uma trocha em cima da cabeça, vestir sempre de branco, dizer tudo ao contrário em nome de alguma coisa que querem chamar de arte. A arte é a inteligência no seu ponto mais alto. Não é loucura ou coisa parecida.
A última vez que me avistei com Mário Lúcio Sousa terá sido em Mindelo, há três anos. Dirigi-me a ele, cumprimentando-o, educadamente. Confesso que sempre gostei das músicas que ele interpreta, desde a sua passagem por sementeira ao seu último trabalho a solo, fora o videoclip em Chã das Caldeiras. Mas as últimas tiradas dele têm-me deixado muito desapontado. Tem tanta coisa que poderia reinventar ou sonhar, mas foi logo copiar o mais perigoso – José Saramago. Poderia, por exemplo, imaginar que o monte Graciosa virou numa planície onde vai ser construído o futuro aeroporto internacional, que a Capital do País foi transferida para a cidade de Monte Iria. Poderia falar do novíssimo Palácio Real “Nha Bibinha Cabral” mandado construir pelo Dom Mário Lúcio V, bisneto do escritor Mário Lúcio. Tanta coisa bem à mão, mas preferiu outro caminho. O de achar o que nunca deveria ter achado – Jesus Cristo, mulher.
Se alguém não o segurar, vai sair da linha mesmo.
Faço votos que volte o quanto antes a ser aquele musico que todos conhecemos e apreciamos. Mas, Mário Lúcio tem uma escolha a fazer: a de não inspirar em homens como José Saramago. Tem todo o tempo do mundo, e quem sabe, inclusive, para vir a escrever um outro livro a dizer que, afinal de contas, Jesus Cristo é o enviado de Deus para salvar os pecadores dos quais ele é o principal. No dia que fizer isso, é quase certo que não vai receber nenhum premio literário igual ao que recebeu, mas garanto que receberá um outro muito melhor e maior.
De José Saramago, como ele não é nada, não tenho mais nada a dizer. Quanto ao nosso Mário Lúcio, tenho esperanças que um dia mude de rumo. Jesus Cristo, homem, e não mulher, pode mudar a sua vida e dar-lhe um coração da cor das roupas que usa – branca.
Eu não sei se ele vai ler estas linhas. Se as ler, entenderá que, apesar das críticas, tem um amigo anónimo, cabo-verdiano como ele, que quer o seu melhor e deseja ardentemente ser seu irmão em Cristo.
Mário Lúcio, Deus te abençoe.

Por: José Heleno Gomes Pereira


5 comments:

Anonymous said...

Rogamos misericórdia de Deus sobre a vida dos dois.Precisam conhecer a Verdade, e esta os libertará. Dijanira

Anonymous said...

JOSE SARAMAGO UMA PULGA PROCURANDO CADAVER PARA SUGAR. O MAIOR PATETA DA HISTORIA PORTUGUESA. VÁ KATAR EM ESPANHA.

UBA said...

Lamento este artigo destilando fel contra pessoas que expressam sua liberdade, ainda que de forma que não nos agrade. Mqais triste ainda, é porque veio de quem escreve. Muito cuidado Zé! Temos de ser tolerantes, e como cristãos, penso que há outros caminhos para encarar tais ditos e escritos. Penso que Deus não precisa de defensores, até porque, penso que Ele não está aborrecido com eles, mas compreensivo e misericordioso com eles.

Um abraço

Anonymous said...

gostei do Comentario da CAboverdeianamente. Tambem deste artigo

Salvador said...

JOSE SARAMAGO. ES MUY LEIDO EN ESPAÑA. LO QUE NO QUIERE DECIR QUE SEA UN ESCRITOR BUENO. RECONOZCO QUE ES UN BUEN ESCRITOR, PERO PARTE DE SU RECONOCIMIENTO LO DEBE A DIOS, PUES SE DEBE A QUE SON MUCHOS LOS QUE LES ENCANTAN LEER COSAS OFENSIBAS PARA EL SEÑORCON SUS PLUMAS ATACAN AL SEÑOR. NOSOTROS SABEMOS QUE ESTO HA DE OCURRIR, ESTÁ PROFETIZADO. CLARO QUE TAMBIÉN SABEMOS QUE DURO LES SERÁ DAR COCES CONTRA EL AGUIJÓN, PUES EL SEÑOR NO SE QUEDARÁ CON NADA DE NADIE. ES POSIBLE QUE AUN NOS QUEDE MUCHO POR VER, ES PROBABLE AL PASO QUE VAMOS QUE TENGAMOS QUE VOLVER A LAS CATACUMBAS; ESTO OCURRIRÁ, CUANDO YA NO LES SEAMOS NECESARIOS A SUS INTERESES, O SEA, CUANDO SEAMOS VERDADEROS CRISTIANOS.

A Figueira está de volta

Respondendo aos insistentes pedidos de antigos leitores do Epistolaonline, eis que anuncio o seu regresso. Na estrada, para a gloria de Deus.