Monday, October 29, 2007

Reforma Protestante



Comemora-se mais um aniversário da reforma protagonizada por Martinho Lutero, depois de amanha, 31 de Outubro.
Não há como escamotear uma data histórica. Ela é tão histórica que, apesar de muitas vontades terem querido apagá-la, continua a bordejar e o seu propósito a se cumprir todos os dias.
Os amantes das efemérides esquecem de Martinho Lutero, da Reforma Protestante e buscam acontecimentos ocos para tentarem preencher a data. A comunicação social romanizada, para além de ignorar a data, tenta anestesiar as nossas mentes falando-nos de estrelas, do dia seguinte, do depois do dia seguinte, enfim. Menos a verdade.
A Reforma é também uma verdade histórica. Ela conseguiu pôr a nu, praticas satânicas orquestradas pelos senhores da época. Mostrou a verdade, tal qual ela é. Colocou a Bíblia nas mãos do povo. Nasceu assim o movimento evangélico que depois “incendiou” o mundo através de homens como João Wesley, fundador do movimento metodista.
O pontapé de saída foi dado em 31 de Outubro de 1531 por Martinho Lutero quando se ouviu marteladas à porta da Igreja de Wittenberg, na Alemanha. Era o dia do povo conhecer as 95 teses reformistas.
Essas marteladas ainda ecoam mesmo que a nossa televisão prefira falar somente do dia de todos os santos. Mesmo assim. O ideal evangélico é imparável pois não há como mudar o slogan “ O Justo viverá da fé”.
Por tudo isto, 31 de Outubro é digno de ser lembrado.

No comments:

A Figueira está de volta

Respondendo aos insistentes pedidos de antigos leitores do Epistolaonline, eis que anuncio o seu regresso. Na estrada, para a gloria de Deus.