Saturday, December 26, 2009

Coisas ruins acontecem com líderes bons




Servir a Deus, trabalhar em um ministério e ministrar como um líder é uma das maiores bênçãos que um ser humano pode experimentar na vida. Fazer parte de um projeto de Deus na terra é algo extraordinário. Porém, ser um líder sério, íntegro, correto e excelente, que está buscando dar o seu melhor para Deus e para as pessoas, não nos isenta de enfrentar coisas ruins ao longo da jornada.
 
Paulo diz: “Pois a vocês foi dado o privilégio de não apenas crer em Cristo, mas também de sofrer por ele.”  (Fil 1.19) Isso é verdade para todos os cristãos, inclusive para os líderes. Assim sendo, eu e você, mesmo buscando sermos bons líderes, acabaremos, em algum momento, experimentando algumas coisas ruins como:
 
Incompreensão - Quando servimos como líderes corremos sempre o risco de não sermos compreendidos corretamente. A possibilidade do mal entendido está sempre presente. Sempre existem pessoas que interpretam mal nossas atitudes, que invertem nossas palavras, que vêem com olhos errados nossos atos e que não compreendem a visão que Deus nos tem dado como líderes. Lembre-se de Jesus que não foi compreendido como Messias.
 
Críticas injustas – Quem lidera está muito mais exposto à crítica do que qualquer outro, pois esta sob o olhar de muitos. A boa crítica tem o seu lugar. O problema é com as críticas injustas. Numa perspectiva humana é sempre mais fácil se queixar, achar erros e criticar injustamente do que refletir antes de falar, colocar a mão  na massa,  suar a camisa e investir a vida num projeto de Deus ao lado de um líder sério. Bons líderes também sofrem críticas injustas. Lembre-se que Jesus foi chamado de comilão, beberrão e amigo dos pecadores.
 
Perseguições - Quem lidera sempre sofre perseguições e, as piores perseguições não são as que vêm de fora, mas as que vêm de dentro do nosso próprio povo ou liderados. O trabalho de um líder cristão íntegro é um trabalho com sérias implicações espirituais. Isso sempre acarreta o acirramento da batalha espiritual e esta muitas vezes se manifesta através das perseguições.  Lembre-se que Jesus foi perseguido cruelmente pelos seus algozes.
 
Rejeição – Quem lidera com integridade também poderá ser vítima da rejeição. Ao liderar sempre incomodaremos alguém que se vê ameaçado e assim acaba endurecendo o coração em nossa direção e nos rejeitando injustamente. Todo aquele que faz algo de valor sofre rejeição de alguém. Lembre-se que Jesus foi rejeitado publicamente por muitos.
 
Decisões erradas - Por melhor que seja um líder, em algum momento ele poderá tomar alguma decisão não muito feliz ou completamente errada. Isso só prova uma coisa: somos humanos e limitados. Não podemos permitir que ao fazer isso fiquemos prostrados. Temos de reconhecer o erro e lembrar que esta possibilidade existe. Lembre-se de Jesus que, mesmo sendo perfeito, tinha um Judas em sua equipe.
 
Acidentes de percurso – nenhum líder por mais excelente que seja está isento de encarar acidentes de percurso como situações não previstas que impedem ou barram a concretização de um projeto teoricamente maravilhoso, nenhum líder está  totalmente protegido contra variáveis novas que criam situações insustentáveis na jornada de liderança e exigem uma revisão da rota  antes seguida. Lembre-se de Jesus  que foi abandonado por muitos pseudo seguidores ao longo do caminho.
 
Ingratidão- Todo líder excelente recebe algum nível de ingratidão, muitos que já foram poderosamente abençoados pelo seu ministério lhe virarão as costas ou pior ainda se voltarão contra você. Lembre-se de Jesus que amou as pessoas e recebeu pregos nas mãos e uma coroa de espinhos na cabeça.
 
Diante disso tudo mantenha bem vivo em seu coração as seguintes verdades.
  • O seu galardão maior está nas mãos do Senhor que te conhece completamente;
  • Nunca permita que o seu coração fique contaminado pela mágoa ou pelo ressentimento;
  • Mantenha seu olhar fixo em Jesus e seus passos firmes em sua Palavra.
E nunca se esqueça que: “Nada nem ninguém pode mantê-lo caído a não ser que você decida não se levantar mais.” (John Mason), pois: "Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.” Rm 8.28

Fonte: www.institutojetro.com

No comments:

A Figueira está de volta

Respondendo aos insistentes pedidos de antigos leitores do Epistolaonline, eis que anuncio o seu regresso. Na estrada, para a gloria de Deus.