Thursday, October 18, 2007

Chineses podem enfrentar falta de noivas, diz governo


A China terá cerca de 30 milhões a mais de homens em idade de casar do que mulheres em 2020, tornando difícil para eles encontrar esposas, segundo um relatório governamental.
A desproporção entre os gêneros poderia levar a instabilidade social, segundo adverte o documento da Comissão Governamental de População e Planejamento Familiar.
De acordo com o relatório, 118 meninos nasceram em 2005 para cada 100 meninas no país.
Uma preferência tradicional por meninos, num país que adota a política de apenas um filho por casal, é a raiz do problema, segundo o documento.
Acredita-se que abortos de fetos do sexo feminino sejam disseminados, já que os casais, particularmente nas áreas rurais, esperam que um filho homem cuide dos pais quando eles estiverem velhos.
“Instabilidade social”
Segundo o documento, a proporção entre o nascimento de meninos e meninas aumentou em relação a 2000, quando estava em 110 para 100.
Mas em algumas áreas do sul da China, como Guangdong e Hainan, essa proporção chegaria a 130 meninos para 100 meninas em 2005.
Nacionalmente, isso significa que até 2020 haverá 30 milhões a mais de homens adultos do que mulheres, tornando difícil para muitos encontrarem mulheres para casar, particularmente para aqueles com baixa renda ou baixo nível educacional.
“As crescentes dificuldades que os homens enfrentam para encontrar noivas pode levar à instabilidade social”, diz o relatório. “Precisamos desenvolver um ‘movimento para apoiar as meninas’ e conter efetivamente a tendência a um desbalanceamento entre os gêneros ainda maior.”
O relatório diz ainda que a atual população chinesa, de 1,3 bilhão, deve crescer em 200 milhões até 2033.
E o número de pessoas com 60 anos ou mais deve saltar dos atuais 143 milhões para 430 milhões em 2040, ou 40% da população.
O relatório conclui dizendo que o país precisa melhorar seu sistema de seguridade social e de aposentadoria, além de suas políticas de planejamento familiar e seus serviços de educação e saúde.

No comments:

A Figueira está de volta

Respondendo aos insistentes pedidos de antigos leitores do Epistolaonline, eis que anuncio o seu regresso. Na estrada, para a gloria de Deus.