Wednesday, December 30, 2009

2010 - Tempo para renovação




 Mais um ano prestes a terminar. O Ano Velho, como diz o adágio popular, dando lugar ao Novo.
     “Adeus 2009. Viva 2010.”
     ”O mês de Janeiro como limiar dum ano que se inicia, traz-me sempre à mente a palavra “restaurar ou renovar.”Depois de doze meses de muitas lutas, físicas, materiais, emocionais…sinto que há necessidade de uma restauração ou renovação das nossas vidas.
     Quando muitas pessoas, principalmente jovens, se atiram ao mar à meia-noite do dia 31 de Dezembro, num mergulho impar e impetuoso, eu digo com os meus botões:
     - Oxalá este gesto não seja só para enterrar o velho ano e receber o novo (como alguém me explicou ser o significado), mas que realmente haja um voto de restauração por parte delas. Deixar com o Velho Ano, tudo o que serviu de impedimento, tropeço, no alcance dos alvos e valores positivos que deviam e não foram.
     O apóstolo Paulo, certa vez, falando aos Filipenses cristãos, disse que deixava tudo o que o atrapalhava e avançava para um novo alvo…chamando atenção para uma restauração necessária.
     Restaurar o quê e como?
     Restaurar as nossas vidas, enchê-las de novo vigor, novas forças, levantar as mãos e joelhos cansados, de forma a enfrentar as lutas que nos esperam no novo ano.
     Para isso há que restaurar, renovar a nossa mente, o nosso coração, todo o nosso eu, devolvendo o que precisa ser devolvido, restabelecer relações quebradas por migalhas ou canhões, voltar à condição inicial, se preciso for….e entrar no caminho certo que se deixara para trás.
     E como?
     Conseguiremos fazer tudo isto tão-somente sozinhos?
     Não!
     Bem-haja ao Supremo restaurador que, com o seu poder, pode fazer com a nossa ajuda e consentimento, todas as coisas novas nas nossas vidas, em qualquer área: emocional, relacional, psicológica, espiritual…
     Encontramos de Génises ao Apocalipse que Jeová Jiré, Jeová Rafá, Jeová Nisi, Jeová Shalon, (nomes hebraicos) é um Deus restaurador por excelência. Restaura-nos a alegria, a saúde, a paz, o amor, cura as nossas feridas emocionais …Por essa razão o apóstolo Paulo mais diz “aquele que busca a Deus torna-se uma nova criatura; as coisas velhas são passadas para trás, dando lugar a coisas novas.”
     Portanto deixo um apelo nesta humilde mensagem do começo de 2010: entreguemos os nossos fracassos, problemas, desafios… ao nosso Pai Divino, restaurador por excelência e Ele fará todas as coisas novas neste ano de 2010.
     O grande profeta Isaías ainda nos exorta:
     Os que esperam no Senhor, renovarão as suas forças e subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão, caminharão e não se fatigarão.
     Um bom ano de 2010.

      Por, Milú Leite

     Jeová  Jiré – Deus provedor.
     Jeová  Rafá – Deus de cura.
     Jeová  Shalon – Deus de Paz.
     Jeová  Nizi – Deus de vitória.

No comments:

A Figueira está de volta

Respondendo aos insistentes pedidos de antigos leitores do Epistolaonline, eis que anuncio o seu regresso. Na estrada, para a gloria de Deus.