Thursday, September 25, 2008

Informática e liderança pastoral

"Em artigo anterior havia comentado sobre a Exigência da sensatez na liderança eclesiástica com ênfase no uso da informática pelos líderes para uma prática pastoral e administrativa mais eficaz. Agora, quero dar duas diretrizes de como tais líderes podem conduzir seu banco de informações a ponto de torná-lo eficiente e, ao mesmo tempo, o fundamento prático para ações ministeriais em sua comunidade.
Antes de determinar quais informações são necessárias para serem armazenadas, convém orientá-los acerca de três mentalidades (acho que são práticas) decorrentes do conceito bíblico de ministério nas comunidades. Tais mentalidades são derivadas de duas palavras gregas para dom, charis e dōrea. A primeira mentalidade tem o significado de presente, dádiva. Trata-se de uma “graça” dada pelo Espírito Santo para que o cristão desempenhe uma função específica. É nesse aspecto que o presente espiritual caracteriza a missão do cristão. Nenhum dom é dado sem visão, missão, ação, alvos e estratégia (planejamento estratégico) claramente definidos por Deus. Dom é presente no sentido de que o cristão é equipado para a ação missiológica."

PS: Leia mais clicando no título

No comments:

A Figueira está de volta

Respondendo aos insistentes pedidos de antigos leitores do Epistolaonline, eis que anuncio o seu regresso. Na estrada, para a gloria de Deus.