Friday, February 6, 2009

Meditação Diária


NÃO TERCEIRIZE SEU FILHO

"Eduque a criança no caminho em que deve andar, e até o fim da vida não se desviará dele" (Pv 22:6). Uma das novas palavras advindas com a globalização é "Terceirização". A idéia é "passar para outro fazer". O termo é bem conhecido nas transações comerciais. Outrora, a indústria da moda tinha sua marca definida. Significava bom gosto. Dizia-se: "Esse é um Pierre Cardin" – e dava a entender que tudo saía do gosto mágico do grande estilista francês. Hoje, você examina uma roupa de griffe e, para espanto, lê: "Made in China" ou "Made in Indonesia"... ou seja: terceirizou! Não terceirize a tarefa de cuidar do seu filho. É a "ordem do dia" as mães terceirizarem seus filhos. Claro, são delas – mas só os vê alguns minutos à noite. Durante o dia os filhos são "terceirizados" pela babá, para o hotelzinho, para a Xuxa, sei lá para quem mais! É seu o privilégio único de tê-lo nos braços. Não terceirize a formação do caráter do seu filho. Esta tarefa não foi dada à escola e nem à Igreja. O tempo que é gasto na escola e na Igreja é muito pequeno em relação ao que se gasta em casa e na rua. Outro detalhe importante é que, na Igreja e na escola, a educação é mais formal. É grupal. Temos pouco espaço para um encontro face a face. É no lar onde acontece a verdadeira formação do caráter. A igreja e a escola apenas a reforçam. Não terceirize a participação nas decisões que seu filho precisa tomar. Esteja perto dele. Viva cada momento com o seu filho para que, chegando a hora em que ele tiver que tomar decisões, você seja participante das decisões mais importantes da vida dele. A decisão de seguir a Jesus, sua vida profissional, a primeira namorada, dentre outras importantes escolhas da vida. Não terceirize o privilégio de estabelecer limites ao seu filho. Se não participar deste momento do estabelecimento de limites, seu filho vai crescer desorientado. Ele vai aprender a sempre ouvir um "SIM", e o "NÃO" será sempre rejeitado.

PENSAMENTO

Ensine ao seu filho que a vida é feita de limites.

ORAÇÃO

Pai, obrigado pelos limites estabelecidos em Tua Palavra que me ajudam a entender Teu precioso amor por mim. Em Jesus, amém.

LEITURA

Hebreus 2 – Gênesis 46:28–47:31 – Salmos 37

Pstr. Aguiar Valvassoura no seu Livro "Balsamo e Mel"

No comments:

A Figueira está de volta

Respondendo aos insistentes pedidos de antigos leitores do Epistolaonline, eis que anuncio o seu regresso. Na estrada, para a gloria de Deus.