Saturday, February 28, 2009

Arcebispo pede a fiéis 'jejum' de novelas durante a Quaresma

O arcebispo dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues abriu o período da Quaresma, ontem à noite, na Catedral Metropolitana de Sorocaba - durante a missa de imposição das cinzas - pedindo aos fiéis que façam um movimento de jejum no momento das novelas, em alusão à imagem que a teledramaturgia transmite no horário nobre e que distorce os valores defendidos pela Igreja Católica. É preciso passar, para o coração das pessoas, os valores do evangelho; é preciso uma grande mudança, uma conversão da mente e do coração de todos nós, disse.
Para os católicos, a quaresma representa o tempo litúrgico de conversão, em preparação para a festa da Páscoa. O período dura 40 dias: começa na quarta-feira de cinzas e termina no Domingo de Ramos. A cor litúrgica deste tempo é o roxo, que significa luto e penitência. É um tempo de reflexão, de penitência, de conversão espiritual; tempo e preparação para o mistério pascal. No Evangelho de São João, o pecado do mundo é a incredulidade. Precisamos jejuar dentro do coração, ressaltou o arcebispo.
Fonte: Cruzeiro do Sul

O Líder 360º







Este é um dos muitos livros do Dr. John C. Maxwell.
Jonh C. Maxwell é o maior especialista em treinamento de líderes do mundo. Palestrante e escritor com mais de treze milhões de livros vendidos, Maxwell é também fundador das organizações Injoy Stewardship Services e EQUIP, que já treinaram mais de um milhão de líderes em todo o mundo. Na audiência de suas palestras, é comum encontrar executivos das maiores empresas norte-americanas e líderes de governo.Seus livros já alcançaram as listas de best-sellers de jornais como o The New York Times e o Wall Street Journal. No aniversário de 10 anos da livraria virtual Amazon.com, Maxwell foi um dos 25 autores escolhidos para o Hall da Fama da empresa. Seu livro As 21 Irrefutáveis Leis da Liderança já vendeu mais de um milhão de exemplares nos EUA.
Veja numa única página todos os livros publicados por este excelente autor. É só clicar no título.

Meditação Diária


PRECISAMOS DE UM AVIVAMENTO

"...aviva a tua obra, o Senhor..." (Hc 3:2b). Nos jornais da cidade é comum encontrarmos, nas páginas de anúncios classificados, a expressão "Precisa-se". São indústrias, lojas e serviços em geral tentando solucionar os seus vários problemas, através da contratação de pessoas e serviços especializados. Há ocasiões em que as necessidades da igreja são patentes, e nós começamos a inquirir: "Do que é que precisamos? Qual é a nossa maior necessidade?". Precisamos de um avivamento: Nada substitui a presença de Deus. Os belos sermões podem fazer bem aos ouvidos, mas somente um avivamento os torna mensagens vivas de Deus; a música pode ser inspiradora, mas tão somente o sopro do Espírito a transforma em meio de adoração; a comunhão com os irmãos é importante, mas é a presença do Espírito que nos transforma em Família de Deus. Precisamos de um avivamento: Para queimar a palha, remover o orgulho; retirar a indiferença, matar a hipocrisia, aguçar a fé. Precisamos de um avivamento: Para levantar o nosso altar caído; para manter acesa a paixão pelas almas em nossos corações; para ajudar a enxergar os gigantes, mas ver a promessa do Deus de Josué e Calebe como maior ainda; para enxergar, não a Baal e seus profetas, mas o Deus de Elias. Precisamos de um avivamento: Nada o substitui. Os paliativos amenizam a dor, mas não a extirpam. Somente a presença do Espírito Santo dará o que precisamos.

PENSAMENTO

Nada substitui a presença de Deus, que transforma o homem caído em servo do Senhor.

ORAÇÃO

Aviva a tua obra, Senhor, para que o mundo seja transformado pelo Teu poder. Em nome de Jesus, amém.

LEITURA

Mateus 7 – Êxodo 37-38 – Provérbios 17

Pstr. Aguiar Valvassoura no seu Livro "Balsamo e Mel"

Jesus 2020: 4 PASSOS PARA DEUS (Clique Aqui)

Saiba como chegar a Deus em 4 passos.

PS: Para abrir, favor clicar no título
OBS: Proposta enviada pela igreja do nazareno de Emmaús.

Friday, February 27, 2009

UNICV - Universidade de Cabo Verde - Curso de Biodiagnóstico

A nossa Universidade pública tem aberto a inscrição para Curso de Biodiagnóstico.
Biodiagnóstico é uma nova formação no âmbito dos Cursos de Ensino Superior Profissionalizante (CESP) da Uni-CV.
As inscrições estão abertas até 6 de Março.
O curso será realizado em S. Vicente e na Praia e as aulas terão início em Abril.

PS: Para mais detalhes, favor clicar no título

Fotos do funeral da D. Adelina (Clique Aqui)



Ela faleceu no passado dia 19 de Fevereiro em Nova Sintra, Brava. O Rev. Noel Alves dirigiu o culto fúnebre que encheu por completo o templo de Nova Sintra. Por lapso, dissemos que o nome da nossa saudosa irmã era Idalina, quando, na verdade, o seu nome é Adelina. Nossas desculpas.
PS: Para ver fotos, favor clicar no título.

Dra. Eunice Araújo em Espanha

Depois de ter ido com o marido aos EUA, a nossa irmã, Dra. Eunice seguiu para Espanha. Ali, na companhia da Dra. Dulce Soares que saiu da cidade da Praia, esta manhã, dia 27, as duas vão dar continuidade aos estudos convista ao doutoramento. A estada delas na terra de Julio Iglesias é por uma semana.
Boa viagem.

A Igreja do Nazareno de Emmaús procura Pastor



Estamos de momento sem Pastor é com o consentimento e incentivo do nosso Superintendente Arthur Snijders que procuramos divulgar a nossa situação e ao mesmo tempo necessidade.
Tendo isto dito, peço-lhe encarecidamente que publique no site o perfil elaborado e pretendido num futuro Pastor para a nossa Igreja.
Para mais informações consulte este links: http://caminhonazareno.hi5.com/ e http://nazarene.nl/ aonde poderá ter acesso a fotos e vídeos que poderão dar uma visão mais esclarecedora da nossa congregação.
Uma só condição imposta pelo Superintendente é que o futuro Pastor terá que ter Passaporte válido na Comunidade Européia, ou seja, que não necessite de passar pelo processo de naturalização. Isto devido a frustrações passadas que querem ser evitadas desta vez.
A paz de Cristo.
Espero por uma resposta ansiosamente, obrigado.

Nota: Recebemos este apelo vindo da nossa igreja em Holanda.
A igreja do nazareno Emmaús está no processo de escolha de novo pastor e vem, por esta via, publicitar o perfil do pastor desejado.

PS: Para ler todo o documento, favor clicar no título

Thursday, February 26, 2009

Acampamento no Brasil (Clique Aqui)


Mais de 400 adolescentes reuniram-se no Acampamento Maanaim para reflectir sobre o tema SOU GERAÇÃO. O pregador oficial foi o Rev. Adérito Ferreira e nas devocionais: Pr. Geraldo, Pr. Christiano, Pr. Rafael e Pr. Daniel António. Foi um tempo de muita alegria, quebrantamento e chamado para o ministério. Deus usou todos os pregadores de forma especial. Agradecemos ao esforço do Rev. Adérito de ter viajado a Brasil para este tempo especial.


PS: Para ver fotos, favor clicar no título

Nota de Agradecimento

O marido Nerino Sança e os filhos Ariel Darius e Ruben Sança agradecem por esta via a todos que, por vários meios, repartiram a dor da perda da esposa e mãe Docha, ocorrida nos EUA.

Meditação Diária


FAMÍLIA: A NOSSA PRIORIDADE

Fizemos um estudo e ficamos surpresos ao saber que as famílias mais sólidas da igreja são aquelas que mantiveram constância na vida espiritual de seus filhos. Criados numa igreja sã, estruturada, com boa escola bíblica dominical e com um programa diversificado de ministração. Estas famílias têm hoje seus filhos bem educados, envolvidos na igreja e com casamentos sólidos. Os que deixaram a igreja com seus filhos ainda em formação colhem hoje os frutos de uma família totalmente desestruturada. Eis o motivo de afirmarmos que "a família é nossa prioridade". Como adultos, podemos nos adaptar a qualquer situação, mas, quando temos filhos e estamos formando vidas com caráter estruturado, precisamos de uma igreja que trabalhe conosco. Graças a Deus pela Igreja do Nazareno! Ela é nossa sócia e companheira; fundamentada na Palavra de Deus e organizada para ajudar.

PENSAMENTO

Famílias sólidas, filhos bem formados.

ORAÇÃO

Senhor, dá-nos perseverança e constância em todas as nossas ações que priorizam o ministério com as famílias. Em nome de Jesus, amém.

LEITURA

Mateus 6:19-34 – Êxodo 35-36 – Provérbios 16

Pastr. Aguiar Valvassoura no seu Livro Balsamo e Mel

Wednesday, February 25, 2009

Igreja do Nazareno entra em mais 4 Países



A última reunião da Junta Geral da Igreja do Nazareno, realizada nos EUA, na semana passada, na qual participou uma delegação
caboverdiana encabeçada pelo superintendente do distrito, confirma a entrada da nossa igreja em mais 4 Países - Guiné-Conacry, Niger, Moldavia e Noruega.
Com a entrada desses Países, perfazemos um total de 155 Países onde a Igreja do Nazareno é oficialmente reconhecido.
Para saber mais detalhes sobre essas novas áreas, favor clicar no título para ler toda a notcia em inglês.

Tuesday, February 24, 2009

Oziel é aniversariante



Hoje, dia 26 de Fevereiro, o nosso irmão e colega Oziel faz anos. Ele está na terra longe mas, como é óbvio, não poderíamos esquecer dos anos dele.

Nesta hora de soprar mais uma velinha, já quase na casa dos trinta, enviamos um grande e caloroso abraço ao rapazinho de Fajã de Baixo que foi inspirar em Povoação Velha e depois, depois emigrou para as terras de Roberto Carlos. Aqui está ele.

Deus te abençoe, broda.

Adilson Tavares no retiro



O jovem recém-convertido, Adilson Tavares, gémeo de Wilson Tavares e irmão do Rev. Carlos Tavares, está muito bem integrado. Ele converteu-se aquando da sua passagem pelos EUA, sob a influência do seu irmão pastor. Está presente no retiro em Achada Lém.
Deus abençoe o Adilson.

Achada Santo António cá dentro

Os jovens de Achada que normalmente saem para o interior em tempos de retiro, este ano, de forma sui geniris, escolheram a escola de OPEP em Achada, a 300 m da igreja para um tempo diferente. Aproveitaram a máxima de “ir para fora cá dentro”.

Rev. Austolino Levy a medir tensão



O nosso compadre e colega Levy aproveitou o retiro para controlar a sua tensão arterial. Como nós, ele também é hipertenso.
Como já se sabe, é aconselhável que pessoas com problemas de tensão arterial estejam sempre alerta e disponível para seguir a dieta recomendada.
O Rev. Levy está a dar o exemplo.

Retiro em Achada Lém



Os jovens de Assomada e Ribeira da Barca, liderados pelos seus respectivos pastores, encontram-se retirados numa escola em Achada Lém. Ontem, estivemos de passagem por lá e pudemos verificar “in loco” que está a valer a pena tal iniciativa. Entre outras actividades espirituais, sociais e recreativas, três jovens doaram sangue no HRSN (Hospital Regional Santiago Norte) e foram aceites como membros honorários daquele estabelecimento hospitalar. Ainda dentro do programa e à margem de uma palestra no polivalente local, algumas pessoas se enfileiraram para medir a tensão arterial.
A cozinha está entregue às donas Cesaltina e Deolinda que, segundo vimos e ouvimos, não podia estar em melhores mãos. Almoçamos lá e vimos os jovens a ratutirem à vontade.
O regresso está marcado no programa para amanhã à tarde, dia de cinzas.

Mini-semana em Nova Aliança

O Rev. Manuel Sança Gomes vai estar na igreja Nova Aliança, nos dias 27, 28 1 de Março para um tempo de pregação e reavivamento.
Voltaremos para mostrar as fotos.

JNI de Tarrafal de Santiago nos Picos

Depois de no ano passado ter estado em Ribeira Prata, este ano, os jovens do Conselho do ex-campo de concentração onde foi composto a música – ami seis anos na Tarrafal sem pode odja nha mãe – escolheram os Picos.
A informação é que está tudo nos trinques.

Preciosas Dicas para a Construção de um Casamento Feliz e Próspero


Não quero ser simplista e nem tampouco fornecer qualquer tipo de receita mágica a aqueles me lêem. No entanto, acredito que o sucesso familiar se deve em parte a observância de princípios, que se aplicados em nossa cotidianidade, contribuirão significativamente para a construção de uma família próspera e Feliz.
1) Aprenda a lidar com as suas diferenças entendendo que ambos (marido e mulher) são dotados tanto de virtudes, bem como de valores admiráveis, como também de falhas e limitações. Lembre-se: Casamento é mais do que encontrar a pessoa certa é ser a pessoa certa.
2) Cultive diariamente no jardim do seu lar o carinho e o respeito.
3) Confie no Senhor em todas as circunstâncias independente delas serem positivas ou negativas. 4) Diante das crises ou conflitos nunca hesitem em convidar um construtor de pontes.

O CONSTRUTOR DE PONTES.

"Certa vez, dois irmãos que moravam em fazendas vizinhas, separadas apenas por um riacho, entraram em conflito. Foi a primeira grande desavença em toda uma vida trabalhando lado a lado, repartindo as ferramentas e cuidando um do outro. Durante anos percorreram uma estreita, porém comprida estrada que corria ao longo do rio para, ao final de cada dia, poderem atravessá-lo e desfrutarem um da companhia do outro.
Apesar do cansaço, faziam-no com prazer, pois se amavam. Mas agora tudo havia mudado. O que começara com um pequeno mal entendido finalmente explodiu numa troca de palavras ríspidas, seguidas por semanas de total silêncio. Numa manhã o irmão mais velho ouviu baterem à sua porta. Ao abri-la, notou um homem com uma caixa de ferramentas de carpinteiro em sua mão. "Estou procurando por trabalho" ·- disse ele. "Talvez você tenha um pequeno serviço aqui e ali. Posso ajudá-lo?"· Sim!" - disse o fazendeiro - "Claro que tenho trabalho para você. Veja aquela fazenda além do riacho. É de meu vizinho, na realidade, meu irmão mais novo. Brigamos muito e não mais posso suportá-lo. Vê aquela pilha de madeira perto do celeiro? Quero que você me construa uma cerca bem alta ao longo do rio para que eu não mais precise vê-lo.
"Acho que entendo a situação" - disse o carpinteiro - "Mostre-me onde estão a pá e os pregos que certamente farei um trabalho que lhe deixará satisfeito".Como precisava ir a cidade, o irmão mais velho ajudou o carpinteiro a encontrar o material e partiu.
O homem trabalhou arduamente durante todo aquele dia medindo, cortando e pregando. Já anoitecia quando terminou sua obra, ao mesmo tempo que o fazendeiro retornava. Porém, seus olhos não podiam acreditar no que viam. Não havia qualquer cerca! Em seu lugar estava uma ponte que ligava um lado do riacho ao outro. Era realmente um belo trabalho, mas, enfurecido, exclamou: "você é muito insolente em construir esta ponte após tudo que lhe contei!!!" No entanto, as surpresas não haviam terminado. Ao erguer seus olhos para a ponte mais uma vez, viu seu irmão aproximando-se da outra margem, correndo com seus braços abertos. Cada um dos irmãos permaneceu imóvel de seu lado do rio, quando, num só impulso, correram um na direção do outro, abraçando-se e chorando no meio da ponte.
Emocionados, viram o carpinteiro arrumando suas ferramentas e partindo. "Não, espere!"
- disse o mais velho - "Fique conosco mais alguns dias. Tenho muitos outros projetos para você" ·E o carpinteiro respondeu: "Adoraria ficar, mas tenho muitas outras pontes para construir". Jesus é este carpinteiro! Diante das crises e dilemas construam pontes em vez de cercas. "

5) Verbalize o amor através de palavras e gestos. Existe algumas maneiras de dizer te amo para seu cônjuge:
a) Falando: Simplesmente dizer: "Eu te amo".
b) Ouvindo.
c) Servindo: prestar algum tipo de serviço, fazer algo especial para comunicar seu amor. Limpar o carro da esposa, consertar a torneira que está pingando, lavar a louça para ela, fazer o serviço de banco para o esposo, levar o carro dele na oficina, datilografar o trabalho do filho, arrumar o armário do filho (quando isto já não for obrigação sua). Toda a vez que você faz por uma pessoa algo que ela não espera, você diz "eu te amo".
d) presenteando: - dar um presente parece um gesto simples, mas pode representar muito para a pessoa que o recebe. Dar um presente de improviso (porque hoje é "dia de você") comunica que "estive pensado em você". Não precisa ser nada caro, pode ser até fazer o bolo favorito do esposo ou do filho.
e) Esteja disposto a sacrificar-se pelo seu cônjuge.

Pense nisso!
Renato Vargens
Fonte: Bolg de Renato Vargens

Meditação Diária

UMA HISTÓRIA ESPECIAL

"Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (João 3:16). Era um culto de acção de graças. O motivo, especial: Lázaro, arrimo das irmãs Marta e Maria, e amigo de Jesus, havia milagrosamente ressuscitado. A família está reunida. Jesus, à mesa. Casa cheia, e Marta, como sempre, servia. Entra Maria, com seu estilo de adoradora permanente, aproveitando cada momento para isso. Há pessoas assim, sempre gratas. Coração sempre às margens dos lábios. Agradecem por tudo, coisas grandes ou pequenas. Maria fez algo notório. Ela tem em suas mãos um vaso de alabastro, uma peça fina, construída com gipso de cor branca – uma pedra calcária de cor cinza e transparente –, adornado com delicadas sombras. No caso, estava cheio de bálsamo composto de mirra, cássia, cinamomo, cálamo e azeite de oliveira. Era algo de imenso valor para a época e cultura local. De repente, Maria derrama essa preciosidade aos pés do Senhor e os enxuga com seus cabelos. Há uma reacção em cadeia. O perfume encheu toda a casa, mas não perfumou o carácter de Judas. Este, tesoureiro do colégio apostólico, reage, afirmando: "Por que não se vende o produto e distribui o valor entre os pobres?". Qual era o valor? Em termos actuais chegaríamos a uns cento e cinqüenta reais. Espanta-nos o tamanho do coração dos mesquinhos: trocar uma atitude de adoração por uns míseros trocados. O coração mercenário de Judas não estava nos pobres, mas em seu próprio bolso e bem-estar. Devemos continuar enchendo o mundo nazareno. São mais de 12 mil igrejas que abrem seus "vasos de alabastros" e ofertam para missões. No mundo todo, 138 países receberão os benefícios transformados em clínicas, escolas, casas pastorais, em pequenos templos onde o trabalho está dando os seus primeiros passos. Jesus encerra o evento, solicitando que o ato de adoração desta mulher seja contado em todo lugar onde o evangelho for pregado (Mt 26:13).

PENSAMENTO

"A quem enviarei, e quem há de ir por nós?" - (Is 6:8)

ORAÇÃO

Que os nossos atos de amor e desprendimento pelos outros encham o mundo com o bom perfume de Cristo. Em nome de Jesus, amém.

LEITURA

Mateus 5:21-48 – Êxodo 30-32 – Provérbios 14

Pstr. Aguiar Valvassoura no seu Livro "Balsamo e Mel"

Saturday, February 21, 2009

Assembleia Geral

Guerra de Galo – um torneio inusitado




Na Brava aconteceu algo bastante interessante e deu para termos a idéia ate aonde vai a imaginação das pessoas. Na ilha Brava, a guerra de galo é algo que tem uma historia, mas há muito que não se ouvia falar em torneios de guerra de galo, com taça e tudo.
Nos espaços onde há poucas novidades, como a ilha Brava, as pessoas procuram criar e inovar, para ver o tempo passar mais rápido. Alguns jovens da localidade de Pe da Rocha, organizaram um torneio do tipo.
Participaram neste torneio seis galos da referida localidade, mas de casas diferentes, com regulamentos e árbitros. A disputa foi em sistema de todos contra todos. Vitoria, três pontos, empate, um ponto e derrota, zero pontos. Na final, foi vencedor o galo de um funcionário da Electra, conhecido por Tei di Minguinha. Para alem da taça, o galo do Tei teve direito a cinco litros de milho.
Os galos que se posicionaram no quinto e sexto postos tiveram como destino a panela. Foram depenadas e colocadas ao lume, na companhia de batatas, mandiocas, regada com um pouco de vinho. Ma sorte aos perdedores!
Proximamente será organizada torneios a nível da ilha, trazendo galos de Cachaco, Lomba, Nossa Senhora do Monte, Furna, Mato Grande, Baleia, etc, para assim movimentar a ilha, durante o final da semana. Já que ate ainda não há campeonato regional de futebol, algumas pessoas vão se divertindo com guerras de galo.
Fonte: Bravanews

Sou Geração daqueles que buscam a tua face ...


Esse é o tema do Acampamento de Carnaval JNI 2009.Será de 20 a 24 de Fevereiro em Serra Negra.
O Rev. Aderito Ferreira, pastor da igreja da Praia, é o evangelista.
Um grupo de jovens de Cabo Verde está a participar.

Retiro JNI – Sal


Os jovens das três igrejas do nazareno do Sal estão reunidos em Palmeira para um retiro com duração de 5 dias – de 21 a 25 de Fevereiro. Durante esses dias vão reflectir sob o lema: “Crescendo juntos... em amor”.
O número exacto de participação é de 35 jovens incluindo alguns não-cristaos.
O irmão Elias Sá Nogueira, presidente da JNI de Palmarejo, participa no evento como convidado especial.
Voltaremos para o rescaldo e fotos.

Rev. David Araújo nos EUA


Depois de, na semana passada, ter participado em dois retiros de pastores, de sotavento e barlavento, voou para os EUA para participar na reunião da Junta Geral. Nesta viagem, à semelhança do ano passado, fez-se acompanhar da sua esposa, Dra. Eunice e Dra. Mecildes Tavares sendo esta ultima membro da Junta Geral.
O regresso do trio está previsto para a próxima semana.

Geração Espiritual em Assomada

A JNI de Assomada agendou para essas mini-férias de carnaval uma serie de meeting versando o tema “Geração Espiritual”. Esses encontros acontecem no período de manhã no templo local.

Friday, February 20, 2009

Faleceu a nossa irmã D. Idalina




Faleceu na noite de ontem, dia 19, em Nova Sintra, ilha da Brava, a nossa irmã Nha Idalina, mãe da D. Loide Vaz que é esposa de Dr. Estêvão Vaz. O funeral é hoje, dia 20, apartir da igreja do nazareno de Nova Sintra, hora a indicar.
Nesta hora difícil, rogamos consolação do alto sobre toda a família.
Deus está no seu trono e não nos abandonará.

PS: Uma caixa está aberta no blog para registar condolências à família da Nha Idalina.

Thursday, February 19, 2009

Rev. Gilberto Évora no campeonato de windsurf



Ontem, dia 18, a RTP, ao passar as belas imagens do final do campeonato de windsurf em Ponta Preta, ilha do Sal, mostrou em grande plano um espectador especial. Estava bem acomodado numa cadeira a desfrutar da natureza que Deus criou. Ao ser focado pela câmara, sorriu. Este espectador era o nosso amado e mui querido irmão, Rev. Gilberto Évora.
Apesar de reformado, está sempre dando a sua colaboração quando solicitado.
Rev. Évora, um grande homem de Deus.

Amor em Cristo.com

Recebemos um alerta interessante da nossa agenda electrónica. Ela nos avisou que está a circular um site onde cristãos podem encontrar, apaixonar, noivar e até casar. Fomos dar uma espiadela. Existe e é serio. Até pastores encontraram esposas no site.
Caso esteja a precisar ou por simples curiosidade, dê um clique e conheça até onde está indo a criatividade dos evangélicos.
É só clicar no título.

ACHO QUE ATÉ DEUS ME ACHA FEIO…

Pastor,
Alguns dias atrás eu lhe escrevi, mas não sei se você recebeu meu e-mail. Por isso estou tornando a escrever-te. Estou muito ansioso, a ponto de "explodir". Tenho 38 anos, nasci em berço evangélico (igreja Presbiteriana) e até hoje estou nesse caminho.
O meu grande problema é que nunca namorei, devido a minha aparência que não agrada nenhuma mulher (tenho 1,60 e de pouca aparência), até hoje sou virgem e não sou homossexual! O meu desejo de amar uma moça e ser amado é muito grande. Não agüento mais orar, estou perdendo a fé e a esperança. A palavra de Deus parece não fazer mais efeito para mim.
Em provérbios 19:14 diz “... a esposa prudente vem do Senhor". Por que será que o Senhor me rejeitou essa benção? Será que fiz algo de errado? Não foi Ele que me fez feio assim? Sempre fui e vou à igreja; sou dizimista; ajudo missões; já fui diácono... Enfim, levo uma vida religiosa normal. Tenho dúvidas se realmente Deus me ama. Aliás, eu não entendo esse amor de Deus. A uns Ele dá tudo de bom. A outros, nada. Estou muito mal, mal mesmo. Já cheguei até pedir um câncer para Deus, para ir embora dessa terra. Só não cometo suicídio porque tenho medo de ir para o inferno. Mas se a Bíblia garantisse que o cristão que cometesse suicídio não perdesse a salvação, já teria tomado veneno.

PS: Para ler mais, é só clicar no título
Fonte: www.caiofabio.com.br

Tempo Sabi, Tempo de menino


Hoje fomos disentulhar uma daquelas fotos do tempo de ignorância,
como gosta de dizer o irmão e colega Socorro Fontes.
Tempo sabi, tempo de minino!
Tempo sabi, tempo de criança.
Noite sem lua
sentad na stera
Nu ta oviba storia
Té qui sol binha
Ma na noite de lua
storia ca tinha
modi é sima de dia
Tempo sabi, tempo de menino!
tempo sabi, tempo de criança.

Baptismo de dois pastores


Esta cerimonia data do ano de 1992. Entre outros jovens de Pedra Badejo e Achada Fazenda, constam os irmãos Lino Magno e Simão Vaz, actuais pastores em Mosteiros e Calheta São Miguel, respectivamente.
O Rev. Eugénio Rosa Duarte terá presidido a cerimónia na qualidade de pastor local.

Novos Pecados: Uma breve história

Agora inventou-se novas categorias de pecados. Como se não bastasse as já inventadas, alguns teólogos de meia-tigela apadrinhados e abençoados por um grupo, felizmente cada vez menor, que pensa e tenta convencer a si mesmo que é representante exclusivo de Cristo na Terra, descobriram novas categorias de pecados. Em vez de se redimirem de tanto mal e cegueira espiritual que impuseram ao povo, principalmente os ocidentais, vêem agora com esta nova ladainha julgando que continuamos burros.
Isto não é mais do que acrescentar lenha no argumento ateu. Essas heresias mais não fazem do que produzir mais descrentes numa organização cada vez mais caduca, incapaz de aceitar a realidade e falar a verdade com a a Verdade.
A nossa ética não pode continuar a impedir-nos de chamar os bois pelos nomes. Basta. Estribado apenas na tradição reinventam pecados e respectivos castigos. Onde está a Bíblia Sagrada?
Só para lembrar que, segundo Apocalipse 22: 18 diz: "Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro".

PS:Para conhecer a categoria dos novos pecados e suas respectivas punições é só clicar no título

Meditação Diária



QUE SONHO É ESTE QUE TIVESTE?

"Certa vez José teve um sonho..." (Gn 37:5). Os sonhadores incomodam. José, ainda jovem, sonha que uma quantia de feixes se curvam diante dele. Depois o sonho volta em forma de astros que caem diante dele. Seus sonhos incomodam seus irmãos. Eles se escandalizam, pois reconhecem nos sonhos de José algo que para eles não faz sentido, que supera o imaginável. Não sei por que, mas os sonhadores incomodam. Com suas histórias mirabolantes, seus delírios existenciais, trazendo a lua para a terra, os sonhadores incomodam. Será? Na verdade, a vida é feita de sonhos. Deixar de sonhar é começar a morrer. Onde quer que tenha ido, tenho tentado falar de sonhadores e seus sonhos. Se você examinar a Bíblia, verá que ela está cheia de sonhadores. É Jacó com sua escada ligada aos céus; é Abraão contando estrelas e areias na praia; é o menino Davi com sua funda, e vamos por aí, e adiante. Não são sonhos? Sim, mas todos tornaram-se realidade, pois: "Deus traz a existência as coisas que não existem". Olha Jacó voltando rico, tendo se reconciliado com o seu Criador e conquistado o perdão de seu irmão. E Abraão, avançado em anos, com cem anos, com um filho recém-nascido no colo, Isaque. Esta criança é o cumprimento de uma promessa de Deus, que é sempre a garantia de que um sonho, para nós, já é uma realidade para Deus. E Davi, um caçador de safári, com os pés na cabeça do gigante... já podemos vê-lo sentado no trono, como rei... Não deixe seu sonho morrer! Resgate-o. Mesmo que isto lhe custe o adjetivo de arrogante! Sonhar é viver.

PENSAMENTO

Deixar de sonhar é começar a morrer.

ORAÇÃO

Senhor, ajuda-me a continuar sonhando até o dia que estarei em Tua presença vendo a realidade do meu sonho. Amém.

LEITURA

Mateus 1 – Êxodo 20-21 – Provérbios 9

Pstr. Aguiar Valvassoura no seu livro "Balsamo e Mel"

Wednesday, February 18, 2009

Dra. Odette Pinheiro está de luto

A nossa querida irmã, Dra. Maria Odette Pinheiro está de luto. Esta manhã, dia 18, faleceu no hospital Baptista de Sousa em Mindelo, o padrasto dela.
Nesta hora de perda, enviamos em nosso nome pessoal e no da nossa família as nossas mais sentidas condolências à nossa querida irmã, Dra. Odette. Ela é especial para minha família.
Oremos a favor dela.

Ingrid é aniversariante hoje



A nossa amiga e irmã Ingrid Marrara Fonseca de Souza faz anos hoje, dia 17. Ela é brasileira, mora na cidade de Ielmo Marinho, em Rio Grande do Norte. Ela gosta de África e, apesar dos seus 12 aninhos, serve fielmente a Deus. Quem sabe, um dia ela venha conhecer este Continente maravilhoso.
Deus abençoe ricamente a Ingrid.

Meditação Diária


QUE QUERES QUE EU TE FAÇA?

"O que é que você quer que eu faça" (Mc 10:51). Há perguntas quase sem sentido! Perguntar para um cego o que ele gostaria que se fizesse a seu favor seria perguntar o óbvio, não acha? Para Jesus, não. Ele respeita a nossa vontade. Ele respeita os nossos pedidos. Ele não nos violenta. Ao encontrar-se com Bartimeu em meio a uma multidão ávida por sinais e milagres, Jesus atendeu ao seu clamor: "Jesus, filho de Davi, tem compaixão de mim...". "– O que queres que eu te faça?". Poderia aquele homem querer uma nova bengala, um cão-guia, óculos escuros, uma esmola, um novo ponto de mendicância, ou até mesmo, ser curado da sua cegueira... Quem o saberia? O cego pediu compaixão, mas Jesus reforçou: "O que queres...?". Se Jesus interrompesse hoje sua agenda para dar-lhe a atenção que você julga merecer, qual seria o seu pedido? Você teria uma lista para apresentar a Ele? Você saberia o que apresentar a Ele como a sua necessidade? Deus, através de Jesus Cristo, abre-nos os Seus tesouros e nos oferece qualquer coisa: "Tudo quanto pedirdes em seu nome... o farei...". Deus suprirá em Cristo Jesus as nossas necessidades. "Pede-me e te responderei..." Esses são os tesouros de Deus. Se Deus os abre diante de você, saberia o que pedir? Bartimeu ouviu o que Cristo também nos pergunta: "O que queres que Eu te faça?". Você tem a sua lista pronta? Apresente-a! Ele continua fazendo milagres!

PENSAMENTO

Os tesouros de Deus são herdados pelos Seus filhos.

ORAÇÃO

Senhor, sei que tenho herdado o melhor de Ti. Recebe minha lista de necessidades e atende as minhas orações. Em nome de Jesus, amém!

LEITURA

Hebreus 13 – Êxodo 18-19 – Provérbios 8

Pstr. Aguiar Valvassoura no seu Livro "Balsamo e Mel"

Tuesday, February 17, 2009

Consagração


Senhor meu Deus, EU SOU PÓ (Gen. 3:19)
Antes que o pó volte á terra,
Ajunta a minha vontade de barro,
Molda-me entre as tuas Mãos,
Dá-me a configuração que quiseres,
Porque incondicionalmente
Me entrego, barro vivente,
Nas mãos do Oleiro Divino.

Divino Mestre, EU SOU SAL (Mat. 5:13).
Utiliza-me, consoante a Tua vontade,
Tanto para amargar os meus próprios
desejos,
Como para eliminar a corrupção mundial
E também ser moído a temperar vidas
- As vidas daqueles que me cercam.

Glorioso Jesus, EU SOU LUZ (Mat.5:14).
Se por fricção poderei rebrilhar,
Fricciona-me como ferro contra ferro,
Pedra dura contra pedra dura,
Dor sobre a dor dos meus pesares.
Quero ser uma tocha incandescente
De resignação,
Quero ser um sírio de compreensão
em desgaste incondicional,
Quero ser uma lâmpada de sinceridade
Iluminando o antro escuro de Satanás.

Senhor, em consagração santa,
Utiliza o pó do meu corpo,
O sal da minha vida
E tudo o mais meu,
Para o Teu Divino Labor

Rev. Gilberto Sabino Évora
Fogo, Janeiro de 1960
“In Epistola, Vol. 4, Nº 5, Maio/1960”

Passagem de Cegonhas

Um bando destas aves, tão queridas dos casais jovens, na sua viagem migratória da França para o hemisfério sul, deixou alguns pacotinhos brancos, muito lindos, nos lares dos nossos pastores Luciano de Barros, António e Cornísia Leite, Álvaro e Isaura Andrade. Aberto os pacotinhos, com muito alvoroço e contentamento, em Dezembro, 9 de Janeiro e Fevereiro, acharam, respectivamente, uma virtuosa Maria Isabel, um intemerato David e um guapo rapaz, ainda por nomear. Parabéns aos pais e boa sorte aos viajantes.
“In Epistola às Missões, Fevereiro, 1954"

Em um Ministério, motivos correctos produzem resultados correctos

“O ministério começa com o coração, não com o desempenho”, um colega sabiamente observou.
Nós temos uma equipe de adoração tremendamente talentosa. Entretanto, durante um ensaio, seus componentes começaram a se envolver em um conflito à medida que alguns eram seleccionados para fazer solos enquanto outros eram ignorados. No domingo de manhã, as ofensas ainda estavam guardadas nos seus corações. Os cânticos pareciam óptimos, mas a atmosfera espiritual entre eles estava envenenada de rancor.
Nosso culto tinha começado e o pastor escapuliu silenciosamente para a parte de trás do santuário a fim de adorar e estar a sós com Deus. Entretanto, um olhar de preocupação surgiu em sua face em pouco tempo.
Sem alarde, nosso pastor pegou o microfone sem fio e moveu-se para a parte de frente. Ele sussurrou para cada membro da equipe de adoração, após o que cada um saiu do púlpito e foi para o meio da congregação. Finalmente, somente o pastor e o tecladista ficaram liderando a adoração. Aqueles que estavam com os corações endurecidos em relação a Deus tiveram tempo para entrar em sua presença, para se arrependerem e se reconciliarem antes de retornarem ao púlpito e ficarem diante das pessoas.
Motivos correctos produzem resultados correctos. Motivos encobertos por desejos de aparecer ou ter uma posição irão produzir resultados errados, tais como conflito, divisão, magoa e dor.
“O SENHOR, contudo, disse a Samuel: Não considere a sua aparência nem sua altura, pois eu o rejeitei. O SENHOR não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o SENHOR vê o coração” (I Samuel 16.7)

Meditação Diária


QUANDO DEUS CHOROU

"Jesus chorou" (Jo 11:35). A única vez que se ouviu que Deus chorou foi quando Lázaro morreu. Alguém diria: "Não foi Deus, foi Jesus!". Verdade. Mas, também é verdade que Jesus é Deus. Esse é o ponto central da nossa fé: Deus encarnou-se em Jesus de Nazaré, no ventre da virgem Maria. Todos os atos de Jesus foram atos de Deus. Em Jesus, Deus ganhou pernas. Experimentou sabores, misturou-se com a vida que Ele mesmo criara. Também experimentou sentimentos e circunstâncias, que não existem no ambiente da Eternidade: frio, desprezo, cusparada na cara, uma manjedoura fétida (por mais bonitinha que a desenhem), traição, crucificação – sim, até à morte! Deus tudo experimentou no corpo de Jesus de Nazaré, mas o mais encantador de tudo é que Deus chorou. Diante do que Deus choraria? Deus chorou diante da morte. Ele não a criou. Ela é agressiva. De repente, uma pessoa torna-se inerte, em poucos minutos deteriora, o cheiro azeda, a cor foge... Deus chorou diante da morte. Ele não gosta da morte. Ele é vida. Jesus é vida. Ele é o autor da vida. Ele é a origem da vida. Ele se define como vida, ressurreição, morte da morte. Vida! Deus chorou. Gosto de um Deus que chora conosco. Entende as nossas dores e sofrimentos – entende, porque as sofreu na pessoa de Jesus Cristo. Em meio às suas mais profundas solidões e desespero, lembre-se: Deus entende o que se passa com você. Ele sofreu na carne e sabe que você sofre. Por isso Ele lhe diz hoje: "Não chores mais...".

PENSAMENTO

Jesus: Ele e o Pai são um.

ORAÇÃO

Pai, enxuga hoje meu pranto. Preciso de Ti para encarar as mais profundas lutas deste dia. Em Cristo, amém!

LEITURA

Hebreus 11:22-40 – Êxodo 15 – Provérbios 6:1–7:5

Pstr. Aguiar Valvassoura no seu Livro "Balsamo e Mel"

Monday, February 16, 2009

EU TRAÍ O MEU MARIDO!

Esta é uma confissão anónima que faz ficar em pé os cabelos da nossa cabeça. Realmente, estamos a viver dias difíceis. A mulher diz ser crente.
Para ler toda a carta e ver os detalhes, é so clicar no título.

Queda de um avião comercial nos EUA



No passado dia 12 de Fevereiro, as manchetes de quase todos os canais mostravam destroços de um avião comercial que despenhou numa zona residencial nos EUA. Morreram os 49 ocupantes e outras pessoas em terra. O que não sabíamos, e que agora estamos a saber, é que, por pouco, o aparelho cairia em cima da igreja do nazareno de Amherst.
O pastor Patrick Fleming, pastor da igreja do nazareno de Amherst, disse não ter conhecimento de qualquer membro da igreja do nazareno no acidente. Por ser numa zona de forte implantação da igreja do nazareno, pede oração a favor das famílias atingidas.

PS: Para mais detalhes, queira ler a notícia em inglês, clicando no título.

Por que fizeste isso, Senhor?

Às vezes quando o Senhor circunstancialmente estraga nossos planos pessoais, nós pensamos que Ele está nos tratando como inimigos, quando, na verdade, Ele está agindo como nosso melhor amigo.
A lenda diz que Genghis Khan, o rei Mongol do 13º século, estava caçando num dia quente de verão, com o seu falcão favorito assentado sobre o seu pulso. Morto de sede, o rei procurou uma fonte de água fresca. Por fim, para sua alegria, ele viu um pouco de água gotejar vindo de cima, da extremidade de um precipício rochoso. O rei apeou do cavalo, pegou uma pequena caneca prateada no seu bolso de caça e a segurou para coletar as gotas que iam caindo lentamente.

PS: Para ler mais, favor clicar no título
FONTE: Bom Caminho

Sunday, February 15, 2009

Cabo Verde na Agenda de Hilquias Alves


O saxofonista brasileiro Hilquias Alves tem Cabo Verde na sua agenda, de 5 a 11 de Março deste corrente ano. Não sabemos ainda em que evento virá participar. Mas, certo, certo é que agendou vir a Cabo Verde.
Para confirmar, queira clicar no título.

Faça um teste da sua Auto-estima

Ter uma auto-estima elevada é sentir-se confiantemente adequada à vida, isto é: competente e merecedora. Ter uma auto-estima baixa é sentir-se inadequada à vida, errada, não sobre este ou aquele assunto, mas errada como pessoa. Ter uma auto-estima média é flutuar entre sentir-se adequada ou inadequada, certa ou errada como pessoa e e manifestar essa inconstância no comportamento. Agora, que você já compreende melhor, responda as perguntas abaixo:

1) Você cresceu em uma família na qual havia muito amor e compreensão? (se sim, dê uma nota 9 ou 10; se não dê uma nota menor)
2) Você é sempre honesta a respeito dos seus sentimentos quando lida com as outras pessoas? (se for honesta, dê nota 9 ou 10; se não dê uma nota menor)
3) Você está fazendo um esforço para resolver questões pendentes da sua vida, ou está adiando lidar com elas? (se a resposta for positiva, dê nota 9 ou 10; do contrário dê uma nota menor)
4) Sempre se oferece para ajudar pessoas mais necessitadas que você? (se você ajuda, dê nota 9 ou 10; se não dê uma nota menor)

PS: Para continuar, favor clicar no título
Fonte: itodas

Saturday, February 14, 2009

Jesus para uma Nova Geração


Jesus para Uma Nova Geração é uma forma de você estar em contato e apoiar jovens que estão ali na esquina ou do outro lado do mundo. Ao investir em eventos, evangelismo ou projetos de construção, você fornece recursos para Ministérios de Jovens, possibilitando seu crescimento e impacto no mundo para o Reino de Deus.

Ps: Para ler mais, favor clicar no título
Fonte: www.nazarene.org

Notas de Viagem




Tenho dito sempre: entre as muitas bênçãos de ser superintendente de um distrito, existe uma que me é particularmente preciosa, a de poder num curto espaço de tempo visitar varias congregações e ver o mover de Deus nelas.
Desta vez a experiência se repetiu na ilha do Fogo, onde estivemos de 7 a 12 do mês de Janeiro.
Na longa viagem de São Filipe a Mosteiros em companhia dos Revs. Barros e Monteiro, sob chuva mansa num piso já maltratado, a alegria de saber que do outro lado da lha, a família pastoral Magno nos esperava juntamente com uma excelente congregação em Mosteiros, para um período de louvor e proclamação da Palavra de Deus. A missão em Corvo se apresenta como uma congregação em momento de parto para uma nova igreja organizada. Que maravilhas Deus tem feito nos Mosteiros!
Ter mais de 85 pessoas, entre homens, mulheres e crianças, adorando ao Criador, num exíguo espaço de não mais do que 25 m2, em Relva, num dia de frio intenso e após um estafante dia de trabalho (de recordar que os irmaos percorrem muitíssimos Kms, para as actividades da pesca, agricultura ou pastorícia). Que maravilhas Deus tem feito em Relva!
Participar da inauguração de mais um lindo templo nazareno em Patim, com entusiasta participação das congregações de Figueira Pavão, Luzia Nunes, Patim, Mosteiros, Relva, São Filipe e São Jorge, demonstrando a receptividade do povo do Fogo a Deus e testemunhando que ainda há muito por fazer. Que maravilhas Deus tem feito na ilha do Fogo.
Ouvir dos pastores Gastão Correia, Ezequiel Borges e Josué Monteiro, a visão de plantação de novas igrejas em localidades de grande abertura à mensagem de Santidade pregada pela igreja do Nazareno, nos anima com a certeza de que o nosso futuro será melhor do que o nosso passado.
Nesta manhã, oro para que Deus mude o entendimento, a mente (Rom. 12: 1 e 2), de muitos do seu amado povo, que não conseguem ver o mover, o actuar de Deus. A mensagem clara é: desistir de destruir o próximo, abandonar a frouxidão de conduta, despromover o desdém, agir com hombridade, e lembrar que Cristo morreu pela Sua amada igreja.
Que maravilhas Deus tem feito entre nós!

Rev. David Araújo
“In ELO, Janeiro 2009”

Retiro de Pastores em Mindelo

À semelhança do grupo de Sotavento, os pastores de Barlavento encontram-se reunidos, hoje, dia 14, em Mindelo, para o retiro programado. O local escolhido é o hotel Foya Branca em São Pedro.
O dia começou cedo, às 7:30, com o pequeno-almoço e, conforme reza o programa que é rigorosamente igual ao que foi cumprido no grupo da Praia, o Dr. Jorge de Barros encarregou-se do Devocional. A parte restante do tempo está a ser toda ela preenchida com diálogo ministerial.

Friday, February 13, 2009

Cada vez mais cedo...



Um caso de paternidade precoce virou o assunto mais discutido do Reino Unido. Alfie Patten, de treze anos, mas com cara de oito, acabou de ser pai de Maisie Roxanne. A mãe da menina, Chantelle Steadman, tem quinze anos. O adolescente contou ao “The Sun" que juntamente com Chantelle decidiu não realizar um aborto e que Maisie foi resultado de apenas uma noite de sexo sem proteção.
Pois é, a cada ano o número de adolescentes que se aventuram no mundo do sexo é cada vez maior, junta-se a isso o fato de que existe uma quantidade a nível “estratosférico” de meninas grávidas. Talvez isso se deva em parte ao incentivo que a sociedade pós-moderna dá a precocidade infantil.Tenho a impressão de que o fato de incentivarmos os nossos adolescentes a desfrutarem de um mundo a qual não lhes pertence, contribui significativamente para empobrecimento da sociedade brasileira. A cada ano que passa, os pré-adolescentes desse novo tempo vêm abandonando praticas da meninice em detrimento de uma maturidade abstrata e superficial. No afã da maturação, muitas vezes incentivados por seus pais, tais meninos, cedo, param de brincar de boneca, de botão, de bola, de pique, e outras coisas mais, isto porque, o chique é ter filhos cada vez mais “maduros”.
Caro leitor, noticias como estas nos mostram que o Brasil e o mundo estão passando por um período tenebroso na história da humanidade, onde nitidamente se percebe total inversão nos valores da sociedade. Como já dizia o profeta Isaías, o bem é considerado mal e o mal bem; a luz é vista como escuridão, e a escuridão como luz. Infelizmente, a cada novo dia, o que era certo parece tornar-se errado e o errado parece tornar-se certo.
Diante disto, cabe a cada um de nós revermos nossos valores não nos deixando moldar por este sistema. Lembre-se que somos chamados por Deus a vivermos uma vida onde a liberdade e a responsabilidade transformam-se em marcas de uma geração comprometida com seu Senhor e consigo mesma.
Pense nisso!

Fonte: Blog de Renato Vargens

Pegando o boi pelo chifre!


Tenho um amigo que há pouco ficou desempregado. Durante, algum tempo ele conseguiu subsistir com parte da indenização recebida, contudo, com o passar dos meses, o dinheiro que o sustentava acabou, o que proporcionou a ele a decisão imediata de empreender um negócio próprio. Renato juntamente com sua esposa Lídia, faziam artesanalmente sacolés em casa, os quais vendiam a sua vizinhança. Percebendo a aceitabilidade do produto, decidiram arregaçar as mangas, aprimorar a qualidade da mercadoria e colocar o pé na estrada. Em pouco tempo de trabalho o sacolé “Pura Fruta” ganhou notoriedade nas praias de Niterói.

Caro leitor, o meu amigo preferiu "pegar o boi pelo chifre" a ficar pelos cantos da casa reclamando da crise que tanto nos preocupa. Aliás, você já percebeu que pessoas que desenvolvem em sua vida um comportamento murmurador não chegam a lugar nenhum? Pois é, o segredo do sucesso se encontra no trabalho. Mesmo sendo crente há muitos anos, jamais presenciei o meu amigo transferindo a responsabilidade de seu infortúnio profissional para Deus. Na verdade, ele sempre soube que a provisão e o sustento por parte do Senhor se dão em situações onde trabalho, coragem e disposição se fazem presentes.

Gente como Renato, rejeita veementemente a “gabrielização da vida”. Podem até ter nascido assim, ou ficado assim, no entanto, viver e morrer assim, jamais. Para estes, a fé em Cristo tornou-se a mola propulsora que os impulsiona a acreditar que o trabalho unido à inteligência é absolutamente capaz de nos conceder uma vida melhor e digna.

Pense nisso!

Fonte: Blog deRenato Vargens

Atenção: Rev. Jorge Rocha - Noruega

Acabamos de enviar uma mensagem URGENTE em MSN offline para o Rev. Jorge Rocha. Alguém com o seu contacto telefónico poderia avisá-lo, por especial favor.

O caminho mais fácil

Seria tão mais fácil calar que expor; dissimular que enfrentar; concordar que questionar. Eu sinceramente prefiro a calma à turbulência; a alienação à contestação; a paz à tensão. Desisto. Não me entendo, não me explico. Sinto um formigão e me lanço afoito ao debate das idéias. Talvez, imagine encontrar magnanimidade, grandeza humana.
Seria tão mais fácil não balançar o barco e navegar em águas tranqüilas (meu corretor não abre mão do trema). Concordo, não se deve corrigir o rei. Admito, não se questiona o que foi posto como absoluto. Reconheço, não se constrange a maioria.
Seria tão mais fácil deslizar para a aposentadoria como uma unanimidade. Melhor deitar na fama do mito. Sim, a arte de forjar uma personagem não exige muito. Representar bem não é complicado. Desempenhar de acordo com as expectativas da multidão vem com poucos ensaios. Os cacoetes grudam na pele e a gente acaba cumprindo qualquer roteiro.
Seria tão mais fácil seguir o caminho já trilhado. Não sei porquê, fui para a contramão. Sem programar, acabei remando rio acima. Fiz escolhas dolorosas. Aliei-me aos marginais. Pousei na periferia. Tropecei na fronteira do pensamento ortodoxo. Espiei por cima do muro do consenso. Acabei exilado.
Tudo era fácil. Agora tenho que explicar-me para quem me quer bem. Tenho que sofrer com as inquietações de quem me engolia seco. Tenho que lidar com as deserções de quem suspeitava de mim.
Seria tão mais fácil descer a ladeira. Mas eu precisaria rachar por dentro e conviver com um impostor parecido comigo. Não tenho escolha. Obriguei-me a conviver com as minhas dificuldades. Morrerei abraçado comigo mesmo.
Soli Deo Gloria.
Por, Ricardo Gondim

Combati Bom Combate...


Meus irmãos – jovens e anciãos!
Ultimamente, tenho pensado em vós, como valorosos e autênticos componentes da falange bendita do nosso Mestre.
Vós me tendes inspirado coragem e desejo de vos imitar, porque oiço que estás testificando do poder da segunda obra da graça: a santificação.
Folgo-me com a maneira como falais, com gestos nobres, porte garboso, atestando que prosseguis, corajosamente, para o alvo, fazendo a vontade do Senhor. Alegro-me, ainda, porque, não como covarde, que não pode permanecer até o fim, estais atentos nos vossos postos vigilantes, contribuindo com o apoio que de vós é requerido, sem desertardes.
Enquanto pelo mundo se espalha a grita de duro por duro, ódio por ódio, mal por mal, olho por olho, distingue-se, perfeitamente, que o vosso combate é diferente, porque vos apresentais revestidos da armadura de Deus (Efésios 6: 13-18). E, se neste auspicioso combate tendes vencido a ira com a paz, a calunia com o silêncio, o mal com o bem, é porque fazeis parte de um povo santo. E, pelo valor que tendes demonstrado, quando ides testificar na cidade, nas vilas ou nas aldeias das vossas ilhas, digo-vos, resolutamente, que pertenceis à casta dos 300 de Gedeão.
Esforçai-vos, irmaos, para mais e para melhor, porque Deus está connosco e virá o dia em que podereis, como Paulo, alegar: COMBATI BOM COMBATE.

Rev. Gilberto Évora

“In Epistola às Missões, Fevereiro 1954”

Distrito recebeu Placa



A igreja do nazareno no Brasil enviou, por intermédio do Dr. Jorge de Barros, uma placa ao distrito de Cabo Verde em sinal de reconhecimento do apoio prestado na implantação da igreja do nazareno naquelas paragens.
De recordar que foi de Cabo Verde que seguiram, para alem de missionários americanos, vários pastores para plantar a igreja do nazareno no Brasil.
Por ocasião dos festejos do cinquentenário do Nazareno no Brasil, entenderam ser de justiça o reconhecimento em placa.
Obrigado Brasil!

Meditação Diária


UM FUTURO MELHOR QUE O PASSADO

"Continuemos com os nossos olhos fixos em Jesus, pois é dele que depende nossa fé, desde o começo até o fim" (Hb 12:2a). Há pessoas que são escravas do passado. Vivem remoendo as coisas antigas. Falhas, sucessos, decepções, êxitos. "Tempo bom era aquele...". Será que é verdade, que o passado é sempre o melhor tempo da vida? Vindo do interior, como muitos de nós, a minha mente, de quando em quando, leva-me pelos caminhos da minha primeira e segunda infância e um pedaço da minha adolescência. Que dias maravilhosos... mas difíceis! Quase tudo era pouco, menos a energia e o amor da família. O restante era bem pouco! Sou daqueles que gostam de olhar para frente. Olhar para trás é bom para avaliar o quanto já caminhamos, mas voltar... jamais! Mesmo com as muitas lutas que todos travamos, precisamos olhar para o futuro próximo e para o futuro eterno. O futuro próximo mostra os nossos filhos alcançando o que não alcançamos, os nossos netos vivendo muito melhor do que nossos filhos viveram, educação mais aprimorada do que a nossa. No futuro mais avançado, não contemplamos uma lápide com duas datas – a de entrada e a de saída. Pelo contrário, lembramos a palavra do nosso Salvador: "Na casa de meu Pai há muitas moradas...", e há um lugar para você. Enxergamos com os olhos de João: "Vi novo céu e nova terra... não há mais lágrimas... nem separação... nem morte!". Ah! O nosso futuro será muito melhor do que o nosso passado. O que passou faz parte do ontem; é melhor olhar para a aurora! Um novo dia vai nascer e esse dia nunca acabará. Seu nome: Eternidade! Não será melhor?

PENSAMENTO

O futuro será sempre melhor que o passado.

ORAÇÃO

Pai, ajuda-me a enxergar com os olhos da fé o único caminho – Jesus. Ele é meu Senhor e meu Salvador. Por Ele, amém!

LEITURA

Hebreus 9:23–10:18 – Êxodo 9-10 – Provérbios 3

Pstr. Aguiar Valvassoura no seu Livro "Balsamo e Mel"

Thursday, February 12, 2009

Retiro de Pastores de Sotavento


Caiu o pano a poucos minutos atrás sobre o retiro de pastores de Sotavento, aberto hoje, dia 12, na Praia. O encontro teve como palco o hotel Praia-Mar e teve 24 participações exceptuando os pastores de Maio e Brava que não puderam estar presentes por motivos de transporte.
O retiro começou às 7:30 com um rico pequeno-almoço. Às 9h da manhã, a senhora Ministra da Presidência de Concelho de Ministros e Assuntos Parlamentares esteve na mesa para abrir oficialmente o certame. Na mesma hora, o Dr. Jorge de Barros entregou ao Sr. Superintendente do distrito, Rev. David Araújo, uma placa enviada de Campinas em reconhecimento do contributo de Cabo Verde ao trabalho nazareno no Brasil.
Na segunda hora, depois de um pequeno break, o Dr. Jorge de Barros abriu a Bíblia em actos Cap. 10 e fez aquilo que só ele mesmo sabe fazer. Falou de “quadrúpedes” enviados por Deus, da “síndrome de Pedro” e vitoria que temos apesar dos “répteis e quadrúpedes” que nos aparecem pela frente.
O resto de tempo foi preenchido com diálogo ministerial.
Há muito mais para dizer. Logo que o texto estiver editado será dado à estampa.
Aguardem.

A Placa foi descerrada


Os filhos, netos e bisnetos perfilaram à entrada do salão para descerrar a placa indicativa de que o salão já está operacional e vai se chamar salão Francisco Veiga.
A filha Ida pediu que se cantasse o hino 336 do hinário – Louvor e Adoração – hino que, segundo ela, era o preferido do Sr. Chico. Depois, o Rev. Armando Sá Nogueira falou da época em que era pastor em Achada e aludiu ao Sr. Chico.
Por ultimo, o Rev. Jorge de Barros, convidado de honra na cerimónia, falou do Sr. Chico como um homem parcos em palavras mas, o pouco que deixava sair tinha peso. A casa da família Veiga recebeu o primeiro culto em Achada, graças à fidelidade do Sr. Chico.
O salão ficou nos trinques, com um tecto falso, de primeira, oferecido pelo irmão Chando de Nha Manuela.
O Rev. Manuel Barros esteve na frente dirigindo a obra, ora inaugurada.

PS: Favor clicar no título para ver fotos da inauguraçao

Meditação Diária


O QUE SÓ JESUS VIU

"Levantai os vossos olhos e vêde os campos, prontos para a ceifa..." (Jo 4:35b). Uma das histórias mais conhecidas da Bíblia é a do encontro de Jesus com a mulher samaritana. Há pontos e contos acrescentados a esta narrativa. Todo pregador e escritor cristão dela se utiliza para enriquecer o seu ministério e procurar alcançar as pessoas com o Evangelho de Jesus Cristo. É uma passagem bíblica não só muito conhecida, como muito aplicada. Para mim, o melhor desta história é o que só Jesus viu. Para refrescar nossa memória, é importante lembrar que Jesus permanece junto ao poço de Jacó, enquanto seus discípulos marcham para a cidade, a fim de comprar alimentos. Certamente, a caminho da cidade, eles cruzaram com uma linda senhora com um cântaro vazio no ombro. Com certeza, ela era linda, pois havia conseguido casar cinco vezes e já estava com o sexto marcado. Teria que ser linda, não é verdade? Esta senhora, ao chegar ao poço de Jacó, encontra-se com Jesus e estabelece com Ele uma estranha conversa. "Água... sede... quem és...? ...de onde vens? ...aonde se adora?" A conversa é diversificada. A verdade é que a mulher leva de volta mais do que um cântaro cheio: leva água reluzente, um sorriso no rosto que ninguém poderia apagar. E os discípulos? Certamente cruzaram com a mesma mulher quando voltavam ao Poço de Jacó. E nada notaram. Quando se encontraram com Jesus, ouviram dEle: "Levantai os vossos olhos e vêde...". "Vocês viram? Não viram nem na ida, nem na volta? Uma mulher sedenta, vazia, sem rumo. Mudando de maridos porque não podia mudar de vida... vocês não viram?" É assim mesmo. Continuamos "à toa na vida, vendo a banda passar" e não notamos gente vazia ao nosso redor. Dizendo que querem água... mas na verdade precisam é de Deus. A água viva.

PENSAMENTO

Levante os teus olhos e veja!

ORAÇÃO

Senhor, Te agradeço pelo maravilhoso encontro que tive contigo. Sei que foi através do Teu Filho Jesus. Amém!

LEITURA

Hebreus 9:1-22 – Êxodo 6:28–8:32 – Provérbios 2

Pstr. Aguiar Valvassoura no seu Livro "Balsamo e Mel"

Wednesday, February 11, 2009

Rev. Adérito Ferreira vai ao Brasil



O Rev. Ferreira vai ao Brasil para participar no acampamento de carnaval, como pregador, para cerca de 800 pessoas entre jovens e adolescentes. A viagem está marcada para próxima semana, dia 17. Com ele seguirá um grupo de 10 jovens encabeçado pelo presidente distrital da JNI, Rev. Francisco Vaz para participar no evento.

Síndrome de burnout: não se deixe queimar (+ lido em jul 2008)

A saúde dos líderes pastorais tem sido colocada em cheque constantemente por uma série de males que têm acometido vários pastores nos últimos dias. Os pastores lutam com desafios espirituais em sua essência, mas, não se limitam a estes. Como sujeitos “bio-fisio-psico-socio-espirituais” lidamos o tempo todo com outros indivíduos que mantém a mesma complexidade. Desta dinâmica de relacionamentos uma série de males pode emergir.
Dentre as doenças que têm sido diagnosticadas existe uma sobre a qual eu nunca havia ouvido falar até a pouco tempo. É a chamada “Síndrome de Burnout”, um mal que parece ter sido feito sob medida para os líderes pastorais que tem na ministração a outros a sua marca de trabalho.
Pregar, ensinar, liderar, aconselhar, visitar, consolar, encorajar, corrigir, planejar, mediar etc. São tarefas que têm tudo a ver com a possibilidade do líder sofrer desta síndrome. Já foi constatado em pesquisas que os profissionais expostos a altos níveis de estresse e aqueles que trabalham em funções em que precisam se doar mais como pessoas são os que mais apresentam este mal.

PS: É recomendavel que todos os pastores leiam este artigo escrito à medida e dimensão de um verdadeiro servo. É muito importante para a nossa saúde. Não perca. Para ler todo o artigo, basta clicar no título

Fonte: INSTITUTO JETRO

Rev. Gastão Correia faz anos hoje


O nosso amado irmão e colega, Rev. Gastão Lopes Correia é aniversariante hoje, dia 11. Poderíamos aproveitar o ensejo para enviar um abraço mas, dado que ele está de viagem esta tarde para Praia, para assistir o retiro de pastores de Sotavento, reservamo-lo para amanhã, de manhã, quando começar o retiro. Para aqueles que não vão poder vê-lo, podem aproveitar o móvel dele, Nº 9917095 e enviar as felicitações.
Longa vida ao primogénito da D. Olga.

Retiro de Pastores

O retiro antes programado para Mindelo foi reformulado. Sendo assim, os de Sotavento reunir-se-ão amanhã, dia 12, na cidade da Praia, e os de Barlavento, dia 14, em Mindelo. Em ambos os encontros, o casal Barros estará a dirigir na parte de manhã. Na parte da tarde, o Rev. Mark Low, director sub-regional, será o palestrante. As esposas de pastores ficarão com a Dra. Manuela de Barros.

Meditação Diária


O PROPÓSITO DO PENTECOSTES

"...todos os seguidores de Jesus estavam reunidos no mesmo lugar" (At 2:1b). Desejo ressaltar três coisas que recebemos de Deus no Pentecostes: 1. Dá-nos Poder: "recebereis poder". Os discípulos entendiam o que Jesus dizia, pois viram este poder em suas vidas. O modelo era o Espírito que operou na vida dEle: "O que crê em mim fará as obras que eu faço". O protótipo era o próprio Jesus. Pode-se defini-lo como poder sobre o pecado. Jesus venceu o pecado. Mas também é poder sobre o diabo – que é o príncipe deste mundo. Jesus o venceu e afirmou: "O que é nascido de Deus não vive na prática do pecado.... E o maligno não lhe toca". E é poder sobre o mundo, sobre o espírito do mundo: cobiça, inveja, vaidade, vanglória. Satanás disse-Lhe: "Tudo te darei". Jesus disse: "O meu reino não é deste mundo... Eu venci o mundo". A Igreja precisa do poder do Espírito. Isso era evidente naqueles dias: coxos andavam, mortos ressuscitavam, demônios eram expulsos. 2. Dá-nos Pureza: "pousou sobre eles línguas como de fogo...". Prego sobre esse tema sem extremismos. O fogo era o agente purificador de Deus. A Igreja não sobrevive sem o fogo do Espírito. Há muita palha na igreja em nossos dias. O fogo vem para queimar pecado, malícia, ciúmes, inveja, divisão. Havia isto entre os discípulos: Um à direita, outro, à esquerda; Pedro queria ser o líder, mas seu coração foi purificado dessa ambição: nada concede mais autoridade do que uma vida limpa. José venceu no Egito pela sua pureza. Daniel na Babilônia, pela sua pureza. Jesus venceu pela sua pureza. Eis a nossa vitória: "O Sangue de Jesus nos purifica de todo pecado". Podemos afirmar: "Nenhuma condenação há em mim, pois estou em Cristo Jesus". O Pentecostes produz pureza. 3. Dá-nos paixão: "...até os confins da terra...". Deus só alcança o mundo através de pessoas apaixonadas por Jesus e pelos perdidos. Moisés dizia: "Perdoa o povo, ou risca o meu nome..."; Isaías: "Envia-me a mim"; Paulo: "Ai de mim se não pregar..."; e Jesus: "Pai, perdoa-lhes...." Deus não tem outro método, senão usar pessoas apaixonadas. Olhe o seu mundo. O seu país. A sua cidade.

PENSAMENTO

Não tenha medo do Espírito Santo... Tenha medo do pecado.

ORAÇÃO

Vem, Espírito Divino, vem ao meu coração. Vem com poder, força e glória! Vem! Eis a minha oração.

LEITURA

Hebreus 8 – Êxodo 5:1–6:27 – Provérbios 1

Pstr. Aguiar Valvassoura no seu Livro "Balsamo e Mel"

Tuesday, February 10, 2009

Você está pronto para ouvir a verdade?

Nos cansamos de afirmar que sinceridade é a qualidade que mais admiramos nas pessoas. No entanto, nem sempre sabemos nos comportar quando finalmente ouvimos a tão esperada verdade. Aí, começa a reflexão mais importante: quem está pronto para ouvi-la com sabedoria e discernimento? Alguns indivíduos querem saber “de tudo” simplesmente para tentar controlar os outros e manipular os acontecimentos. Outros lutam incansavelmente para descobrir todos os detalhes de um fato apenas para se encherem de argumentos e razões – desejam estar sempre certos. E existem ainda aqueles que ocupam, sem nenhuma culpa, o lugar de juízes: estão prontos para acusar, julgar e, de preferência, condenar.

Por, Rosana Braga

Fonte: Bom Lider
PS: Para ler todo o artigo, favor clicar no título

OPS. 100.000 Visitas




Amanhã, dia 11, no período da tarde, estaremos para além da fronteira das 100.000 visitas. O que nasceu como um simples diário para registar fotos e lembranças começou a nadar, a nadar e nadou e continua a nadar. Verdade verdadeira é que nem sempre as ondas estiveram ao gosto mas, a despeito de ventos contrários, continuamos a nadar. E o prazer de continuar a nadar é cada vez maior. Este prazer nos é passado pelas inúmeras pessoas que a cada dia fazem chegar à nossa caixa a recomendação de nos mantermos sempre na crista.
Amanhã saltamos juntos para 3 dígitos. 100.000 Visitas! Avé!!!

CUIDADO



Conta-se que três homens ficaram presos numa caverna devido a uma avalanche de neve. Teriam que esperar até o amanhecer para receber socorro. Cada um deles trazia um pouco de lenha e havia uma pequena fogueira, ao redor da qual, se aqueciam. Se o fogo apagasse, eles sabiam que todos morreriam de frio antes que o dia amanhecesse.Chegou a hora de cada um colocar sua lenha na fogueira, era a única maneira de sobreviver. O primeiro homem era um rico, avarento. Olhou para seus companheiros e pensou: eu dar minha lenha para aquecer esses preguiçosos, esta lenha para mim tem muito valor e pode gerar lucros. E pensando assim, não colocou sua lenha. O segundo era homem da montanha e conhecia mais que aos outros os caminhos, os perigos e os segredos da neve. Na hora de colocar a sua lenha pensou: essa nevasca pode durar vários dias e eu vou guardar minha lenha, pois posso precisar dela. E pensando assim, também não colocou sua lenha. O terceiro homem era um trabalhador, tinha as mãos calejadas, sinal da sua vida dura de trabalho. E na hora de colocar a sua lenha pensou: esta lenha é minha, custou o meu trabalho e não darei a ninguém nem sequer um graveto dela.

Guiados por esses pensamentos, os três homens permaneceram imóveis diante da última brasa da fogueira que se apagou. No dia seguinte, quando o socorro chegou os três estavam mortos e congelados. Cada um com o feixe de lenha nas mãos. O chefe da equipe de resgate diante do fato comentou: O frio que os matou não foi o frio da neve, mas o frio dos seus corações.

Caro leitor, por acaso você já se deu conta que muitos em virtude do egoísmo que lhes consome a alma vivem uma vida pobre e mesquinha? Infelizmente não são poucos que em detrimento de seus objetivos pessoais experimentam uma existência ensimesmada e egoísta, desconhecendo, que o segredo para uma jornada vitoriosa é compartilhar aquilo que tem. E você? Como tem se portado diante das avalanches do cotidiano?

Pois é, pense nisso com todo carinho, até porque, o final da SUA história você decide!

Fonte: Blog de Renato Vargens

A Figueira está de volta

Respondendo aos insistentes pedidos de antigos leitores do Epistolaonline, eis que anuncio o seu regresso. Na estrada, para a gloria de Deus.