Monday, December 14, 2009

MANÁ DA SEGUNDA

Ponha à Prova Todas as Coisas

Por Jim Mathis

 
Conversando com um "web designer", ele assegurou-me que todo mundo está usando outro navegador da Internet e que eu poderia aperfeiçoar meu site fazendo o mesmo. Segundo ele o que eu usava estava ultrapassado e deveria ignorá-lo. Frequentemente amigos me falam de pessoas importantes, como eles, que usam computadores de determinada marca e que deveria fazer o mesmo.
Pesquisei um pouco ― o que é muito fácil de se fazer ― e constatei que o porcentual dos que acessam meus sites usando o tal navegador é de apenas 8%. Mais de 90% usam a versão que ele disse ser antiga. Descobri também que apenas 7% usam a marca de computadores que ele me recomendou. Aprender isso me fez lembrar que é preciso cautela com opiniões alheias. Também me fez lembrar da necessidade de ser cuidadoso ao expressar opiniões, já que podem facilmente ser checadas e refutadas por dados concretos.
Em Atos 17.11 a Bíblia diz que “Os bereanos eram mais nobres do que os tessalonicenses, pois receberam a mensagem com grande interesse, examinando todos os dias as Escrituras, para ver se tudo era assim mesmo.” Vale dizer, examinar as Escrituras para checar os fatos é a própria definição de caráter nobre.
Não devemos aceitar cegamente o que os outros nos dizem sem fazer cuidadoso estudo por conta própria, seja fazendo negócios ou tomando decisões financeiras. Porém, é ainda mais crucial com questões que acarretam consequências eternas. Pode não fazer grande diferença que tipo de navegador você prefere usar, mas compreender o amor de Deus e o perdão que Ele oferece por meio da fé em Jesus Cristo tem grandes e eternas conseqüências. Sendo assim, nossas conclusões não podem ser fruto do acaso, nem segundo opiniões de outros. É preciso estudar o Livro que é a fonte original – a Bíblia.
Desde essa conversa com esse web designer, baixei o navegador que ele me recomendou e descobri que ele de fato oferece algumas vantagens. Mas o que uso, por outro lado, tem também lá suas vantagens. Acabei optando por usar um ou outro, dependendo da situação. Ambos são apenas ferramentas e não existe uma que seja universal para navegar pela Internet. Quanto mais ferramentas tivermos à disposição mais saberemos quando e como usar melhor cada uma.
O mesmo se aplica ao crescimento espiritual. O estudo bíblico é ferramenta importante para se aprender sobre Deus. A oração é outro componente eficaz para desenvolvimento espiritual, assim como o encorajamento dos que pertencem à nossa comunidade. Também o aprendizado através de sermões e outras apresentações, leitura de livros e outros meios afins. Mas lembre-se:
Não acredite em tudo o que ouve.
Use todas as ferramentas disponíveis.
Esteja aberto ao que Deus está lhe dizendo.

 
Para Reflexão ou Discussão

  1. 1. Quando necessita de conselhos como você decide a quem procurar? E o que você faz com as informações recebidas?
  2. 2. Já lhe aconteceu receber conselho de alguém com grande convicção e depois descobrir que ele estava errado? Quais foram as consequências disto?
  3. 3. Muitas publicações de negócios importantes têm afirmado a importância da espiritualidade no mercado de trabalho. Que ferramentas você considera úteis para o crescimento espiritual?
  4. 4. Qual sua opinião sobre a metodologia usada pelos bereanos para conferir sobre a veracidade do que Paulo lhes ensinava?

 
Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Salmos 119.9-11; Filipenses 4.8-9; I Tessalonicenses 5.21; II Timóteo 3.14-17; Hebreus 10.24-25.
 

No comments:

A Figueira está de volta

Respondendo aos insistentes pedidos de antigos leitores do Epistolaonline, eis que anuncio o seu regresso. Na estrada, para a gloria de Deus.