Friday, October 12, 2007

COLUNA DO PR. LINO MAGNO


VONTADE DE DEUS.

Todos nós já perguntamos, uma vez ou outra, o que significa a vontade de Deus de um modo geral ou particular. Já ouvimos várias explicações doutrinárias, teológica e bíblica sobre o assunto, porém, nem sempre fomos convencidos da forma como gostaríamos. Eu vivi na minha fase inicial de vida cristã com este dilema. Deus me chamou para o ministério quando tinha 18 anos, não soube de imediato qual seria a vontade dele para minha vida. Em relação ao ministério, procurei vários pastores para me orientar sobre o assunto. Neste caso em concreto, o que me ajudou bastante foi a oração e a capacidade de tomar a decisão e deixar que Deus fizesse o resto.

A VONTADE DE DEUS NEM SEMPRE É UM DECRETO FIXO. Até agora, o termo mais comum no novo testamento grego para a vontade de Deus é theléma.Ele é usado para aquilo que Deus quer ou deseja emocionalmente. Vem do verbo theló, que “geralmente expressa desejo ou desígnio” Rom. 1:10; 2 Cor. 8:5; Ef 1.5,9.F.F.Bruce comentando sobre o assunto disse:

A VONTADE DE DEUS PODE SER DESOBEDECIDA, MAS SEU PROPÓSITO NÃO PODE SER FRUSTRADO. Você pode não obedecer a Deus em alguma área da sua vida, mas seu propósito para ti não será de maneira alguma frustrado. Isso aconteceu com o profeta Jonas. Ele fará de tudo para que seu propósito se cumpra em sua vida. Paulo orou para que os seus convertidos transbordassem do conhecimento da vontade de Deus (Cl. 1:9).W.E. Vine comenta: ‘A vontade de Deus, como mencionado aqui, não significa os conselhos de Deus sobre a salvação, nem seus conselhos como se tornaram conhecidos a nós através de Cristo, mas a sua vontade para conduzirmos a nossa vida, a fim de vivermos de modo digno do Senhor. Epafras orou para que os colossenses se conservassem “perfeitos e plenamente convictos em toda a vontade de Deus” ( Cl. 4:12). Vine comenta sobre isto:” O significado aqui não é a vontade de Deus como um todo, mas cada detalhe dela. ”Vamos examinar a vontade de Deus de dois modos. Andrew Murray divide a vontade soberana de Deus entre a vontade da aprovação e a vontade da permissão.Vontade da aprovação de Deus. Isto inclui tudo o que Deus faz através do seu plano, e escolha.Ele faz porque quer, ele tem toda a liberdade e autoridade para agir.Vontade permissiva de Deus. Tudo o que acontece em nosso mundo é obviamente mediante a permissão de Deus. Se Ele não interferir para evitar, é porque permitiu. Isto não torna Deus, porém, a causa responsável por tudo o que acontece. É uma calúnia contra Deus dizer que Ele provoca acidentes, inflige sofrimento, e manda a guerra.

Termino deixando um conselho a ti meu caro leitor. Busque constantemente ao Senhor, procure ler a bíblia sempre, esteja sempre aberto a ser conduzido a águas tranqüilas como disse Davi no salmo 23. É o Senhor que te pega pela mão e te conduz. Quando isso acontecer sua vontade para tua vida se torna mais evidente e mais eficaz em todos os sentidos.

Que Deus te abençoe!


Irmãos, Lino e Cida Magno

No comments:

A Figueira está de volta

Respondendo aos insistentes pedidos de antigos leitores do Epistolaonline, eis que anuncio o seu regresso. Na estrada, para a gloria de Deus.