Tuesday, October 9, 2007

Nhánhá Faz 102 anos hoje


Maria da Veiga Amado, simplesmente conhecida por Nhánhá, é aniversariante hoje. Foi em 1905, num dia como este, 9 de Outubro, que nascia no sítio de Tongon, a nossa conhecida Nhánhá. O pai dela, sr Pedro Amado, conhecido como Nho Pedro Lulia morava em Tongon, juntamente com sua mãe. Diziam alguns que ela era a filha preferida do pai.
Nhánhá é mãe de 6 filhos, tem muitos netos, bisnetos e trinetos.
Ela está lúcida, não falta a nenhum culto, gosta do seu bom perfume e ainda lava a loiça, e, se Zita (filha) deixar, é capaz de ainda fazer uma djagacidinha.
Ela não despensa a sua ginástica matinal e, talvez, esteja ali o segredo da sua longevidade. Ela gosta de jogar cartas e tem hábito de dizer a brincar que já deu tantos “noves” que se um desses barcos modernos quisesse levá-los para Praia, teria que fazer algumas voltas.
Em 2005 comemorou o centenário e houve festa rija. Todos os filhos estiveram presentes, fora os convidados que encheram a rua de Nho Tchalinin.
Hoje também há festa. Não podia ser deferente. Há o bolo de aniversário com 102 velinhas para Nhánhá apagar. Alguém nos prometeu as fotos da festa. Quando chegarem serão todas publicadas porque Nhánhá merece.
Para quem quiser dar parabéns à Nhánhá, eis o telefone dela: 2811258
Nhánhá de nho Pedro Lulia, é nhá qué nhá!

No comments:

A Figueira está de volta

Respondendo aos insistentes pedidos de antigos leitores do Epistolaonline, eis que anuncio o seu regresso. Na estrada, para a gloria de Deus.