Monday, October 22, 2007

Deitado sobre tábuas de conveses


Aqui em cabo Verde era vulgar ver servos de Deus deitados sobre tábuas de conveses mal cheirosos, enjoados durante dias e noites, sujos com a imundície dos conveses, transpirando por todos os poros, com aspectos de doentes e muitas vezes de autênticos náufragos.
Outras vezes calcorreando caminhos com acordeão às costas, a cabeça resguardada por um capacete branco, um livro debaixo dos braços, outras vezes sobre um cavalo, mula ou burro a caminho de um lugar qualquer. Uma vez um dos nossos chegou à Praia para tratamento porque o seu físico se ressentiu das cansadas jornadas. Uma das nossas irmãs desmaiou pelo caminho. Que o digam os irmãos que viveram esse tempo. Estão presentes alguns deles. Os tempos melhoraram e nós, sob alguns aspectos, estamos beneficiando dessas melhorias, mas, de modo nenhum devemos condicionar o nosso trabalho aos meios existentes quando nos são impossíveis de alcançar.
Esta é a Missão do pastor.
De passagem por uma ilha cheguei à casa do pastor e fui recebido pela esposa. Ele não estava. À noitinha chegou ele com um acordeão às costas, acompanhado de três jovens que estiveram com ele nas andanças daquela tarde. Este é um dos novos.

Rev Francisco Xavier Ferreira
(In 23ª assembleia distrital de 10 a 15 de Agosto/1976 - Mindelo

No comments:

A Figueira está de volta

Respondendo aos insistentes pedidos de antigos leitores do Epistolaonline, eis que anuncio o seu regresso. Na estrada, para a gloria de Deus.