Wednesday, September 3, 2008

Coincidências entre pastores

Coincidências são sempre coincidências mas existem algumas que dão para pensar. É o caso de dois pastores a ministrar em Cabo Verde. Estes dois casaram na mesma casa com duas irmãs (Ana e Eunice); os seus filhos são todos rapazes (O Fernando buscou uma menina e não conseguiu, o Braz ainda não desistiu); têm a mesma paixão clubista (Benfica); gostam de doce de goiaba; gostam de coleccionar chaves-de-fenda; os dois andam sempre com corta-unha no bolso; detestam o ruído do mosquito; ambos enjoam quando viajam de barco; não comem sapatinha; não sabem nadar; Falam um com o outro, todos os dias, por telefone ou telemóvel; não gostam das suas alcunhas (Tudinha e Pio); não apreciam leite fresco de cabra e têm a mesma inclinação política. Mas coincidência maior está relacionada com os nomes de cada um deles. Estamos a referir aos Reverendos Fernando Carvalho e Braz Cardoso, respectivamente.
Entre os quase 50 pastores em actividade no distrito, estes dois estão nos dois extremos. Vejamos: Enquanto o pastor Fernando é o nome mais longo de todos os pastores e com maior número de letras, com o total de 36 (Fernando Jorge da Cruz Barreto de Carvalho), o pastor Braz é o nome mais curto de todos os pastores e com menos letras, apenas 11 (Braz Cardoso). Apesar do Fernando ter 25 letras a mais, o último apelido dos dois, ainda que diferente, começa e termina com a mesma letra (começa com a letra “C” e termina com a letra “O”, Carvalho e Cardoso), tem três sílabas sendo a primeira “Car” coincidente.
Em tudo isto, vale ressaltar que a maior coincidência entre os dois, é que, ambos foram escolhidos por Deus para serem servos, e, graças a Deus estão sendo cada dia. São respeitados e amados pela Igreja do Nazareno.
Com tantos adjectivos e coincidências, que mais poderá querer um homem.
Entre todos os pastores, o apelido LOPES é o que mais abunda, sendo 9 o número de pastores portadores deste apelido (Cleonice, Fernando Sousa, Gastão, Licínio, Osvaldo, Saidy, Silas, Socorro e Zelinda).
Luís Monteiro e Renato, sem serem irmãos de sangue, têm os mesmos apelidos (Gomes Monteiro). Há 7 pastores cujo nome de cada um deles começa e termina com a mesma letra (Adérito Ferreira, Armando Nogueira, Austolino Medina, Saidy Lopes, Silas Lopes, Samuel Santos e Socorro Fontes).
Não é necessário que todos tenhamos tantas coincidências, mas apenas uma é requerível – O AMOR.
Somos todos iguais e todos diferentes. Amem!

No comments:

A Figueira está de volta

Respondendo aos insistentes pedidos de antigos leitores do Epistolaonline, eis que anuncio o seu regresso. Na estrada, para a gloria de Deus.