Tuesday, October 30, 2007

A Igreja do Nazareno em Almada fazendo história


A Igreja do Nazareno cresceu em meio a focos de avivamento, nos Estados Unidos, na segunda metade do século XIX. O anseio por uma vida incorrupta tomou o coração de inúmeros crentes, principalmente Metodistas, mas também de outras denominações. Retiros especiais em áreas rurais, o trabalho missionário arrojado, e, especialmente os encontros de oração e quebrantamento foram evidências inquestionáveis de um extraordinário despertamento. Eventualmente, as fronteiras denominacionais foram transpostas. Isso resultou na formação de algumas igrejas independentes, cuja caracterização básica era o apego à santidade ética e comportamental. Os membros dessas comunidades haviam chegado de várias denominações: Metodistas, Baptistas, Presbiterianos, e outros. Buscavam santidade, buscavam o Espírito Santo. O fundamento da Igreja do Nazareno foi edificado por meio da união de várias igrejas. Essas colisões ocorreram, periodicamente, desde 1890. Em 1908, o ano chave no processo de união, alguns adicionamentos vitais aceleraram o processo, que culminou na fundação oficial da Igreja. A Igreja do Nazareno tem se expandido mundialmente, devido a programas missionários vigorosos. Isto a transformou em uma Igreja de visão global, que ministra em mais de cento e sessenta países.
A Igreja do Nazareno de Almada tem papel importante nesse contexto. Há 34 anos atrás, a Igreja do Nazareno Internacional vislumbrou as possibilidades de chegar e crescer em Portugal. Passados vinte e sete anos desde a sua fundação, a Igreja de Almada é uma referência para os nazarenos em algumas áreas do mundo. Em Portugal, actualmente opera em nos distritos de Algarve (cidade de Portimão), Sesimbra (Quinta do Conde) na implementação de missões e pontos de pregação, visando novas igrejas. Tem criado parceria com o trabalho nazareno na África nomeadamente em Cabo Verde e Angola. Ora regularmente pelo seu afilhado Rev. Eugénio Duarte, Director Regional da Igreja do Nazareno em África. Planeia apoiar o trabalho missionário em São Tomé e Príncipe a partir do ano 2008. Encontra-se envolvida com o trabalho missionário na América do Sul através do ministério do Rev. Fernando & Liliana Almeida.
Domingo, dia 28 de Outubro celebrou o seu 27º. Aniversário perante uma assistência aproximada de 200 pessoas. Pela primeira vez após a reforma e ampliação, o santuário ficou completamente cheio de irmãos nazarenos e seus convidados. Os cânticos de louvor e adoração dirigidos pela banda nazarena de Almada, mímicas, coreografias, músicas especiais e uma dinâmica pregação do Evangelho conduziram a congregação a uma oração colectiva de pedido de perdão a Deus que certamente produziu conversão em muitos. Após o culto “ceamos juntos”. No lauto jantar orientado pelos os ministérios de Evangelismo de Compaixão, Recreação & Convívios, saboreamos boa canja portuguesa, boa cachupa angolana, bom arroz de pato ao forno adornado com fatias de toucinho defumado, doces e salgados.
Também fazemos história, uma história que certamente glorifica o nome do Senhor e Dono de Sua Igreja em Almada.

No comments:

A Figueira está de volta

Respondendo aos insistentes pedidos de antigos leitores do Epistolaonline, eis que anuncio o seu regresso. Na estrada, para a gloria de Deus.