Monday, October 15, 2007

Seminário Nazareno é a chave


Os primeiros discípulos tiveram três anos de preparação. Durante este tempo Cristo ganhou entre eles o título de MESTRE. Eles eram discípulos, palavra que quer dizer “quem recebe instrução de outrem”. A relação entre o Mestre e os seus discípulos era perfeita, e o curso serviu-lhes de base sólida para um ministério útil, durante o qual a igreja se desenvolveu e se estabeleceu como força mais dinâmica do mundo inteiro. A experiência transformadora de salvação era o primeiro requisito na vida de cada um deles. Todos ouviram a chamada, “vinde a mim…”, deixaram tudo e seguiram a Jesus. Esta chamada e a resposta a ela não substituíram a preparação da mente e do espírito, mas sim abriram-lhe a porta de entrada.
Ainda hoje reconhecemos a necessidade desta preparação. O Seminário Nazareno aqui em Cabo Verde dedica-se à tarefa de oferecer aos jovens, que ouviram e responderam à chamada divina, uma preparação adequada para um ministério frutífero.
No ano passado recebia chave do seminário e comecei a pensar que este em si é uma chave. É, de facto, uma chave que serve para abrir mais que uma porta.
Abre a porta do desenvolvimento da vida devocional.
Há uma ênfase constante sobre a importância da vida devocional do pastor. No ano passado recebi uma carta de um dos seminaristas, dizendo que punha prática os conselhos e dedicava a manhã *a oração e +a leitura da Bíblia. Disse ele que cresceu muito na graça durante esse período. Os seminaristas estão sempre presentes nas reuniões de oração, e todas as segundas feiras são os últimos a deixar a igreja no fim de cada corrente de oração. Também o seu estudo da Bíblia os ajuda a aproveitar melhor a leitura devocional, pois os esclarecimentos recebidos nas aulas dão um novo conhecimento do conteúdo do Livro dos livros.
O Seminário é também uma chave para o serviço cristão.
Tanto na igreja do Mindelo como nos arredores da cidade a colaboração dos seminaristas tem sido notável. Durante o ano findo um seminarista serviu de presidente de juventude, e outro, de superintendente da escola dominical. Todos são professores da escola dominical e tomam parte activa em todos os departamentos da igreja. A igreja tem mostrado a sua apreciação pelo trabalho que fazem. Nas capelas dos arredores muitas pessoas ouviram primeira vez a mensagem do evangelho dada por um seminarista Algumas pessoas convertidas nesses cultos uniram-se à igreja do Mindelo – fruto do ministério destes servos fiéis. As horas passadas em visitas pastorais, no trabalho da Editora, nas reuniões da junta da igreja e nas varias direcções e comissões da mesma constituem um serviço valioso que ajuda tanto a igreja do Mindelo como a própria formação do carácter dos futuros pastores.
O Seminário é também a chave do desenvolvimento intelectual dos jovens pregadores.
O nível de instrução geral vai crescendo cada dia, aceleradamente, e a igreja não pode ficar atrás. Por outro lado, a urgência dos nossos dias exige que passemos o mínimo de tempo na preparação dos pastores. Achamos que o curso do nosso seminário é o mínimo absoluto, mas cremos que dá uma preparação básica suficiente para um ministério feliz. Que é que estudaram este ano? Português, Inglês, Evangelhos, Profetas, Historia da Igreja, Psicologia do Adolescente, Oratória do púlpito, Literatura de santidade, Missões, Homiletica, Epistolas gerais, Epistolas paulinas e Musica. – um horário cheio – um esforço intelectual – um desenvolvimento saudável.
Este ano tivemos dois novos professores – ambos bem qualificados para a posição que aceitaram entre nós. O Rev Jorge de Barros lecionou nas aulas de Missões, Homiletica, Literatura de santidade, Psicologia do adolescente e Oratória do púlpito. O pastor António Barbosa foi o professor de português. A qualidade da instrução ministrada por estes dois professores foi excelente e a presença deles tornou possível a continuação do curso completo durante a ausência do director, Rev Wood.
Temos sofrido a perda, supomos temporário, do excelente aluno Armando de Sá Nogueira, e pedimos oração especial de todos a favor do mesmo. O cuidado prestado pelos seus colegas, durante a doença, foi todo louvável e mostra o carácter esterlino deles.
Quero agradecer a colaboração e o apoio, do sr. Wood, cuja experiência na direcção do Seminário tem sido muitas vezes aproveitadas durante o ano. Também agradeço todos os professores e a governanta D. Idalina Barreto.

Respeitosamente,
Roy M. Henck

"In relatório à assembleia distrital 1967"

No comments:

A Figueira está de volta

Respondendo aos insistentes pedidos de antigos leitores do Epistolaonline, eis que anuncio o seu regresso. Na estrada, para a gloria de Deus.