Tuesday, February 24, 2009

Preciosas Dicas para a Construção de um Casamento Feliz e Próspero


Não quero ser simplista e nem tampouco fornecer qualquer tipo de receita mágica a aqueles me lêem. No entanto, acredito que o sucesso familiar se deve em parte a observância de princípios, que se aplicados em nossa cotidianidade, contribuirão significativamente para a construção de uma família próspera e Feliz.
1) Aprenda a lidar com as suas diferenças entendendo que ambos (marido e mulher) são dotados tanto de virtudes, bem como de valores admiráveis, como também de falhas e limitações. Lembre-se: Casamento é mais do que encontrar a pessoa certa é ser a pessoa certa.
2) Cultive diariamente no jardim do seu lar o carinho e o respeito.
3) Confie no Senhor em todas as circunstâncias independente delas serem positivas ou negativas. 4) Diante das crises ou conflitos nunca hesitem em convidar um construtor de pontes.

O CONSTRUTOR DE PONTES.

"Certa vez, dois irmãos que moravam em fazendas vizinhas, separadas apenas por um riacho, entraram em conflito. Foi a primeira grande desavença em toda uma vida trabalhando lado a lado, repartindo as ferramentas e cuidando um do outro. Durante anos percorreram uma estreita, porém comprida estrada que corria ao longo do rio para, ao final de cada dia, poderem atravessá-lo e desfrutarem um da companhia do outro.
Apesar do cansaço, faziam-no com prazer, pois se amavam. Mas agora tudo havia mudado. O que começara com um pequeno mal entendido finalmente explodiu numa troca de palavras ríspidas, seguidas por semanas de total silêncio. Numa manhã o irmão mais velho ouviu baterem à sua porta. Ao abri-la, notou um homem com uma caixa de ferramentas de carpinteiro em sua mão. "Estou procurando por trabalho" ·- disse ele. "Talvez você tenha um pequeno serviço aqui e ali. Posso ajudá-lo?"· Sim!" - disse o fazendeiro - "Claro que tenho trabalho para você. Veja aquela fazenda além do riacho. É de meu vizinho, na realidade, meu irmão mais novo. Brigamos muito e não mais posso suportá-lo. Vê aquela pilha de madeira perto do celeiro? Quero que você me construa uma cerca bem alta ao longo do rio para que eu não mais precise vê-lo.
"Acho que entendo a situação" - disse o carpinteiro - "Mostre-me onde estão a pá e os pregos que certamente farei um trabalho que lhe deixará satisfeito".Como precisava ir a cidade, o irmão mais velho ajudou o carpinteiro a encontrar o material e partiu.
O homem trabalhou arduamente durante todo aquele dia medindo, cortando e pregando. Já anoitecia quando terminou sua obra, ao mesmo tempo que o fazendeiro retornava. Porém, seus olhos não podiam acreditar no que viam. Não havia qualquer cerca! Em seu lugar estava uma ponte que ligava um lado do riacho ao outro. Era realmente um belo trabalho, mas, enfurecido, exclamou: "você é muito insolente em construir esta ponte após tudo que lhe contei!!!" No entanto, as surpresas não haviam terminado. Ao erguer seus olhos para a ponte mais uma vez, viu seu irmão aproximando-se da outra margem, correndo com seus braços abertos. Cada um dos irmãos permaneceu imóvel de seu lado do rio, quando, num só impulso, correram um na direção do outro, abraçando-se e chorando no meio da ponte.
Emocionados, viram o carpinteiro arrumando suas ferramentas e partindo. "Não, espere!"
- disse o mais velho - "Fique conosco mais alguns dias. Tenho muitos outros projetos para você" ·E o carpinteiro respondeu: "Adoraria ficar, mas tenho muitas outras pontes para construir". Jesus é este carpinteiro! Diante das crises e dilemas construam pontes em vez de cercas. "

5) Verbalize o amor através de palavras e gestos. Existe algumas maneiras de dizer te amo para seu cônjuge:
a) Falando: Simplesmente dizer: "Eu te amo".
b) Ouvindo.
c) Servindo: prestar algum tipo de serviço, fazer algo especial para comunicar seu amor. Limpar o carro da esposa, consertar a torneira que está pingando, lavar a louça para ela, fazer o serviço de banco para o esposo, levar o carro dele na oficina, datilografar o trabalho do filho, arrumar o armário do filho (quando isto já não for obrigação sua). Toda a vez que você faz por uma pessoa algo que ela não espera, você diz "eu te amo".
d) presenteando: - dar um presente parece um gesto simples, mas pode representar muito para a pessoa que o recebe. Dar um presente de improviso (porque hoje é "dia de você") comunica que "estive pensado em você". Não precisa ser nada caro, pode ser até fazer o bolo favorito do esposo ou do filho.
e) Esteja disposto a sacrificar-se pelo seu cônjuge.

Pense nisso!
Renato Vargens
Fonte: Bolg de Renato Vargens

No comments:

A Figueira está de volta

Respondendo aos insistentes pedidos de antigos leitores do Epistolaonline, eis que anuncio o seu regresso. Na estrada, para a gloria de Deus.